Página Inicial  > Financiamento para a aquisição de equipamento
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Financiamento para a aquisição de equipamento

Adapted from content excerpted from the American Express® OPEN Small Business Network


O financiamento para a aquisição de equipamentos novos – desde os computadores até aos sistemas de telefonia, equipamentos importantes e outros mecanismos necessários para gerir a sua empresa é um assunto muito importante para muitos proprietários de empresas de pequeno porte. Recorrer ao aluguer de equipamentos, em vez de comprar, pode ser uma opção eficaz em termos de custo, particularmente se não tem dinheiro disponível enquanto precisa do equipamento.

Na realidade, convém tomar em consideração o aluguer de equipamentos até mesmo quando se tem o dinheiro para o investimento. Com o aluguer, pode achar que controla o seu fluxo de caixa mais efectivamente, porque dispõe de prestações mensais previsíveis e regulares em vez de um único pagamento de um montante alto. Além disso, o aluguer pode ajudá-lo a evitar linhas de crédito e ajuda-o a usar o dinheiro noutra área do seu negócio.

Para saber mais sobre o aluguer de equipamentos, clique nos tópicos abaixo:

Como funciona o aluguer

Ao contrair um contrato de aluguer , está a assumir os direitos de posse do equipamento do locador. O locador-proprietário possui o equipamento que está a disponibilizar para o seu uso em troca dos pagamentos de rendas efectuados por si. Há vários modos de aquisição de equipamento por aluguer. Os mais comuns são, entre outros, os seguintes:

  • Seleccionar o equipamento e procurar o financiamento por intermédio de um locador. Localiza um sistema de um fornecedor da sua escolha e prepara um acordo de aluguer para isto junto da empresa de aluguer. Nesse caso, normalmente, ainda adquire o serviço e a assistência técnica para o sistema do vendedor, no local de aluguer.
  • Seleccionar o equipamento com um retalhista ou fabricante que oferecem algueres através da sua própria subsidiária. Após o estabelecimento do preço de compra, o seu fornecedor converterá isso num pagamento de aluguer com base nas condições solicitadas.
  • Obter equipamentos directamente de um locador. Se optar por esse caminho, trabalhará com uma empresa de aluguer que calculará o que precisa e o que pode dispor. O aluguer e o equipamento, neste caso, provêm do locador. Se optar por obter o aluguer e o equipamento do locador, convém comprar o equipamento antes de se comprometer com o aluguer. Uma empresa de aluguer não é necessariamente o lugar ideal para obter informações técnicas.

Voltar ao início

Vantagens e desvantagens do aluguer

Aqui estão alguns dos assuntos de que precisa saber ao procurar um aluguer:

  • Propriedade – A desvantagem mais óbvia do aluguer é que quando este chega ao fim, não tem a titularidade do equipamento. Claro que, isto também pode ser uma vantagem, particularmente para equipamentos tais como os computadores onde as suas necessidades tecnológicas podem mudar muito rapidamente.
  • Despesa total – Na maioria das vezes, o aluguer é mais caro do que a compra, já que não precisa de um empréstimo para fazer a compra. Por exemplo, o aluguer de um sistema informático a 3 USMTn 5.000 (a uma taxa normal de USMTn 40/mês por USMTn 1.000) custará um total de USMTn 7.200.
  • Procurar fundos – Normalmente, as operações de aluguer são mais liberais do que os empréstimos. Enquanto um banco pode exigir de 2 a 3 anos de registo de empresa para conceder um empréstimo, muitas empresas de aluguer ou locação avaliam o seu histórico de crédito em prazos mais curtos (normalmente, 6 meses). Esta pode ser uma vantagem significativa para um negócio novo.
  • Fluxo de caixa – Esta é a vantagem básica do aluguer ou locação, pois elimina uma despesa grande e única que pode consumir o seu fluxo de caixa, enquanto disponibiliza fundos para outras necessidades diárias.
  • Impostos – Na maioria das vezes, a locação ou aluguer permite incluir nas suas despesas os custos de equipamento; isso significa que os seus pagamentos das rendas podem ser deduzidos como despesas de empresa. Por outro lado, a compra do bem pode permitir-lhe a dedução de até USMTn 19.000 em equipamentos no ano da compra (como parte de depreciação do primeiro ano); qualquer coisa acima desse valor é depreciado durante vários anos. Com a dedução da despesa do primeiro ano, o"custo real" de um sistema infórmático de USMTn 5.000 pode ser de apenas USMTn 3.400.
  • Necessidades tecnológicas – A tecnologia avança a passos largos. Se comprar um computador ou outros equipamentos de alta tecnologia, é possível que os mesmos se tornem obsoletos em 2 a 3 anos, sem valor de revenda significativa. O aluguer pode permitir-lhe experimentar novas configurações de equipamentos e actualizar o seu sistema regularmente para se manter actualizado tecnologicamente. Por outro lado, se na sua empresa existe a política de " “luz verde”" (onde a tecnologia mais antiga é usada por certos departamentos), comprar pode ser mais eficiente.

Voltar ao início

Condições a serem analisadas num aluguer

Aqui estão alguns dos pontos sobre os quais deveria pensar ao negociar ou avaliar o contrato de alguer ou locação :

  • Duração da locação ou aluguer – Geralmente chamado "prazo" de locação ou aluguer ; normalmente, tem validade de 12 a 36 meses. Quanto mais curto o prazo do seu aluguer , mais altos são os pagamentos. Geralmente, o prazo de aluguer de computadores é de 36 meses, embora haja a possibilidade de optar por um prazo de 24 meses para manter-se a par do ritmo da tecnologia. Geralmente, o custo de 12 meses de aluguer é proibitivamente elevado, e muitos especialistas só recomendam considerar essa opção se houver uma razão urgente.
  • Custo total – Analise todos os custos pelos quais a sua empresa será responsável durante a vigência do contrato de aluguer. Os custos incluem o seu sinal inicial, pagamentos mensais, depósito de segurança, encargos com o seguro, custos de serviços/manutenção etc.
  • Cláusula de rescisão – Permite a rescisão do aluguer, embora tenha que arcar com multas significativas. Desse modo, se decidir fechar a sua empresa, mudar o seu foco, ou não precisar mais de uma parte do equipamento, não será responsável por todo o prazo do aluguer.
  • Cessão – Considere a possibilidade de ceder a locação para outra pessoa. Em caso positivo, avalie os custos inerentes a esta cessão do aluguer.
  • Substituição de equipamento moderno – Se a tecnologia muda rapidamente, deve considerar esta opção. Isto permite-lhe actualizar ou trocar o seu equipamento, para evitar ficar com equipamentos obsoletos.
  • Planos de serviço – Descubra se o seu aluguer oferece um plano de serviço local e, nesse caso, determine a duração. Se tiver apenas 1 ano de serviço local, convém estendê-lo à duração da locação; caso contrário,será o responsável por todos os consertos decorrentes após os primeiros 12 meses. Além disso, certifique-se de que contenha informações sobre quando o serviço será executado (o ideal é no próximo dia útil).

Voltar ao início

Quando não se trata realmente de um aluguer

Leia todas as cláusulas de qualquer contrato de locação que assina. Existe um aluguer que é considerado uma compra, o que significa que não poderá descontá-la dos seus pagamentos mensais. Uma compra de capital acontece quando as condições do seu contrato de aluguer são feitas de tal forma que responda a um dos seguintes critérios:

  • Tem uma "oportunidade de compra" em que pode adquirir a máquina por uma quantia simbólica ao término do aluguer.
  • Está a fazer o aluguer da máquina por 75% da sua vida útil.
  • Os pagamentos totais feitos durante o período do seu aluguerequivalem a mais de 90% do valor de mercado da máquina. Tenha em mente que os pagamentos incluem custos financeiros e impostos sobre vendas e devem ser deduzidos para chegar ao preço real que a sua empresa está a pagar pelo equipamento.

Voltar ao início

Copyright © 1995-2016, American Express Company. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres