Página Inicial  > Financiamento da Sua Viatura
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Financiamento da Sua Viatura

Provided by Visa, Content Partner for the SME Toolkit


Uma forma de comprar uma viatura é através de um concessionário. Porém, um concessionário não lhe entregará uma viatura apenas com uma assinatura como promessa de que depois pagará pela a mesma. Para adquirir um empréstimo para a compra de uma viatura, e até mesmo para o aluguer, provavelmente deverá pagar 10% do preço total da viatura. Quanto maior for o seu pagamento, menor será o seu pagamento mensal e menos pagará pela viatura a longo prazo. Mas não se arruíne ou esvazie a sua conta de poupança com um pagamento muito grande. Procure um saldo confortável.

Os credores decidem sobre o valor do crédito que lhe devem conceder, baseando-se estritamente no seu relatório de crédito. Não é nada de pessoal. Não se importam com a sua aparência, o que pensa sobre o estado das suas finanças pessoais ou como lida com pequenos animais. Apenas se preocupam com os números que aparecem no seu relatório de crédito.

O relatório de crédito irá informá-los sobre a sua idoneidade creditícia (Como é liquidou as suas dívidas anteriores?), meios financeiros (Será que tem rendimento suficiente para reembolsar um crédito?) e carga da dívida (Será que já tem muitas dívidas para poder assumir mais dívidas?).

Financiamento Pré-Aprovado
Muitos credores irão pré-aprovar um certo valor de crédito baseado no seu rendimento e historial de crédito. Saberá exactamente quanto pode dispor pela viatura e ser capaz de equilibrar o seu financiamento contra o financiamento oferecido pelo concessionário.

Opções de Financiamento

  • Financiamento pelo Concessionário A grande vantagem do financiamento pelo concessionário é a conveniência. Compra e financia a viatura de uma só vez. Mas se o concessionário estiver apenas a revender um crédito bancário para obter lucros, as taxas de juros não serão as melhores. Ocasionalmente, os concessionários oferecem taxas especiais para se livrarem do stock, principalmente no final do ano para determinados modelos. Assim, certifique-se de lhes perguntar sobre o financiamento e compare a oferta deles com o seu financiamento pré-arranjado ou organizado.
  • Bancos Geralmente pode obter uma taxa de juros mais baixa num banco do que num concessionário, principalmente se for cliente efectivo do banco. Os bancos irão provavelmente exigir um pagamento de 10-20% para cobrir a desvalorização da viatura no caso de não conseguir pagar o crédito e forem obrigados a devolver a viatura. Os pequenos bancos oferecem relações pessoais que são importantes, mas podem não ser capazes de competir com as taxas de bancos maiores.
  • Cooperativas de Crédito As cooperativas de crédito têm custos mais baixos em relação aos bancos, o que lhes permite oferecer um financiamento mais baixo. Por vezes, pode chegar a ser um ponto percentual mas baixo.
  • Crédito de Património Líquido para Imóveis Deverá possuir um imóvel para adquirir um crédito de património líquido de imóveis. Usará a sua casa como garantia de empréstimo - o que é um pouco assustador. Se não puder pagar o crédito, poderão ficar-lhe com a casa. Mas se tem a certeza que consegue pagar, um crédito de património líquido de imóveis é uma excelente opção, porque não só lhe permite adquirir uma taxa de juros mais baixa como também é dedutível!
  • A Internet Tal como para qualquer outra coisa actualmente, poderá adquirir empréstimos para viaturas através da Internet. Poderá perder no relacionamento pessoal, mas pode obter uma aprovação rápida e preços competitivos.
  • Trocas A sua antiga viatura é basicamente um cupão muito grande que pode trocar por um desconto quando compra uma nova viatura. Se tiver bastante valor, poderá usá-lo como entrada. As trocas constituem um modo conveniente de usar a viatura que já possui a fim de adquirir uma nova viatura.

Património Líquido Negativo
O valor de uma viatura nova baixa drasticamente no momento em que a começa a conduzir. Isto porque a partir desse momento torna-se uma viatura usada. Não importa se a utilizou apenas durante cinco minutos – mesmo assim já se considera uma viatura usada e vale menos por esse facto.

Esta desvalorização é um conceito importante a ter em conta quando estiver à procura de financiamento, porque enquanto o valor da sua viatura baixa imediatamente, o seu crédito principal baixa gradualmente. Portanto, se tentar vender a viatura muito cedo, poderá acabar por dever mais pela viatura do que aquilo que poderá ganhar com a venda da mesma. Isto chama-se património líquido negativo.

Poderá evitar entrar em situações de património líquido negativas seguindo estas regras simples:

  1. Mantenha a sua viatura até que a tenha pago na totalidade. Obviamente, não importa quanto a sua viatura desvalorize, não terá um património líquido negativo se não tiver qualquer dívida.
  2. Não compre uma viatura que seja muito cara. Se tiver dificuldades em fazer os pagamentos, pode decidir vender a viatura mais cedo do que é financeiramente prudente.
  3. Não arraste os pagamentos. Poderá adquirir uma taxa de juros ligeiramente melhor e os seus pagamentos mensais serão menores. Mas ficará agarrado a essa viatura até ao termo do financiamento. Cinco anos depois, ainda estará a pagar uma viatura que já não se ajusta às suas necessidades.
  4. Dê a maior entrada que puder. Isto ajudará a compensar o efeito da desvalorização e começará a resultar num património líquido positivo.

Copyright ©2016 Visa Inc. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres