Página Inicial  > Cálculo da Sua Dívida
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Cálculo da Sua Dívida

Provided by Visa, Content Partner for the SME Toolkit


Se está em dívida, não está sozinho. Às vezes, é difícil saber - ou admitir – que tem problemas de dívida. Pode estar com medo ou sentir-se dominado por completo. Isso é natural. Mas não espere. Tomar o controlo das suas finanças irá fazê-lo sentir melhor – terá menos preocupação e ansiedade.

O primeiro passo é perguntar-se honestamente se a sua dívida se tornou um problema. Aqui estão algumas situações que podem indicar que a sua dívida se tornou efectivamente um problema:

  • As dívidas do próximo mês chegam antes de as do mês passado serem liquidadas.
  • As suas contas geralmente incluem multas por atraso.
  • Tende a evitar abrir as facturas quando estas chegam pelo correio.
  • Adia o saldo dos seus talões de cheques.
  • Os seus cheques são devolvidos.

Registe Tudo o que se Relacione com a Suas Dívidas
Sabe realmente quanto deve a terceiros? Muitas pessoas não sabem. Comece por fazer uma lista de tudo o que deve, quer se trate de uma hipoteca, um cartão de crédito, financiamentos estudantis ou mesmo dinheiro emprestado dos seus pais. Tome nota de:

  • O nome do credor
  • A quantidade que deve
  • O prazo do empréstimo
  • A taxa de juros e multas

De seguida, calcule o total. Os números vão provavelmente preocupá-lo, mas já deu um passo positivo.

O poder de 50
Pagar mensalmente o mínimo exigível nos seus cartões de crédito pode ser enganador. Se tivesse um cartão de crédito com um saldo de MTn102,450 MZM a uma taxa de juros anual de 18% , e paga apenas 2% do pagamento mensal mínimo de MTn2,050 MZM por mês, levará 8 anos a pagar a sua dívida.

Isso significa que terá pago MTn197,387 MZM, e não MTn102,450 MZM que achava que estava a gastar quando fez o seu caderno de encargos.

Mas se puder pagar um valor adicional de MTn1,707 MZM por mês para essa dívida, para um pagamento total de MTn3,706 MZM por mês, pagará um valor superior aos MTn102,450 MZM que estava a dever inicialmente. E isso significa menos dinheiro e menos juros cobrados pelo credor. Como resultado, iria pagar a dívida em três anos e poupar mais de MTn61,254 MZM em pagamento de juros.

Imagine o que pode fazer com mais MTn3,403 MZM por mês.

Não desanime
Reduzir a dívida é como perder peso. Não irá perder 50 quilos num mês. Deve fixar objectivos realistas em prazos razoáveis. Isso é válido também para a dívida. A maioria das pessoas leva quatro a cinco anos para liquidar as suas dívidas. Assim, aposte em pagar a sua dívida em três anos. Não é um prazo muito longo ou muito curto.

Copyright ©2016 Visa Inc. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres