Página Inicial  > Escolher entre Opções de Planos de Poupança
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Escolher entre Opções de Planos de Poupança

Provided by Visa, Content Partner for the SME Toolkit


Nem todas as contas de poupança são as mesmas. Bancos diferentes oferecem taxas de juros diferentes. E cada banco geralmente oferece um leque de opções de planos de poupança à sua escolha.

Antes de abrir uma conta poupança é sempre bom saber como vai usá-la. Pergunte-se:

  • Quanto tempo você irá manter o seu dinheiro na conta.
  • Quantas vezes vai querer levantar o dinheiro.
  • Quanto dinheiro vai manter na conta.

Todos estes factores podem ter um impacto sobre os juros que pode ganhar. Uma regra simples a ter em mente é que o tempo é dinheiro. Quanto mais tempo está disposto a deixar o seu dinheiro numa conta, maiores serão os juros que poderá ganhar. Da mesma forma, os bancos tendem a oferecer maiores taxas de juros se estiver disposto a manter um equilíbrio mínimo. Estas podem variar de MTn3,403 MZM para milhares de $currency_text_plural.

Tipos de contas poupança
Embora existam muitas opções diferentes de poupança disponíveis, todos elas são classificadas em quatro categorias principais.

  • Contas poupança básicas oferecem taxas de juros mais baixas, geralmente cerca de 2%. Essas contas têm poucas restrições no acesso ao seu dinheiro, e tendem a não exigir os saldos mínimos.
  • Contas poupança de alto rendimento são como as contas básicas, porém têm mais restrições sobre o número de levantamentos possíveis e, normalmente, exigem um saldo mínimo. Essa contas podem oferecer juros de 3 ou 4%.
  • Contas de mercado monetário são como contas de alto rendimento, porém estão vinculadas aos indicadores estatais de mercado, como a principal taxa de juro.
  • Contas poupança online são muito parecidas com as contas bancárias básicas, mas oferecem juros mais altos por estarem a funcionar online e não terem a sobrecarga que pesa sobre os bancos normais.
  • Cooperativas de Crédito. Funcionam como os bancos, com a diferença de que são propriedade dos seus clientes. Tendem a proporcionar maiores taxas de juros sobre a poupança.

CDs
Se não se importa em deixar o seu dinheiro por um longo período de tempo - desde vários meses a vários anos – encare a possibilidade de tirar um certificado de depósito bancário ou CD. Estes, geralmente, oferecem taxas de juros mais elevadas do que qualquer outra opção de poupança que um banco lhe possa oferecer.

Ao contrário das contas bancárias regulares, não poderá retirar o seu dinheiro quando quiser - não sem pagar um custo adicional. Mas não acarretam riscos, nem taxas.

Existem vários tipos de CDs:

  • CDs indexados à bolsa são negociados na bolsa.
  • CDs mobilizáveis têm taxas mais altas e são de longo prazo, variando entre 10 a 15 anos. No entanto, o banco pode “mobilizar” a conta, se as taxas de juros baixarem.
  • CDs globais estão ligados a taxas de câmbio.

Mantenha-se atento para CDs promocionais. Os bancos por vezes oferecem estes CDs como uma forma de atrair novos clientes com altas taxas de juros.

Copyright ©2016 Visa Inc. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres