Página Inicial  > Romania - Panorama
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Romania - Panorama

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Introdução

Capital:: Bucareste
Área:: 238 km2
População total:: 22.181
Taxa de crescimento anual:: -0.19%
Densidade:: 93.69/km2
População urbana:: 54%
População de Bucareste (2.125), Iasi (315), Cluj-Napoca (316), Timisoara (315), Constanta (300)
Língua oficial: Romeno, falado por 89,4 % da população.  
Outras línguas faladas: importante salientar que o húngaro e o alemão são também muito falados no país. Quanto a idiomas secundários, os mais falados na Roménia são o inglês e o francês. Depois de uma década, a utilização do idioma russo diminuiu ligeiramente.  
Língua de negócios: Francês, inglês e alemão.  
Origens étnicas:: Romenos 89,5%; húngaros 6,6%; romanos 2,5%; ucranianos 0,3%; alemães 0,3%; russos 0,2%; turcos 0,2% e outros 0,4%  
Crenças: Ortodoxos 86,9%, protestantes 7,5%, católicos 4,7% e outros 1%  
Indicativos telefónicos:
Para fazer um telefonema de: 00
Para fazer um telefonema para: +40
Sufixo da Internet:: .ro
Tipo de governo::
  República Social, baseada em democracia parlamentar.  
Tipo de economia::
  A Roménia desenvolveu uma economia de mercado e lançou programas para a privatização de empresas públicas.  
  A Roménia está a trabalhar no sentido de convergir com os critérios e padres impostos pelo modelo económico europeu.  

Panorama Económico

  Desde o início dos anos 90, sucessivos governos têm gradualmente promovido a política económica liberal no sentido de privatizar as empresas públicas. Em 2006, cerca de 30% do PIB da Roménia foi gerado por empresas nacionais. Depois da sua adesão União Europeia em Janeiro de 2007, a Roménia iniciou uma nova fase de crescimento económico com investimentos estrangeiros substanciais. Tal como noutros países do ex-bloco soviético, a sua economia transformou-se numa economia de mercado. O PIB tem crescido a bom ritmo e desenvolveu-se uma classe média . A Roménia tornou-se o segundo país mais dinâmico da região, depois da Polónia. A inflação diminuiu mais de 150% em 1997, e hoje inferior a 5%. O Banco Nacional da Roménia tem de reforçar a sua política monetária devido constante depreciação da moeda nacional.  A taxa de desemprego muito baixa; cerca 4% da população activa. No entanto, apesar do seu grande potencial, particularmente do seu solo fértil para a agricultura e da sua população activa altamente instruída e qualificada, mantém-se um dos países mais pobres da Europa, com uma taxa de pobreza de 6% da população.  

A Roménia no foi poupada crise financeira. O país tem sofrido com o decréscimo da actividade económica, especialmente no sector automóvel, que depende de compras do estrangeiro, e o país entrou em recesso em 2009.

Principais Indústrias

  A agricultura representa quase 7% do PIB da Roménia e emprega um quarto da população activa do país. Os principais recursos e produção agrícola da Roménia são cereais, beterraba e batatas. No entanto, a produção continua a ser muito baixa, em comparação com a capacidade potencial do país. Cerca de 25% do país coberto por floresta (especialmente perto da Transilvânia) e a indústria de exploração de madeira está a desenvolver-se muito rapidamente. 
  O sector industrial contribui com cerca de um terço para o PIB do país e emprega quase 25% da população activa. Historicamente, os sectores de produção e indústria são a espinha dorsal da economia romena. Por esse motivo, muitos investidores estrangeiros directos têm lucrado com indústria pesada (metalurgia e ao), fabrico de peças automóvel, construo, refinação de petróleo e têxteis. No entanto, durante os últimos anos, as novas tecnologias desenvolveram-se bastante, devido ao crescimento de uma população activa altamente qualificada e cujo custo inferior ao da média europeia.
  A economia romena estão principalmente centrada no sector dos serviços, que representam quase 60% do PIB e empregam cerca de metade da população activa da nação. O turismo, em particular, está em rápida expansão.  

Panorama Geral do Comércio Externo

  As exportações romenas aumentaram quase 30% entre 2006 e 2008. As importações têm seguido a mesma tendência, mas com um volume cerca de duas vezes superior (um aumento de quase 60%). Estes resultados mostram que a Roménia continua a ser demasiado dependente das importações. A crise económica global acentuou o défice no balanço de pagamentos em 2009, alcançando 12 mil milhões de euros (EUR), o que representou um aumento de 15% num ano. Para além disso, os principais parceiros da Roménia encontram-se eles próprios também a braços com dificuldades económicas, e o nível de exportações diminuiu de forma paralela.
  Os principais parceiros comerciais da Roménia são a Alemanha, a Itália, a França e a Turquia.  

IDE

  O governo lançou um programa de prismatização para atrair investidores estrangeiros. O influxo líquido de investimento estrangeiro alcançou os 7 mil milhões de euros (EUR) em 2007, e as acções de investidores estrangeiros chegaram aos 42 mil milhões de euros (EUR) em 2008. A distribuição por sector de investimento estrangeiro directo confere um especial destaque ao sector industrial (33% do total), no qual sobressai a indústria metalúrgica (7,5%). Houve outros sectores que também atraíram investidores; tais como a banca e os seguros (23% em mos estrangeiras), grandes e pequenos retalhistas (14%), construo (8%) e telecomunicações (6,5%).
  As regiões que atraem a maior parte do capital, por ordem de importância, são Bucareste (64% do total), o centro do país (8%) e o sul do país (7%). Os principais investidores estrangeiros na Roménia são Áustria, Holanda, Alemanha e França.
  Para compensar os efeitos da crise financeira internacional que afectou o fluxo de IED na Roménia, em 2009 o país recebeu do FMI 13 mil milhões de euros (EUR) de ajuda financeira.  
Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres