Página Inicial  > Austrália - Panorama
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Austrália - Panorama

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Introdução

Capital:: Camberra
Área:: 7.741 km2
População total:: 21.516
Taxa de crescimento anual:: 1.52%
Densidade:: 2.74/km2
População urbana:: 89%
População de Sidney (4.400), Melbourne (3.900), Brisbane (1.920), Perth (1.600), Adelaide (1.170), Tweed Heads (550)
Língua oficial: A língua franca da Austrália é o Inglês. O Inglês também uma língua comum em diferentes sectores, tais como a legislação, justiça, serviços administrativos, trabalho, correspondência.
Outras línguas faladas: Entre os grupos minoritários australianos, são usadas mais de 200 línguas, incluindo as línguas aborígenes e as línguas imigrantes (italiano, grego, cantons, libans, vietnamita, turco, etc.).
Língua de negócios: Inglês
Origens étnicas:: A Austrália hoje em dia é  uma nação multicultural, com mais de 170 nacionalidades, cuja diversidade está continuamente a crescer.
Crenças: Anglicanos 20%; Católicos 25%; Outros Cristãos Protestantes 20%; Budistas 1,9%; Muçulmanos 1,5%.
Uma maioria decrescente de pessoas (58% de acordo com certos estudos) diz-se cristã. A maioria das Igrejas Protestantes, excepto a Igreja Anglicana, juntou-se para formar a Igreja Unida; a Igreja Católica possui um grande número de crentes. Existem também minorias não cristãs. 20% da população afirma ser não crente. Os Aborígenes não possuem uma religião em termos estritos, toda a sua cultura está assente na religião.
Indicativos telefónicos:
Para fazer um telefonema de:  0011
Para fazer um telefonema para: +61
Sufixo da Internet:: .au
Tipo de governo::
Commonwealth da Austrlia é Estado Federal de 6 Estados e 2 Territórios assente numa democracia parlamentar.
Tipo de economia::
Economia de alto rendimento, membro da OCDE
Os serviços são dominantes na economia; tem recursos naturais abundantes; possui o maior número de parques nacionais e de reservas naturais do mundo.

Panorama económico

Os Australianos não foram poupados pela crise econémica global de 2008-2009: seis dos seus principais parceiros comerciais estiveram em recessão em 2008-2009. A sua taxa de desemprego, que se mantém baixa, atingiu os mesmos 5,2% em Junho de 2009. O país revela também um défice nas contas públicas e houve um momento em que a sua divisa enfraqueceu face ao euro e ao dólar americano.
No entanto, a Austrália evitou a recessão, graças ao seu sistema bancário sólido e sadio, um governo muito activo com medidas "anti-crise", as "vendas chinesas", o principal consumidor de recursos naturais do país, e uma divisa que se tornou mais forte a partir de Setembro de 2009, recuperando o nível anterior à crise e reduzindo assim o preço das suas exportações.
No entanto, a crise global colocou um ponto final num período excepcional de crescimento para um país desenvolvido (com uma taxa anual média de 3,6% desde 1992 devido à crescente procura interna e um aumento significativo e regular das exportações). A inflação deve cair durante 2010 e o consumo dos agregados familiares deve manter-se nos anos vindouros.
A Austrália tem actualmente dois grandes desafios: a sua população envelhecida e o aumento de valor da sua divisa que enfraquece a sua competitividade, especialmente em relação aos países asiáticos.

Principais indústrias

A Austrália é um vasto país agrícola e um dos maiores exportadores do mundo de lã, carne, trigo e algodão. O país transborda em matérias-primas de minerais e de energia, cuja exportação assegura a sua receita substancial. A Austrália é um dos 10 maiores produtores e exportadores de minérios. Possui as maiores reservas mundiais de vários recursos estratégicos, tais como o urânio, do qual possui 40% das reservas comprovadas do mundo.
Tradicionalmente, a Austrlia um importador de bens acabados. A sua industrialização bastante recente, é um facto que explica o motivo por que o seu sector da transformação é pequeno e apenas emprega 10% da população activa. A indústria da transformação foi construída à volta da indústria alimentar (aproximadamente um quinto da mão-de-obra), maquinaria e equipamento (cerca de 20%), processamento de metais e bens em metal (cerca de 20%) e indústria química e petroquímica (ligeiramente mais de 10%).
O sector terciário ocupa uma posição dominante na economia australiana (mais de três quartos do PIB).

Panorama geral do comércio externo

O comércio externo da Austrália é caracterizado pelo défice comercial estrutural. O aumento das exportações não compensou as elevadas importações que são estimuladas pelo forte dólar australiano. Em termos de crescimento contínuo e apesar das exportações saudáveis, a deterioração da balança da conta corrente e o défice estrutural são ainda os pontos fracos da economia australiana.
O país está a tornar-se cada vez mais dependente das economias asiáticas e do preço das matérias-primas. O comércio externo australiano não está bem desenvolvido, um facto que reflecte a relativamente fraca integração da globalização por parte do país. A Austrália deve melhorar as suas infra-estruturas para corrigir os congestionamentos que restringiram as exportações durante muito tempo, de modo a permitir uma melhor integração no comércio global. Os principais parceiros comerciais do país são o Sudeste Asiático, os Estados Unidos e a União Europeia.

IDE

Em termos de investimento directo estrangeiro (IDE), a Austrália encontra-se classificada em 13º lugar no mundo, mas em 3º lugar na zona da ásia-Ocenia, atrás de Hong-Kong e da China (desde 2005). Tradicionalmente, a Austrália é um destino de investimento. O seu liberalismo económico, a estabilidade e transparência do sistema judicial, em conjunto com um forte crescimento económico de mais de 15 anos, compensam a limitação do seu mercado e do seu isolamento geográfico e torna-se um destino desejável. Os efeitos da crise financeira de 2008-2009 não atingiram as suas capacidades e a Austrália mantém-se um destino valioso para muitos investidores.
Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (1) Total  
  • Actualmente 5.0/5 Estrelas.
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres
What Others Are Saying
Classificar por
View
  • Actualmente 5.0/5 Estrelas.
Flavioo Santoss  |  June 23, 2015