Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Australia - Comprar e vender

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Atrair a atenção dos consumidores

Oportunidades de marketing

Comportamento do consumidor: A Austrlia possui substanciais activos lquidos, um elevado nvel de vida e uma populao em que existe uma forte procura de produtos com elevado valor acrescentado da sia, Amrica do Norte e Europa. A Austrlia tambm poder ser encarada como um mercado piloto. Cada vez mais empresas que pretendem penetrar no mercado americano utilizam a Austrlia como zona de teste. O seu investimento limitado e os modos de consumo so muito semelhantes.
Os Australianos so atrados pelos produtos saudveis e de bem-estar e esto dispostos a pagar mais por estes bens. Uma vez que a produo nacional no satisfaz todas as suas necessidades, os consumidores so receptivos aos produtos importados.
A deciso de compra principalmente determinada pelo factor preo na Austrlia. No obstante, ao mesmo tempo, o crescente interesse dos Australianos pela qualidade e o crescente impacto do fenmeno da moda alimentado pelos meios de comunicao social e pela publicidade tornam os produtos "autnticos", os nomes das marcas e os bens topo de gama particularmente populares.
Perfil do consumidor: Os consumidores australianos so conhecidos por serem muito gastadores. O seu poder de compra particularmente elevado e teve um crescimento em mais de 43% em 15 anos, entre 1991 e 2006. O rendimento per capita em 2008 foi muito elevado; 15 a 20% superior ao da Frana. A dvida dos agregados familiares tambm elevada, mas o consumo domstico sustenta o crescimento do pas. Os consumidores so exigentes e cada vez mais sofisticados e conscientes das tendncias europeias. Gostam de produtos novos e alternativos e so aquilo a que se pode chamar "adoptantes precoces", que gostam das novas tecnologias. Os Australianos preocupam-se cada vez mais com a sua sade e com o meio ambiente. Consequentemente, a procura de produtos alimentares frescos e orgnicos, mercados ambientais e produtos associados poupana de energia est tambm a aumentar.
Principais agências publicitárias:

Rede de distribuição

Evolução do sector: O mercado australiano est claramente condicionado pelo tamanho do pas. Os centros de distribuio esto concentrados nas cidades de Sidney, Melbourne e Brisbane no Leste e Perth no Oeste. 70% da populao vive na costa Oriental. Estas cidades esto to distantes umas das outras que cada uma constitui um mercado parte.
Tipos de pontos de venda: A distribuio dos produtos alimentares basicamente feita atravs de 4 grandes cadeias que partilham 80% do mercado. So elas o Woolworths, o Coles Myer, o Franklins e o ALDI.
A distribuio dos bens de consumo mais diversificada e segmentada, apesar de os grupos comerciais comearem a expandir-se. A David Jones uma cadeia de lojas topo de gama, tal como a Myer.
Existem muitas cadeias a retalho mais pequenas para os bens de consumo, que operam como franquias, ou lojas que pertencem a franquias, geralmente individuais ou empresas muito pequenas, tais como a Harvey Norman, Howards Storage World, The Good Guys, Mitre 10 e Retravision.
A Bunnings, Target e K-Mart so cadeias que funcionam de um modo mais tradicional.
Organizações nos sectores:

Procedimentos de acesso ao mercado

Cooperação económica: Sim
Barreiras não relacionadas com as pautas aduaneiras: Animais, plantas e derivados no processados esto sujeitos a uma complexa legislao fitossanitria.
Mais de 150 produtos agrcolas esto sujeitos a licena de importao e a regulamentos de quarentena muito rgidos.
A embalagem e as paletes devem ser acompanhadas de um certificado de fumigao.
Alguns bens esto sujeitos a quotas: queijo, tabaco.
Os Antibiticos podem apenas ser vendidos quando autorizados pela Secretaria do Departamento da Commonwealth para a Sade e Servios Familiares. Os produtos farmacuticos esto sujeitos a condies particulares.

Para mais informaes:
Importao temporria de bens comerciais
Informao aos viajantes
Importaes proibidas e restritas
Servio Australiano de Quarentena e Inspeco (AQIS)
Food Standards Australia New Zealand
Direitos aduaneiros médios (excluindo produtos agrícolas): 5%
Classificação alfandegária : A Austrlia aplica o Sistema Aduaneiro Harmonizado.
Procedimentos de importação: Todos os bens de valor superior a AUD 1000 devem entrar no pas atravs de uma "Declarao de Importao". Estas declaraes podem ser feitas pela Internet, atravs do Sistema Integrado de Cargas (ICS) ou atravs de um documento aduaneiro, o formulrio B650. As declaraes de importao podem originar tarifas consoante sejam preenchidas online ou em suporte de papel. (Programa de Recuperao). O importador deve pagar o GST (Imposto sobre Bens e Servios) quando os bens so desalfandegados nos Servios Alfandegrios.
Aconselha-se os novos importadores a utilizarem os servios de um corretor aduaneiro, que, para alm de preencher o documento da Declarao de Importao, pode dar conta de uma srie de tarefas em relao ao processo de importao em nome do importador. Ele ter melhores tarifas nos procedimentos aduaneiros, mas vai cobrar pelos seus servios.
Pode tambm encarregar-se do procedimento por si mesmo e obter a ajuda dos servios alfandegrios. Vai encontrar toda a informao necessria no Guia Abrangente da Declarao de Importao Documental.

Organização do transporte de bens

Organização do transporte de bens da origem para o destino e vice-versa: A situao da Austrlia como continente/ilha explica a importncia do transporte martimo no seu comrcio internacional; o transporte areo usado principalmente para bens perecveis ou frgeis. Em mdia, todos os anos, transitam 350 milhes de toneladas de bens nos portos australianos.
A rede rodoviria liga as capitais e uma srie de centros regionais. O transporte rodovirio representa mais de 70% do trfico de bens.
A rede ferroviria australiana j est a dar os seus primeiros lucros em termos de competitividade em comparao com outros meios de transporte interno.
Empresas de transporte marítimo:
Empresas de transporte aéreo:
Empresas de transporte ferroviário:

Listas comerciais nacionais

Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (1) Total  
  • Actualmente 5.0/5 Estrelas.
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres
What Others Are Saying
Classificar por
View
  • Actualmente 5.0/5 Estrelas.
Flavioo Santoss  |  June 23, 2015