Página Inicial  > Comprar ou Alugar?
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Comprar ou Alugar?

Provided by Visa, Content Partner for the SME Toolkit


Aqui está mais uma opção. Pretende comprar ou alugar um veículo? Há prós e contras em ambas as opções.

O que é o Leasing?
Quando aluga um carro novo, está a pagar para usar o carro durante os seus primeiros anos de vida. Veja como funciona. Dirige-se a um concessionário para alugar um carro. O concessionário vende o carro a uma agência de leasing (por vezes, pertencente ao concessionário). Esta parte é perfeitamente transparente. É-lhe solicitado um valor inicial para o leasing, à semelhança de uma entrada inicial.

O pagamento mensal é determinado pelo preço total do veículo com a dedução do pagamento inicial e com a dedução do valor que a agência calcula conseguir ganhar com a venda do carro no final do leasing. Esse valor é então dividido pelo número de meses do período do leasing. Depois, adicionam um encargo financeiro e uma margem de lucro. Isto parece complicado, mas, afinal, está a pagar o valor de depreciação do veículo durante o período de utilização. O contrato de leasing é, na verdade, um empréstimo no valor da depreciação.

Benefícios do leasing
Um contrato de leasing proporciona uma prestação mensal mais baixa comparativamente à compra de um veículo. Além disso, este tipo de contrato requer um pagamento inicial muito menor.

Se gosta de trocar de carro ao fim alguns anos, um contrato de leasing é, provavelmente, uma boa opção para si. Se comprar um carro e o vender após alguns anos, vai acabar por sair prejudicado – isso é mau.

No final de um contrato de leasing, tem a opção de devolver o carro ou comprá-lo na qualidade de carro usado. Se estiver a pensar em comprá-lo no final do contrato, talvez seja melhor decidir comprá-lo logo à partida. Se alugar e depois comprar, o custo dom leasing combinado com o preço de compra do carro usado é geralmente muito superior ao preço do carro em novo. Se assim não fosse, a agência de leasing não ganharia nada.

Desvantagens do Leasing
Uma vez que está a pagar a diferença entre o preço em novo e o preço do veículo usado, pagará mais no final do contrato de leasing por qualquer questão que diminua o valor de revenda do carro. Terá de pagar para reparar qualquer desgaste anormal do carro, incluindo riscos e mossas. Terá também de pagar se a quilometragem ultrapassar o limite acordado no contrato de leasing. Isso pode resultar num custo muito maior. Se personalizou algum aspecto do veículo, mesmo que isso lhe pareça ser uma mais-valia, terá provavelmente de pagar mais qualquer coisa no final do contrato.

Também está vinculado ao contrato de leasing durante o período determinado. Se decidir rescindir um contrato de três anos ao fim de dois anos, terá de pagar o valor correspondente ao restante período do contrato, INCLUINDO todas as taxas de rescisão de contrato.

Estas são apenas algumas das cláusulas estabelecidas no contrato de leasing. Portanto, certifique-se de que lê o contrato de leasing na íntegra antes de o assinar.

Além disso, certifique-se de que o contrato inclui uma cláusula específica sobre o término do contrato. Um contrato de leasing por tempo determinado é a norma e estabelece um montante específico para o pagamento do valor da depreciação. Num contrato de leasing por período indeterminado, a empresa de leasing estima o custo da depreciação e o cliente paga a diferença no final do contrato. Isso pode ser um erro muito caro.

Copyright ©2016 Visa Inc. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres