Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Indonesia - Comprar e vender

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Atrair a Atenção dos Consumidores

Oportunidades de Marketing

Comportamento do Consumidor: Os consumidores, especialmente aqueles com rendimento médio ou baixo, estão bastante conscientes dos preços e da situação económica. A lealdade para com uma marca e o reconhecimento do seu nome constituem elementos de realce. O acompanhamento do cliente e a qualidade do serviço pós-venda é importante.  
Perfil do Consumidor: O consumo é um acto de fortalecimento, assimilado modernidade e são riquezas do estilo de vida ocidental. Com um poder de compra claramente baixo da maioria dos habitantes, o consumo gira essencialmente em volta dos produtos alimentares e outros bens essenciais.  
Principais agências publicitárias:

Rede de Distribuição

Evolução do Sector: Os bens de consumo eram originalmente vendidos em mercados tradicionais que poderiam ser categorizados em diferentes sectores como grossistas e retalhistas. No caso dos mercados contemporâneos, a maioria das empresas na distribuição dos seus próprios produtos algo bastante dispendioso; chamam então empresas especializadas na distribuição, que, por sua vez, utilizam os canais tradicionais.  

Fazer negócios na Indonésia significa passar por um amplo espectro de agentes, distribuidores ou intermediários económicos. Pode ser difícil encontrar um distribuidor para o armazenamento, dado que as despesas associadas ao armazenamento são verdadeiramente incapacitantes. A corrupção está em todo o lado, especialmente nas alfândegas, tornando o armazenamento offshore mais apelativo (especialmente em Singapura). Da mesma forma, a corrupção nas forças policiais e entre os funcionários locais torna o transporte de mercadorias na Indonésia a partir de um armazém central muito dispendioso.

Tipos de Pontos de Venda: Apesar dos mercados tradicionais ainda predominarem na Indonésia, as lojas modernas de retalho, tais como os hipermercados, estão a tornar-se rapidamente mais populares, especialmente em zonas urbanas. Os hipermercados gozaram da taxa de crescimento mais rápida em 2005: o seu número aumentou em 55% e a sua área em 51%. Apesar do rápido crescimento das modernas lojas de retalho, os "outros" retalhistas de produtos alimentares (pequenas barracas tradicionais, os comerciantes ambulantes e outros pequenos retalhistas) representam 95% de todos os retalhistas e quase 56% das vendas.  
Organizações nos sectores:

Procedimentos de Acesso ao Mercado

Cooperação Económica: aSEaN, aPEC. O país assinou um acordo comercial com outros 21 países na Ronda em São Paulo do Sistema Global de Preferências Comerciais entre Países em Desenvolvimento (GSTP).  
Barreiras não Relacionadas com as Pautas Aduaneiras: expressamente proibida a importação de determinados produtos: livros, revistas, folhetos e jornais escritos em chinês, em indonésio ou numa língua local (excepto por razões científicas), bem como cassetes, cassetes de vídeo e filmes para uso pessoal.
  São exigidas licenças de importação para medicamentos, substâncias psicológicas, explosivos, armas, fogo de artifício, filmes e vídeos, equipamentos de telecomunicações, fotocopiadoras a cores, alimentos e bebidas que não estejam registados e algumas pesticidas (DDT, EDB, Pentaclorofenol). Estas licenças são emitidas após a consulta com o Ministério competente (Agricultura, Saúde, Comercio e Indústria).  
Direitos Aduaneiros Médios (excluindo produtos agrícolas): 9,5% (2006)
Classificação Alfandegária : Para classificar as importações e as exportações, a Indonésia utiliza o Sistema Harmonizado de designação e codificação de mercadorias. Para honrar os seus compromissos com a OMC e responder aos imperativos da política interna, o governo implementou dois tipos de políticas nos últimos anos que tiveram um efeito considerável no nível e na estrutura dos impostos. Estas políticas estão associadas a um programa de redução de impostos entre 1996 e 2003 e a um programa de harmonização de tarifas entre 2004 e 2010.  
Procedimentos de Importação: Os documentos necessários para a importação são: a guia de remessa, que deve apresentar os custos de transporte, uma factura comercial que contenha as informações, entre outras, do comprador e do vendedor, a data de expedição, a natureza e o preço dos bens, a sua origem, os custos de transporte e seguro, uma apólice de seguro, que deve ser normalmente elaborada quando os bens são segurados fora da Indonésia, ou se devem ser colocados num entreposto aduaneiro, e um certificado de origem, no caso de drogas ou medicamentos.  
Website das Alfândegas: Estencao aduaneira Geral

Organização do Transporte de Bens

Organização do transporte de bens da origem para o destino e vice-versa: No que diz respeito ao transporte de mercadorias, a rota marítima a mais utilizada. 69% das importações transitam pelos dois principais portos que são Tanjung Priok (Jacarta) e Tanjung Perak (Surabaia)  

Listas Comerciais Nacionais

Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres