Página Inicial  > Porquê Escolher Cartões de Débito?
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Porquê Escolher Cartões de Débito?

Provided by Visa, Content Partner for the SME Toolkit


Nos últimos anos, os cartões de débito subiram em popularidade, tendo geralmente substituído o pagamento em dinheiro e cheque. Um cartão de débito é diferente de um cartão de crédito, uma vez que está ligado directamente a uma conta corrente. Quando faz uma compra com cartão de crédito, está a solicitar um empréstimo de dinheiro ao emissor do cartão, enquanto uma compra efectuada com o cartão de débito retira dinheiro da conta a que está vinculado.

Porque o seu cartão de débito está ligado à sua conta bancária, existem considerações específicas e precauções a ter em mente quando pretende usá-lo.

Saldo em Conta Corrente
Verifique sempre o saldo da sua conta bancária corrente e os fundos disponíveis. E não se esqueça dos cheques que não tenham sido autorizados na sua conta.

Encare a possibilidade de abrir uma conta bancária online que lhe permita fazer as suas compras com cartão de débito, cheques e pagamento de dívidas de uma só vez. Terá um balcão único para gerir todas as entradas e saídas da sua conta.

Conheça os Seus Limites
A muitos cartões de crédito são impostos limites de gastos diários e de levantamento de numerário. Estes limites visam protegê-lo caso o seu cartão seja roubado. Mas lembre-se, o cartão pode ser recusado se exceder os seus limites, mesmo que tenha dinheiro suficiente no banco. Conheça os seus limites e contacte o seu credor, caso precise de aumentar ou diminuir os valores.

Lembre-se também de controlar as suas despesas. Quando fizer uma compra, retirar dinheiro da sua conta ou pagar as contas num valor que exceda o saldo da sua conta, pode deixá-lo sujeito a “taxas de empréstimo em conta corrente.” Algumas instituições financeiras admitem empréstimos em conta corrente, e vão cobrir as operações que fizer com o seu cheque ou cartão de débito, sem que este seja devolvido. Mas esta protecção geralmente é acompanhada por um preço elevado. Poder-lhe-á uma taxa por cada compra feita através de empréstimos em conta corrente, e uma taxa adicional por se tratar de uma compra através de empréstimos em conta corrente. Verifique regularmente o saldo da sua conta para evitar taxas adicionais.

Evite Sobretaxas
Muitos bancos cobram uma taxa, ao usar a caixa multibanco de outra instituição com o seu cartão de débito, e costumam cobrar aos clientes de outros bancos que utilizam os seus ATMs. Para não pagar esses custos adicionais, escolha um banco ou cooperativa de crédito com ATMs mais convenientes para onde vive e trabalha ou utilize o seu cartão de débito quando faz compras para obter o reembolso.

Sinta-se em Segurança
Para máxima segurança, tire proveito de notificações gratuitas para o seu cartão de débito. Algumas instituições financeiras oferecem alertas automáticos através do telefone e correio electrónico.

Receba Alertas Personalizados Quando:

  • Os levantamentos nas caixas multibanco ou qualquer outra actividade do cartão de débito ultrapassa o limite fixado em meticais
  • A sua ID online ou as senhas mudam
  • Grandes transacções são feitas

Mantenha o Sigilo
O seu cartão de débito vai requerer um Número de Identificação Pessoal (PIN) para sua segurança. Escolha um número único. Evite escolhas óbvias, como o seu endereço, número de telefone ou data de nascimento.

Mantenha sempre o seu PIN confidencial. Memorize-o. Não o escreva em nenhum lugar. E nunca o revele a ninguém. Se sentir que o seu PIN não está seguro ou que alguém o terá identificado, altere o seu número imediatamente contactando a sua instituição financeira.

Faça-se à Estrada, Planeie com Antecedência
À semelhança dos cartões de crédito, os cartões de débito são aceites em milhões de locais em todo o mundo. Lembre-se para sua protecção, o uso entre as linhas estatais e internacionais pode provocar um alerta de fraude ou segurança por parte da sua instituição financeira se for diferente do seu padrão normal de despesas. Se possível, informe o seu banco sobre os seus planos de viagem com antecedência.

Saiba Quando o Seu Dinheiro é Retido
Em alguns casos, uma operação que ainda não está concluída requer que uma certa quantidade de dinheiro na sua conta seja retida, ou reservada, para essa operação. Quando se regista num hotel, por exemplo, o seu cartão é autorizado e os valores cobrindo a duração da sua estadia são retidos. Mas o dinheiro não é descontado da sua conta até que se determine o custo final, que pode incluir custos de serviços ou chamadas telefónicas. Isso protege-o a si como cliente assim como ao proprietário do hotel, assegurando que a quantidade correcta de dinheiro estará disponível quando a operação estiver concluída.

Cartões de Débito – Protecção Adicional
Sabia que muitos dos mesmos recursos e protecções oferecidas pelos cartões de crédito são também oferecidas com os cartões de débito?

  • Responsabilidade Zero: Geralmente isto significa que não é responsável pelas compras não autorizadas feitas com os seus cartões de débito, desde que avise imediatamente a sua instituição financeira. Verifique com a sua instituição financeira para se assegurar que o princípio de Responsabilidade Zero se aplica ao seu cartão.
  • Fundos e Fraude: A lei estatal estipula que as instituições financeiras devem repor os fundos perdidos como resultado do uso fraudulento do cartão, no prazo de dez dias úteis a contar da notificação. No entanto, em muitos casos, terá acesso aos fundos no prazo de cinco dias úteis a contar da notificação e, por vezes, mais cedo.
  • Direito de Reclamação: Tem opções de resolução de litígios, caso surja um problema ligado a uma compra com o seu cartão de débito. Geralmente isso apenas se aplica às compras assinadas. Verifique com o emissor do cartão, e conserve todos os recibos.

Copyright ©2014 Visa Inc. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres