Página Inicial  > Como escolher um conselho de gestão
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Como escolher um conselho de gestão

Adapted from content excerpted from the American Express® OPEN Small Business Network


Para organizar a sua empresa como empresa, legalmente, é necessário formar um conselho de gestão. Mesmo que a sua gestão (por exemplo, o Director executivo e o presidente) supervisione as tomadas de decisões quotidianas, o conselho de gestão é responsável pela gestão geral da empresa.

Apesar de o tamanho do conselho de gestão variar de acordo com o estado, o número de gestores não pode exceder o número de accionistas da empresa e, em muitos estados, deve ter pelo menos três directores. O Director executivo e o presidente de uma pequena empresa são responsáveis perante o conselho de gestão, que pode, nalguns casos, votar em afastá-los da empresa ou anular suas decisões. Entretanto, em muitos casos, o presidente ou o director executivo é dono da maior parte das acções da empresa, limitando o poder do conselho de gestão de anular suas decisões.

Grandes empresas públicas pagam pela associação dos seus gestores, porém, é mais provável que, nas pequenas empresas, os gestores tenham participações nos lucros ou apenas ganhem um almoço ou um jantar de cortesia quando o conselho se reúne.

Ao criar um conselho de gestão, decida entre conselho de gestão "interno" ou "externo". Um conselho de gestão interno é composto por amigos, parentes e pessoas de confiança, representando a primeira composição de grande parte de pequenas empresas. Um conselho de gestão externo é composto de pessoas recrutadas com base nas suas competências, já que são necessárias para o crescimento da empresa. Se a empresa tiver uma aquisição em vista ou estiver considerando uma IPO (Initial Public Offering, Oferta pública inicial), procure por um novo talento fora do conselho de gestão.

Se a empresa não estiver legalmente constituída, forme um conselho de gestão. Uma comissão consultiva é mais informal do que um conselho de gestão, pois geralmente não faz reuniões regulares e, mesmo nas grandes empresas, os seus membros não são pagos pelos serviços prestados. A comissão consultiva geralmente não tem poder para expulsar o director executivo, sendo criada, principalmente, para dar conselhos administrativos à empresa.

 

Dicas sobre como formar um conselho de gestão

Crie um conselho de gestão que complemente a gestão existente
Procure pessoas que tragam novas áreas de especialização à empresa. Por exemplo, se tiver uma pequena empresa de tecnologia, sem nenhuma experiência de mercado, procure gestores que possam oferecer a experiência de mercado necessária.

Represente através de um gráfico
Crie um gráfico para determinar os talentos necessários no desenvolvimento da empresa. Enumere as competências de gestão e, em seguida, faça uma lista das competências que deve adquirir e das pessoas que possuem estas competências.

Use um caça-talentos
Algumas empresas de recrutamento de executivos são especializadas no recrutamento de directores e gestão de profissionais/executivos. Mediante pagamento, eles identificam os candidatos ao cargo de director para a sua empresa. Se escolher esta opção, lembre-se de que as empresas de selecção de profissionais devem conhecê-lo, a sua empresa e os talentos que pretende integrar na sua empresa, para que o recrutamento seja satisfatório.

Use a sua rede de colegas e amigos
Um conselho de gestão experiente pode ser formado por antigos colegas de escola, vendedores, fornecedores de serviços e conhecidos. Elabore uma lista contendo candidatos deste campo e analise-a com atenção para escolher o talento que seja mais adequado para a empresa, não apenas a pessoa de quem gosta.

Mantenha o conselho de gestão num tamanho passível de ser gerido
Quanto menor for o seu conselho de gestão, maior é a probabilidade de que trabalhe eficientemente. Diferentemente das grandes empresas, que recrutam membros de alto nível o conselho de gestão, a fim de melhorar a imagem da empresa, o conselho de gestão de uma pequena empresa, normalmente, é funcional. A excepção a esta regra ocorre se a pequena empresa abrir capital e precisar de um conselho de gestão maior para aconselhá-lo durante o processo.

Certifique-se de que o Director executivo contacta os possíveis membros do conselho de gestão
Uma vez definidos os futuros membros do conselho de gestão, o Director executivo deve entrar em contacto com eles. Se for o Director executivo, explique quem é, forneça detalhes sobre a empresa, o motivo do o nome dessa pessoa ter se destacado e afirme que gostaria de marcar uma reunião para conversar sobre a sua possível participação no conselho de gestão.

Procure pessoas que saibam como elevar o capital
Mesmo se a empresa não precisar de elevar o capital agora, é bem provável que, em algum momento, precise. É sempre vantajoso ter gestores que tenham grande conhecimento na área das finanças e que saibam como elevar capital.

Copyright © 1995-2016, American Express Company. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres