Página Inicial  > Comece por fazer o seu orçamento
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Comece por fazer o seu orçamento

Provided by Visa, Content Partner for the SME Toolkit


Um orçamento é um plano, um esboço do seu rendimento futuro e despesas, que pode usar como guia de orientação para despesas e poupança.

Um orçamento pode ajudá-lo a pagar as suas contas a tempo, cobrir emergências inesperadas, e alcançar os objectivos financeiros, agora e no futuro. A maioria das informações de que precisa já está ao seu alcance.

Comece por seguir os passos descritos abaixo para obter uma imagem clara das suas finanças mensais.

1. Adicione as Suas Fontes de Rendimento
Para definir um orçamento mensal, é necessário determinar todas as fontes de rendimento. Adicione todas as suas fontes de rendimento, tais como salários, juros, pensões e quaisquer outras fontes de rendimento, incluindo os rendimentos do cônjuge, se for casado. Usando a folha de cálculo abaixo, escreva um valor em metical ao lado de cada fonte de rendimento. Certifique-se de que o valor que escreve é o valor que recebe mensalmente de cada fonte de rendimento.

Se receber um salário, introduza o seu salário líquido, e não o salário bruto. Os impostos são geralmente retirados automaticamente; caso assim não seja, lembre-se de os incluir como despesa. Se receber dinheiro de outra fonte, que não esteja listada, registe essa fonte com a quantia na rubrica “outros rendimentos”.

2. Calcular as Despesas
A melhor maneira de o fazer é manter o controlo das despesas mensais, englobando despesas fixas e despesas variáveis. Se algumas das despesas de uma ou mais categorias alterar significativamente a cada mês, faça uma média de três meses para o total a introduzir.

3. Perceber a Diferença
Depois de obter o total dos rendimentos e das despesas mensais, subtraia o total de despesas do total de rendimentos para obter a diferença. Um saldo positivo indica que gasta menos do que ganha – parabéns! Um saldo negativo indica que os seus gastos são superiores aos seus rendimentos, e dá-lhe uma ideia de onde e quanto deve cortar nas despesas.

Muito bem – acabou de criar um orçamento. O próximo passo é fazer ajustamentos ao esquema para corresponder aos seus objectivos financeiros. Controle o seu orçamento periodicamente para ter a certeza de que está no caminho certo.

Copyright ©2016 Visa Inc. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres