Página Inicial  > Austria - Panorama
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Austria - Panorama

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Introdução

Capital:: Viena
Área:: 84 km2
População total:: 8.214
Taxa de crescimento anual:: 0.40%
Densidade:: 100.85/km2
População urbana:: 67%
População de Viena (2.000), Graz (320), Linz (280), Salzburgo (220), Innsbruck (190)
Língua oficial: Alemão (oficial em todo o país), Croata (oficial em Burgenland), Esloveno (oficial em Carinthia) e Hngaro (oficial em Burgenland).
Outras línguas faladas: Turco, Serviço.  
Língua de negócios:

Apesar de o alemão ser a língua nacional oficial, o inglês também usado como língua empresarial, sobretudo quando se lida com empresas estrangeiras.

Origens étnicas:: Austríacos 91,1%, antigos Jugoslavos 4% (inclui Croatas, Eslovenos, Sérvios e Bósnios), Turcos 1,6%, Alemães 0,9%, outros ou no especificados 2,4% (censo de 2001)  
Crenças: Quase 74% da população são Católicos Romanos, seguidos de Protestantes (4,7%), Muçulmanos 4,2%, outros 5,5%.
Indicativos telefónicos:
Para fazer um telefonema de: 00
Para fazer um telefonema para: +43
Sufixo da Internet:: .at
Tipo de governo::
  República federal baseada numa democracia parlamentar.  
Tipo de economia::
  A Áustria um país bem desenvolvido e possui um mercado social, mas uma economia de alto rendimento. Tem  um elevado nível de vida, em que o governo desempenha um papel importante. A economia encontra-se altamente dependente da economia dos países da UE, especialmente da Alemanha.  
  Um país de pequenas e médias empresas; pro-activo na protecção ambiental.  

Panorama Económico

  A implementação de reformas económicas pelos governos sucessivos e um forte crescimento nas exportações tornam a Áustria o destino preferido para o investimento. A economia abrandou entre 2001 e 2003. O país registou um crescimento da taxa do PIB de 1,1% em 2003. Foi o mais longo período de crescimento lento que o país conheceu desde a Segunda Guerra Mundial. A situação económica do país recuperou subsequentemente devido ao rápido desenvolvimento das exportações em resposta ao forte crescimento económico global e em particular ao da Alemanha, o seu principal parceiro comercial. A taxa de crescimento aumentou tanto em 2006 como em 2007, mas diminuiu em 2008. A crise financeira mundial afectou fortemente a Áustria, que fez investimentos significativos nos países da Europa do Leste e Central. De facto, os bancos austríacos investiram 250 mil milhões de euros no Leste, o que equivale a 70% do PIB. A Áustria criou, portanto, um efeito dominó pelo facto de países como a Hungria estarem próximos da falência. Assim, o país conheceu em 2009 a pior recesso da sua história. A situação deve melhorar a partir de 2010.  

Principais Indústrias

  O sector da agricultura contribui com cerca de 2% do PIB e emprega quase 6% da população activa. A pecuária e a viticultura são as principais actividades agrícolas do país. A agricultura orgânica está a desenvolver-se rapidamente. Representa actualmente 10% da produção agrícola. A Áustria beneficia de significativos subsídios da União Europeia conforme estabelecido pela Política Agrícola Comum.  

Os principais sectores industriais são a indústria metalúrgica, electroquímica e engenharia, apesar de a maioria das empresas nestes sectores serem relativamente pequenas numa escala internacional. O país tem poucos recursos minerais como o ferro, chumbo e cobre. O governo começou a liberalizar o sector energético (nomeadamente a electricidade e o gás natural) desde 2003, trilhando assim o caminho para a privatização.

O sector terciário contribui com cerca de 70% do PIB e emprega dois terços da população activa do país. O turismo está bem desenvolvido. Anualmente, quase 17 milhões de turistas visitam a Áustria.

Em 2008, a crise global afectou o sector industrial reduzindo a procura dos produtos industriais que eram essencialmente para os mercados estrangeiros.

Panorama Geral do Comércio Externo

  A economia austríaca altamente dependente do comércio externo, que representa mais de 95% do seu PIB. O comércio com países da União Europeia contabiliza cerca de 70% do comércio total. As exportações austríacas sofreram fortemente com a crise global e o défice do comércio austríaco atingiu o seu nível mais elevado desde o início do 2. milénio nos 1,8 mil milhões de euros em 2008.  

IDE

  Com o país situado na encruzilhada entre a Europa do Leste e do Oeste, o investimento directo estrangeiro sempre foi importante tendo em conta a localização geográfica da Áustria. Em 2007, a Áustria revelou um crescimento significativo dos stocks de IDE. Por outro lado, 2008 pareceu indicar que o crescimento do investimento estrangeiro iria continuar a cair até 2010. A crise global teve um impacto nos investimentos no país, porque os investidores recearam que o envolvimento financeiro da Áustria nos países de Leste pudesse tornar o país vulnerável. Os pontos fortes da Áustria são a sua estabilidade política, a sua localização no centro da Europa e uma mo-de-obra qualificada.  
Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres