Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Concorrência

Adapted from content excerpted from the American Express® OPEN Small Business Network


A secção sobre concorrência indica qual o local mais adequado para os seus produtos e serviços num ambiente competitivo. Apresentar a sua empresa no cenário dos seus concorrentes prova que conhece o seu sector e está preparado para superar algumas das barreiras que impedem o sucesso da sua empresa.

Faça uma breve descrição dos seus principais concorrentes. Se possível, inclua as suas vendas anuais e quotas de mercado. Cada estimativa deve incluir o motivo dessas empresas atenderem ou não às necessidades dos clientes. Então, explique por que acredita que pode conquistar uma parte de seus negócios.

Os pontos fortes e fracos são usados numa série de categorias diferentes. Vendas, qualidade, distribuição, preço, capacidade de produção, imagem e quantidade de produtos/serviços são exemplos de como as empresas se diferenciam. Pergunte-se: Quem é o líder de preços? Quem é o líder de qualidade? Quem possui a maior quota do mercado? Por que determinadas empresas entraram ou saíram recentemente do mercado? Esses factores são fundamentais para uma análise competitiva de mercado.

Dicas

  • Nunca diga "não temos concorrentes". As empresas financeiras não acreditarão em si. Mesmo se os seus produto ou serviços realmente forem inovadores, tem de considerar que outros produtos os seus clientes podem comprar. Lembre-se: o primeiro computador pessoal era o concorrente de calculadoras e máquinas de escrever, a primeira calculadora era a concorrente das réguas de cálculo.
  • Nem sempre os seus concorrentes serão imediatamente evidentes, já que não fornecem, necessariamente, os mesmos produtos e serviços que oferece. Se vender molhos sofisticados, outros mercados de molhos serão seus concorrentes, assim como o mercado de ketchup, mostarda e outros condimentos de alta qualidade. Enumere-os como "concorrentes indirectos".
  • Muitos planos de negócios deixam de fornecer uma visão realista do seu verdadeiro universo competitivo por delimitar muito o campo da concorrência. Pense da forma mais abrangente possível quando desenvolver uma lista de concorrentes, ao classificá-los da mesma forma que um cliente empresarial regular classificaria produtos e serviços semelhantes. Uma floricultura local é concorrente de outras floriculturas, mas também deve competir com serviços de entrega – por exemplo, 800 – FLOWERS e supermercados que vendem flores e plantas.
  • Para determinar uma lista dos pontos fortes e fracos, avalie o porquê dos clientes comprarem nos concorrentes. É o preço? O valor? O serviço? A comodidade? A reputação? Muitas vezes, as qualidades "visíveis" e não as "reais" serão avaliadas .
  • Uma tabela pode ser uma excelente forma de apresentar a sua análise competitiva, ao permitir que os seus concorrentes sejam rapidamente avaliados. As colunas devem conter o nome do concorrente, a quota ou posição de mercado, vendas anuais (se disponível), pontos fortes, pontos fracos e comentários.
  • Descreva os não concorrentes. Os leitores de seu plano podem ter uma imagem imprecisa de quem são os seus concorrentes. Se este for o caso, terá de rebater estes preconceitos ao explicar por que essas empresas não são suas concorrentes. Por exemplo, as pessoas tendem a pensar que uma empresa que contrata redactores técnicos independentes concorrem com empresas de trabalhadores temporários ou empresa de trabalhos de gestão. Talvez convenha para essa empresa enfatizar que não é uma empresa de trabalho de gestão, mas um consultor de redacção.



Perguntas frequentes   Elementos introdutórios   Descrição do negócio O mercado
Desenvolvimento & produção Vendas & marketing Gestão Financeiro

Copyright © 1995-2016, American Express Company. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres