Página Inicial  > Está a Tentar Dar o Nó? Aprendam a Iniciar a Vossa Vida Financeira Juntos
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Está a Tentar Dar o Nó? Aprendam a Iniciar a Vossa Vida Financeira Juntos

Provided by Visa, Content Partner for the SME Toolkit


O casamento é a união de duas vidas separadas, mas também a união de duas histórias e situações financeiras distintas. E, embora o seu passado histórico financeiro continue a fazer parte da vossa vida financeira, também irão administrar uma vida de novas experiências e decisões financeiras em conjunto. A chave do sucesso é estar pronto para lidar com tudo o que vem à tona.

Quem é que vai equilibrar o talão de cheques? Quem vai pagar as contas? Quem vai acompanhar os investimentos?

Não têm necessariamente que dividir tarefas e ter propriedade exclusiva das mesmas. Apenas certifiquem-se que têm algum sistema que permita a realização dessas tarefas. Podem dividi-las em pontos fortes e fracos. Ou escolher aleatoriamente. Não se trata de quem é a melhor pessoa nas questões financeiras. Trata-se de cuidar das vossas responsabilidades comuns em conjunto.

Mudar os Vossos Beneficiários
Examinem cada uma das vossas contas mantidas sob a forma de beneficiários - planos de aposentadoria, IRAs, seguros, etc. - e examine a lista dos beneficiários enumerados em cada conta. Não se esqueça de mudar os beneficiários do seu novo cônjuge, se quer que seja ele ou ela a receber estes fundos quando falecer.

Reveja o Seu Seguro
A sua situação de vida mudou, enquanto a sua cobertura de seguro ficou provavelmente na mesma. O seu cônjuge pode ter algumas apólices de seguro também. Comparem as vossas diferentes apólices de seguro para se certificarem de que não se sobrepõem; isso geralmente representa um desperdício de dinheiro. Combine a cobertura onde puder e poderá poupar algum dinheiro.

Alterações dos Nomes
Se deve mudar o seu nome como resultado do seu casamento, para adoptar quer um apelido completamente novo ou um apelido hifenizado, deverá mudar o seu nome em diversos documentos.

Desenvolver um Orçamento
Esperemos que cada um tenha um orçamento elaborado individualmente. Agora é tempo de actualizar e combinar os orçamentos de modo a reflectir a vossa nova situação de vida partilhada. 

Convenções Pré-nupciais
Alguns pensam que uma convenção pré-nupcial é uma questão de confiança, ou falta da mesma, em alguns casos. Pode ser. Mas também pode ser uma declaração de que ambas as partes concordam com certos termos, quando celebram o seu casamento. Também ajudará ambas as partes a saber o que fazer se o casamento não der certo. Pode não ser o tema mais romântico durante os preparativos do casamento. Mas pode ser um passo importante e deverá pelo menos encarar a possibilidade de elaborar uma convenção pré-nupcial.

Do ponto de vista legal, é uma boa ideia fazer uma convenção pré-nupcial, se:

  • Tem alguma riqueza que gostaria de preservar
  • Tem filhos de um anterior casamento ou relação
  • Possui uma empresa
  • Tem probabilidade de se tornar famoso
  • Espera herdar um determinado montante de dinheiro ou outros activos
  • Tem obrigações financeiras para com a sua família
  • Um dos cônjuges tem um rendimento superior ao outro

Tomem o tempo suficiente a fim de poder pensar sobre a vossa convenção pré-nupcial. Isso fará com que haja mais clareza sobre a situação. Por outro lado, tornará a convenção pré-nupcial mais difícil de desrespeitar.

Convenções Pós-nupciais
Se já estiver casado/a ou o seu casamento está a aproximar-se rapidamente, mas ainda quer algum tipo de acordo financeiro, uma convenção pós-nupcial é uma opção. A convenção pós-nupcial é basicamente semelhante à convenção pré-nupcial. Convenções pós-nupciais são geralmente utilizadas quando um dos cônjuges possui alguma riqueza e quer protegê-la.

Copyright ©2016 Visa Inc. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres