Página Inicial  > Greece - Panorama
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Greece - Panorama

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Introdução

Capital:: Atenas
Área:: 132 km2
População total:: 10.750
Taxa de crescimento anual:: 0.40%
Densidade:: 86.84/km2
População urbana:: 61%
População de Atenas (3.750), Tessalnica (800), Patras (190), Iraklion (150), Volos (120)
Língua oficial: Grego
Outras línguas faladas: Francês e inglês.  
Língua de negócios: Sim
Origens étnicas:: Gregos 93%, outros (cidadãos estrangeiros) 7% (recenseamento de 2001).  
Crenças: Cristãos Ortodoxos: 98%
  Muçulmanos: 1,3%
Outros: 0,7%.
Indicativos telefónicos:
Para fazer um telefonema de: 00
Para fazer um telefonema para: +30
Sufixo da Internet:: .gr
Tipo de governo::
  A Grécia uma república assente numa democracia parlamentar. A Grécia (nome oficial: República Helénica) foi uma monarquia até 1974. A Grécia um Estado Constitucional. Contudo, algumas ONG comunicaram as suas preocupações no que diz respeito a imigrantes e, em particular, a membros de minorias religiosas. Regra geral, os estrangeiros podem contar com um julgamento imparcial em questões jurídicas. Há um nível significativo de corrupção no país, em particular, no seio da polícia e do sector empresarial – a corrupção na Grécia a mais generalizada entre os países membros da União Europeia.  
Tipo de economia::
Economia de alto rendimento, membro da OCDE
O turismo o sector dominante; economia informal significativa.

Panorama Económico

  A Grécia realinhou a sua economia para fazer face concorrência dos outros países da UE e a sua economia registou um crescimento contínuo durante vários anos. Isto deve-se em parte aos subsídios da UE, especialmente aos relacionados com os Jogos Olímpicos de Atenas de 2004 (os quais representaram 3,6% do PIB em 2004). Contudo, o crescimento abrandou em 2008 devido crise económica global, embora o sector financeiro se tenha mantido sólido e a procura interna se tenha mantido constante. A actividade sofreu uma redução em 2009, devido queda das exportações, e a recuperação esperada apenas em 2010. A dívida pública, a inflação e o desemprego (a atingir o nível de quase 10%) estão acima da média da zona Euro.

  No obstante as iniciativas de ajuste das autoridades, prevê-se uma nova deterioração das finanças públicas em 2010, uma vez que a actividade sofrer as repercussões posteriores da recesso. O elevado nível da dívida pública e os repetidos excessos orçamentais limitam a capacidade de manobra das medidas discriminatórias de recuperação orçamental.

  A economia grega enfrenta diversos desafios nos próximos anos: reduzir a dívida pública e os índices de desemprego, ampliar a base de arrecadação tributária e reduzir as fraudes fiscais. So também de vital importância as reformas da saúde e da reforma.  

Principais Indústrias

  A economia da Grécia baseia-se tradicionalmente na agricultura. O sector representa 3% do PIB e emprega cerca de 12% da população activa. As principais culturas são o tabaco (principal produtor europeu) e o algodão (quinto maior produtor do mundo). A Grécia conta também com uma importante produção de ovinos. As regiões costeiras ostentam uma indústria pesqueira de grandes dimensões e a marinha mercante constitui 10% do PIB.  

Graças diversificação económica promovida no país, o sector industrial substituiu a agricultura como segunda fonte de rendimento, a seguir aos serviços, e representa cerca de 20% do PIB. Mais especificamente, a Grécia tem o maior número de proprietários de embarcações da Europa.

  O crescimento no sector terciário está em franca expansão. Este sector representa cerca de três quartos do PIB. O turismo representa uma fonte de rendimento vital e, por si s, contribui com 11% do PIB.

Panorama Geral do Comércio Externo

  A Grécia tem uma economia orientada para a exportação. No entanto, os níveis de exportação permanecem baixos e sofrerão provavelmente uma redução no decorrer dos próximos anos. Isto pode aumentar ainda mais o j substancial défice comercial.
  Os serviços são primordialmente constituídos por exportações (transporte marítimo, turismo, serviços financeiros, remessas de moeda estrangeira de imigrantes, etc.).  

IDE

  Segundo o Relatório de Investimento Mundial da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento, o influxo de IDE na Grécia em 2006 foi de 5,4 mil milhões de USD, i.e., 9% do PNB.
  No obstante a crise financeira internacional, o IDE na Grécia registou um aumento substancial em 2008. Uma parcela importante (cerca de 60%) do IDE total foi canalizada para a formação de novas empresas, fusões e aquisições e o restante foi para empréstimos e aquisições imobiliárias. Adicionalmente, cerca de 10% do IDE proveio de lucros reinvestidos, o que um indício da confiança do investidor e da sua intenção de longo prazo de permanecer na Grécia.  
Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres