Página Inicial  > Como funciona a poupança
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Como funciona a poupança

Provided by Visa, Content Partner for the SME Toolkit


Durante a criação de um plano de poupança, é sempre bom pensar em mais do que apenas a quantidade de dinheiro que irá precisar no futuro. Deve também deve encarar a possibilidade de ganhar mais dinheiro com a sua poupança.

Felizmente, isso é muito mais fácil do que parece. De facto, só para citar uma única maneira que lhe pode impedir de ganhar mais dinheiro com a sua poupança é colocá-la debaixo da sua cama ou num cofre. Levando o seu dinheiro para um banco, garantirá, com o tempo, que ganhará mais dinheiro, sem fazer nada.

Isto porque os bancos oferecem juros. Em troca da abertura de uma conta através da qual fornece o seu dinheiro ao banco, o banco compromete-se a aumentar o seu dinheiro por uma determinada percentagem anual.

Por exemplo, se depositar MTn3,415 MZM numa conta que oferece juros de 6%, até o final do ano o banco irá lhe dar seis MZM meticais. Assim, sem fazer nada, a sua poupança cresceu para MTn3,619.

Juros Compostos
À primeira vista, os juros podem não parecer muito dinheiro. Mas crescem ao longo do tempo. E podem aumentar muito rapidamente – graças a uma poderosa ferramenta designada de juros compostos.

Simplificando, trata-se de juros sobre juros.

Vamos dar uma nova vista de olhos naqueles MTn3,415 MZM depositados numa conta que rende 6% de juros. Os MTn3,619 que tem após o primeiro ano vão render 6% novamente no próximo ano -- MTn217.194, ou seja, um aumento de MTn0.194. Depois de adicionar isso ao total, teria MTn3,837 MZM. E esse novo total irá então render 6% no ano seguinte, ou seja, mais um aumento de -- MTn230.171 MZM.

O seu dinheiro vai gerar mais dinheiro, desde que seja mantido no banco. Se deixar os mesmos MTn3,415 MZM numa conta que rende 6% de juros a 40 anos, terá MTn34.928 MZM, e as suas receitas de juros anuais serão mais MTn1,700 por ano.

A Regra de 72
Uma maneira simples de ver o poder dos juros compostos é através da “regra dos 72” É uma fórmula que permite calcular o quão rapidamente o seu dinheiro se irá duplicar, se for mantido numa conta corrente remunerada.

Tudo o que tem a fazer é dividir 72 pela taxa de juros. Portanto, se a sua taxa é de 6%, dividir 72 por 6. A essa taxa, o seu dinheiro irá duplicar após 12 anos.

Dinheiro Fácil
Ainda não está impressionado? Claro, 12 anos é muito tempo para duplicar o seu dinheiro. Mas isso é só se colocar o seu dinheiro uma vez e deixá-lo. Se continuar a contribuir, aí é que o seu dinheiro irá realmente crescer.

Volte a olhar para essa conta a 6% mais uma vez. Se depositasse mais MTn3,415 MZM anualmente durante 40 anos, o seu saldo final seria de MTn592,422 MZM e estaria a ganhar mais de MTn34,000 MZM em juros.

Vale a pena começar a poupar cedo e com regularidade.

Leia as entrelinhas
Da mesma forma que os bancos dão; da mesma forma, levam. Se não tiver cuidado, sanções e taxas podem cortar os seus juros. Por vezes, podem até mesmo afectar as suas próprias poupanças. Por isso, é importante ler as entrelinhas quando abre uma conta para que possa saber onde os potenciais perigos possam estar.

Fique atento a:

  • Taxas, encargos e sanções. Estas são geralmente baseadas em requisitos de saldo mínimo, mas também podem ser ligadas a operações como os levantamentos ATM e transferências online.
  • Limites de juros. Algumas contas requerem saldos mínimos antes mesmo de começar a pagar juros.
  • Taxas de juros variáveis. Algumas contas – na maioria das vezes as contas do mercado monetário, vão pagar diferentes taxas de juros para os saldos de diferentes dimensões, os saldos de maior dimensão ganham taxas mais elevadas - -.

Copyright ©2016 Visa Inc. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres