Página Inicial  > Viver dentro das suas possibilidades
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Viver dentro das suas possibilidades

Provided by Visa, Content Partner for the SME Toolkit


Se é como muitas pessoas, pode constatar que está a gastar mais do que está a poupar e, consequentemente, a endividar-se gravemente. Este é um padrão fácil e comum a seguir, e que requer planeamento e disciplina para reverter a situação.

O primeiro passo é estabelecer um orçamento. Por mais desagradável que isso possa parecer, a criação de um orçamento não é nada mais do que analisar o seu rendimento e despesas, a fim de determinar exactamente quanto dinheiro tem ganho e onde está aplicar esse dinheiro.

Uma vez que tem uma compreensão clara do seu orçamento actual, o desafio é encontrar opções onde possa gastar menos (ou ganhar mais) para atingir os seus objectivos financeiros. Aqui estão alguns passos que pode dar para essa finalidade:

1. Avalie objectivamente as suas Necessidades e Desejos
O que quer? O que você precisa realmente? Avalie a sua situação financeira actual. Olhe para a foto grande. Faça duas listas – uma para as necessidades e outra para os desejos. Ao fazer a lista, pergunte-se:

  • Para que quero isto?
  • Se eu tivesse isto em que aspecto tornaria isto as coisas diferentes?
  • Que outras coisas mudariam se eu tivesse isto? (Para melhor ou pior)
  • O que é verdadeiramente importante para mim?
  • Será que isto corresponde com os meus valores?

2. Estabeleça Linhas de Orientação
Todos nós temos diferentes orçamentos com base nas nossas necessidades e desejos. Mas o Mapa de Execução Orçamental na próxima página mostra algumas orientações sobre o que deve fazer para despesas diversas. Pode ser necessário fazer ajustes diários para a máquina de café expresso, ou para visitar a família, mas lembre-se de subtrair valores de outras áreas, se o fizer.

3. Controlo, Corte e Fixação de Objectivos
Ao fazer o seu controlo, pode ficar surpreendido ao constatar que gastas centenas de meticais por mês a comer fora ou com outras despesas flexíveis. Algumas delas podem ser facilmente cortadas. O corte é geralmente uma opção melhor do que um corte total. Seja realista. Isso irá ajudá-lo a estar mais bem preparado para despesas imprevistas.

A maneira INTELIGENTE de cortar despesas
Na procura de formas de cortar despesas flexíveis, ajuda a estabelecer o valor que deve poupar mensalmente. A definição desse objectivo deve ser INTELIGENTE:

Objectivos específicos inteligentes são bastante específicos para sugerirem medidas a serem tomadas. Exemplo: Poupar o suficiente para visitar Roma no seu aniversário de casamento. Não apenas “poupar dinheiro”.

MENSURÁVEL Deve saber quando alcançou o seu objectivo ou o esforço que deve fazer para alcançá-lo. Exemplo: Uma viagem a Itália custa MTn68,000 MZM e tem MTn27,200 MZM economizados.

ALCANÇÁVEL Os passos para alcançar o seu objectivo devem ser razoáveis e possíveis. Exemplo: Sei que posso poupar dinheiro suficiente semanalmente para efectuar esta viagem a Itália.

RELEVANTE O obejctivo deve fazer sentido. Não pode gastar esforços na realização de um objectivo que não corresponda às suas necessidades. Exemplo: Gostaríamos de ficar em hotéis de quatro estrelas para comemorar o nosso aniversário.

EXEQUÍVEL NO TEMPO Defina uma data para o evento. Exemplo: Quero ir para a Itália no próximo verão.

Este gráfico mostra algumas orientações gerais sobre como utilizar o seu rendimento para efectuar diversas despesas. Se mora numa área onde os preços dos transportes são mais elevados do que o normal ou as rendas/hipotecas são mais altas, pode ser necessário fazer ajustes. Além disso, caso queira adicionar uma secção para presentes, ou qualquer outra coisa, então deve subtrair de uma outra área.

temppic.gif

Copyright ©2016 Visa Inc. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres