Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Romania - Comprar e vender

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Atrair a Atenção dos Consumidores

Oportunidades de Marketing

Comportamento do consumidor: Segundo o Instituto Romeno de Estatstica, o Relatório Anual de Estatística da Roménia de 2005 sobre o consumo privado: a média total mensal de gastos por agregado familiar de RON 1.565,00 para empregados, RON 945,51 para agricultores, RON 891,31 para desempregados e RON 889,09 para pensionistas. As compras de alimentos e bebidas representam de 39% a 57% do total de gastos, seguidas de despesas com energia (água, electricidade e gás) que variam entre 11% e 17%.  

 

Em média, os consumidores romenos têm de ser "ensinados" a utilizar produtos alimentares que nunca compraram ou consumiram. Sabendo isto, as empresas alimentares que querem entrar no mercado romeno têm vindo a preparar a sua potencial clientela: o consumo de croissants (que j se tornou comum), o consumo de vinho (utilizado misturado com sodas para ser mais doce) e a sua harmonização com a refeição, com demonstrações de diferentes utilizações por caracteres e entrega de alimentos ao domicílio.

No entanto, no que toca a novas tecnologias e a últimas modas de vestuário, os romenos adaptam-se muito rapidamente.

Os neologismos do inglês são rapidamente integrados: "orange" - empresa telefónica cujo nome pronunciado como em inglês, o "Carrefour" (kaer'four), etc, os romenos estão historicamente acostumados a modas e tendências vindas dos Estados Unidos, desde o tempo do comunismo.

Perfil do consumidor: De acordo com o relatório anual de estatística de 2005 sobre a população romena, aproximadamente 55% da população de áreas urbanas e 45% reside em áreas rurais. Em 2008, dos 22,2 milhões de romenos, 15,6% da população tinha de 0 a 14 anos de idade, 69,6% de 15 a 64 anos e 14,7% tinha 65 anos ou mais. A idade média 37,3 anos com uma taxa negativa de crescimento natural. A esperança média de vida de 68 anos para os homens e de 75 anos para as mulheres. Em média, uma mulher tem 1,38 filhos. Os homens normalmente casam aos 30 e as mulheres aos 27 (a idade média tem aumentado nos últimos anos).  

 

Em 2007, o PIB per capita foi cerca de $11.100 USD, o que revela que a Roménia tem um dos mais baixos poderes de compra comparados da Europa, apesar de ter tido o maior aumento de salários da Europa. A taxa de inflação mantêm-se em quase 5%, o que, em parte, explica a situação.

Principais agências publicitárias:

Rede de Distribuição

Evolução do sector: Os grandes grupos retalhistas de sucesso são: Metro, com cerca de 2 mil milhões de euros em vendas em 2007 e um aumento de 30% desde a sua chegada. Carrefour, com 866 milhões de euros e um aumento de 54% nas vendas. Auchan, com o número recorde de clientes; com cerca de 8 milhões de consumidores nos seus quatro hipermercados em 2007.  

 

Entre 2006 e 2007, foram abertas 340 lojas. Carrefour, Auchan, Cora, Real e Lidl, abriram 31 hipermercados. Para além disso, o Carrefour planeia abrir mais 8 hipermercados, o Auchan pretende abrir mais 16 lojas em 2010 e o Tengelmann prevê, a médio prazo, a abertura de 175 a 200 unidades das suas lojas Plus.

No entanto, os gestores de grandes retalhistas prevêem o pico do seu crescimento em 2011/2012, e já fazem planos para o futuro. Com 120 a 140 hipermercados, a Roménia alcançou o seu limite de saturação. Os custos de instalação têm aumentado, uma vez que os preços dos terrenos aumentaram dez vezes em 5 anos

Tipos de pontos de venda: As marcas mais famosas na Roménia são Aro (Automobile Romania), Clever, Metro Quality, que a marca n. 1, e as marcas Carrefour e Cora. Em 2006, s 9% da população no conhecia estas marcas.

  Um estudo de Outubro de 2008 mostra que se espalharam por toda a Roménia cerca de 435 marcas de retalhistas, sendo 40% lojas de desconto (Profi, Plus Discount, Penny Market e Minimax) e 32% supermercados (Billa, Mega Image, Carrefour, Spar, Interex ...), e ainda 17% hipermercados (Cora, Auchan, Kaufland, Real e Carrefour) e 9% lojas do tipo conveniência (Metro e Selgros).  
Organizações nos sectores:

Procedimentos de Acesso ao Mercado

Cooperação económica: No dia 1 de Janeiro de 2007, a Roménia aderiu UE. Desde que se tornou membro da UE, o comércio internacional da Roménia com os países que j faziam parte da UE aumentou, e passou a ser isento de direitos aduaneiros.  

A Roménia membro da ONU, da Organizacao para a Seguranca e Cooperacao na Europa (OSCE), do Concelho Europeu, da Organizacao Internacional da Francofonia e ASEM (Encontros Ásia-Europa) etc.

Barreiras não relacionadas com as pautas aduaneiras: A Roménia no impõe quotas nem tarifas de importação. Produtos farmacêuticos, químicos e medicinais requerem licenças de importação. São impostos padres de saúde e segurança, bem como padres anti-poluição para produtos que possam prejudicar o ambiente. São necessários certificados agrícolas de segurança para a importação de plantas e vegetação. Quanto a documentos de transporte, recomenda-se uma carta comercial, pelo menos um original e quatro cópias, acompanhada de, pelo menos, cinco cópias do certificado de origem.  
Direitos aduaneiros médios (excluindo produtos agrícolas): Já no existem direitos aduaneiros para o comércio com outros países da UE. Noutros países, os direitos aduaneiros normalmente chegam aos 30%, consoante o tipo e características técnicas dos bens.  
Classificação alfandegária : Acesso Nomenclatura Europeia.
  A declaração de IVA intra comunitário baseia-se em Regulamentos da UE.  
Procedimentos de importação: O estatuto de Operador Económico Autorizado, AEO (sigla da denominação em inglês), permite que o descarregamento de mercadoria no destino, s por si, seja considerado desalfandegamento. Depois da adesão da Roménia UE, os direitos aduaneiros foram abolidos.  

Organização do Transporte de Tens

Organização do transporte de bens da origem para o destino e vice-versa: A rede ferroviária cobre 11.385 km, a rede de estradas de 198.817 km, dos quais 60.043 km só em macadame (incluindo 228 km de auto-estrada), e existem 1.731 km de canais navegáveis (incluindo 1.075 km no Danúbio, 524km em redes secundárias e 136 km em canais).  
Empresas de transporte marítimo:
Empresas de transporte ferroviário:

Listas Comerciais Nacionais

Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres