Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Japan - Comprar e vender

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Atrair a Atenção dos Consumidores

Oportunidades de Marketing

Comportamento do Consumidor: Tradicionalmente, os japoneses sempre estiveram mais conscientes da qualidade e notoriedade da marca e das características de um produto e da sua qualidade. Mas com condições económicas cada vez mais difíceis, o preço torna-se um factor mais importante na escolha do consumidor.
  O atendimento ao cliente um elemento importante numa venda: explicações técnicas, cumprimento das datas de entrega, etc.
  A qualidade do serviço prestado depender da forma como as barreiras linguísticas foram levantadas e da maneira como as técnicas de venda foram adaptadas população local.  
Perfil do Consumidor: Os consumidores japoneses mostravam-se tradicionalmente muito relutantes em comprar produtos estrangeiros, mas progressivamente tornaram-se mais abertos aos mesmos.
  Os consumidores do Japão são ricos, sofisticados e com gostos e interesses bastante diversificados, passando das necessidades tradicionais aos desejos ocidentais. Valorizam o conforto do lar. Gostam que os bens sejam meticulosamente apresentados e tenham embalagens requintadas e instrues muito detalhadas para o seu uso.  
Principais Agências Publicitárias:

Rede de Distribuição

Evolução do sector: O sistema de distribuição japonês está a atravessar uma crise associada a três tipos de factores:
  1. Normas de protecção e o recurso a um sistema de licenças e autorizações impõem pesadas restrições ao livre desenvolvimento de lojas. Em particular, a criação de hipermercados controlada pela Lei da Localização de Lojas de Retalho de Grandes Dimensões de 2000 e regulamentada pelas autoridades locais com base em considerações ambientais.
  2. A tendência deflacionista da situação macroeconómica corroeu as margens dos intermediários.
  3. As tecnologias de informação permitem que os produtores sejam rapidamente informados dos efeitos da moda e da evoluo dos gostos dos consumidores. Para reagir rapidamente s mudanças nas tendências de consumo, os produtores tendem a desenvolver plataformas de vendas pela Internet.
Para saber mais sobre as tendencias actuais no comercio retalhista japones, consulte o website Einnews.com.
Tipos de pontos de venda: As lojas especializadas representam quase todos os pontos de venda (88%), a maioria das vendas (57%) e dos empregados do sector (65%).
  Os supermercados estão na segunda posição com uma quota de mercado de vendas de 30%, embora representem apenas 9% das lojas. No entanto, as vendas dos supermercados têm mostrado uma taxa de crescimento negativa ao longo dos últimos anos.
  As marcas estrangeiras mais famosas estão presentes no mercado japonês: Tesco, Metro, Toys'R'us, etc. Mas os japoneses no aceitam facilmente as técnicas de vendas estrangeiras. O Carrefour pagou por isso e decidiu retirar-se do mercado japonês, depois de ter estabelecido oito lojas.
  Ao contrário dos supermercados, as pequenas lojas estão a ter bons resultados. O número de lojas de conveniência, sobretudo, est a aumentar, com um volume sempre crescente de vendas.
Para mais informaes estatisticas sobre o sector, consulte o website do METI (Ministerio de Economia, Comercio e Industria).

Procedimentos de Acesso ao Mercado

Cooperação Económica: O Japão no pertence a qualquer união aduaneira. membro da Cooperacao Economica Asia-Pacfico - APEC. signatário de tratados multilaterais e bilaterais com muitos países. O Japão também assinou em Fevereiro de 2009 um Acordo de Livre Comércio com a Sua, permitindo a isenção de direitos aduaneiros para 99% das transacções comerciais entre os dois países durante um período de 10 anos. A legislação inclui disposições sobre o comércio de bens, serviços e circulação de pessoas singulares para fins comerciais.  
Barreiras não Relacionadas com as Pautas Aduaneiras: Alguns factores limitam o acesso das empresas estrangeiras ao mercado japonês: o recurso a normas exclusivamente japonesas, a importância das relações pessoais na realização de negócios, a política de regulação orientada para a preferência por produtos nacionais, etc.
  As quotas existem para determinados produtos marinhos, certos produtos químicos orgânicos, explosivos, alguns produtos farmacêuticos e médicos, certos animais e plantas conforme a Conveno de Washington.
  necessária uma licença de importação para produtos sujeitos a quotas, produtos perigosos e bens perecíveis.
proibida a importacao de alguns bens.
Direitos Aduaneiros Médios (excluindo produtos agrícolas): O Japão aplica uma Pauta Aduaneira com algumas das taxas mais baixas do mundo. A taxa média de direitos aduaneiros de 3%.
A OMC fornece uma ficha que resume as Pautas Aduaneiras do pais.
Classificação Alfandegária : O Japão utiliza o sistema harmonizado.
Serve de aviso:
  O Sistema Harmonizado de Descrição e Codificação de Mercadorias, geralmente referido como "Sistema Harmonizado" ou simplesmente "SH", desenvolvido pela Organização Mundial das Alfândegas (OMA), compreende cerca de 5000 grupos de mercadorias, cada um identificado por um código de seis dígitos. O sistema utilizado por mais de 200 pases e economias como base para as suas tarifas aduaneiras e para a recolha de estatísticas do comércio internacional. Mais de 98% das mercadorias no comércio internacional são classificadas em termos do SH.  
Website das Alfândegas: Servios Alfandegarios japoneses

Organização do Transporte de Bens

Organização do transporte de bens da origem para o destino e vice-versa: O Japão tem 128 portos, incluindo os 23 portos principais. Estão situados ao longo da costa japonesa.
  Os portos são o esteio para 99% do comércio externo do Japão e 42% da sua distribuição interna. A baía de Tóquio (seis ancoradouros, incluindo Yokohama e Tquio), a baa de Osaka (cinco ancoradouros, incluindo os de Kobe e Osaka) e a baa de Ise (cinco ancoradouros, incluindo Nagoya) são conhecidas como as Três Grandes Baías. Estas baías manuseiam cerca de 35% de toda a carga portuária no Japão. Os portos japoneses manuseiam mais 3090 mil toneladas por ano.

  O valor total do frete internacional manuseado nos aeroportos no Japão de mais de 3100 mil toneladas por ano. As companhias áreas japonesas transportam cerca de um terão do montante total do frete internacional de mercadorias.  
Empresas de transporte marítimo:
Empresas de transporte aéreo:
Empresas de transporte ferroviário:

Listas Comerciais Nacionais

Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (1) Total  
  • Actualmente 2.0/5 Estrelas.
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres
What Others Are Saying
Classificar por
View
  • Actualmente 2.0/5 Estrelas.
Mário João  |  May 24, 2011
Samuel<br/><br/>Este texto sobre o japão tem uma serie de erros que precisam de ser corrigidos. Regards