Página Inicial  > Encontrar o Banco Adequado
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Encontrar o Banco Adequado

Provided by Visa, Content Partner for the SME Toolkit


Escolher o banco adequado é um passo importante. Tal como acontece com qualquer decisão financeira, é bom fazer uma reflexão antes e decidir o que quer e necessita. Ao preparar-se para abrir uma conta corrente considere o seguinte:

  • Localização. Será que o banco tem sucursais nas zonas da cidade onde trabalha, vai às compra e onde passa o seu tempo livre?
  • Disponibilidade das ATMs. Caixas multibanco, ou ATMs, permitem-lhe levantar o dinheiro da sua conta de dia ou de noite. As ATMs do seu banco não lhe irão cobrar nada por levantar dinheiro, mas as ATMs de outros bancos farão essa cobrança. Tenha a certeza que o seu banco tem multibancos em locais que são convenientes para si.
  • Horas. Trabalha durante o dia? Talvez precise de um banco com um horário mais extenso.
  • Atendimento ao cliente. Se precisar de serviços rápidos, deverá encarar a possibilidade de abrir a sua conta num pequeno banco a nível local, que ofereça mais serviços pessoais como forma de competir com os grandes bancos.
  • Banca Online. A Internet tornou muito conveniente o controlo das suas finanças através da banca online. Procure saber se o banco em que pretende abrir a sua conta permite acesso electrónico à sua conta.

Outros Benefícios
Hoje em dia, os bancos são mais do que meros locais onde guardar o seu dinheiro. Muitos servem como balcões únicos de serviços financeiros. Os bancos oferecem entre outros serviços e produtos:

  • Cartões de Crédito
  • Linhas de Crédito
  • Hipotecas
  • Contas de Poupança-Saúde
  • Planeamento Financeiro
  • Gestão de Investimentos
  • Seguros de Saúde, Imóvel e Viatura
  • Programas de Reforma

A existência de todos estes serviços num único local oferece não só conveniência, mas também poupança. Os bancos geralmente irão oferecer taxas baixas e juros altos para clientes que usam serviços múltiplos e produtos.

Uma possível desvantagem, no entanto, é o facto de poder encontrar serviços mais especializados trabalhando com empresas que são mais especializadas, nomeadamente empresas de investimento ou agências de seguros. Reflicta atempadamente para comparar os serviços dos bancos com outros serviços antes de tomar uma decisão.

Abertura de uma Conta Corrente
Depois de identificar o banco adequado para si, deverá abrir uma conta corrente. Uma boa conta corrente é uma ferramenta essencial para criar finanças pessoais sólidas. Isto torna a gestão do seu dinheiro muito mais fácil. E com o passar do tempo poupará dinheiro.

  • Mantenha bons registos. Com uma conta corrente, tem um registo oficial de cada compra que faz, assim como o dinheiro que recebe e deposita. Isto pode ajudar na elaboração de um orçamento, preparação dos impostos ou como prova de pagamento. Mensalmente, irá receber um extracto detalhado de todas as compra que fizer. E alguns bancos até proporcionar-lhe-ão uma cópia de todos cheques que passa depois dos mesmos serem processados.

Escolha de uma Conta Adequada
Os bancos oferecem uma variedade de opções de contas corrente. Algumas são gratuitas, e outras pagam uma taxa mensal. Por vezes, a verificação gratuita requer que um saldo mínimo seja mantido.

Preste uma atenção particular às taxas adicionais que um banco pode cobrar. Os custos são geralmente pequenos. Mas vão-se acumulando e somando. Aqui estão os mais comuns:

  • Taxas de utilização de cheques. Por vezes os bancos estabelecem uma pequena taxa para cada cheque que emite. Algumas contas permitem um certo valor gratuito mensal e, depois cobram qualquer quantia acima desse valor.
  • Taxas de Consultas de Saldo. Alguns bancos cobram pela consulta do dinheiro que tem na sua conta.
  • Taxas de ATM. Estas poderão vir a ser a razão para entrar e sair de um e outro banco durante a sua procura. Por exemplo, se levantar dinheiro de uma ATM que não pertença ao seu banco, o seu banco poder-lhe-á cobrar para esse levantamento (por um levantamento fora do sistema) enquanto outros bancos lhe cobram por não ser seu cliente.

As contas correntes também o podem fazer ganhar dinheiro. Algumas oferecem juros, tal como as contas poupança. Estas podem ser particularmente benéficas se pretende manter um saldo elevado.

Copyright ©2016 Visa Inc. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres