Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Italy - Comprar e vender

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Atrair a Atenção dos Consumidores

Oportunidades de Marketing

Comportamento do consumidor: A qualidade e o serviço pós-venda são factores importantes na tomada da decisão de compra dos italianos. Os consumidores também gostam que as informações sobre o produto sejam claras. Se puderem escolher, tendem a preferir os produtos "made in Italy"; no se preocupam muito em saber se o material cumpre os critérios ambientais. As novidades são bem-vindas, especialmente no sector da moda.  
Perfil do consumidor: O índice de confiança do agregado familiar está a deteriorar-se. Os Italianos preferem o consumo poupança, mas a inflação elevada teve uma influência negativa sobre seu poder de compra.
  Os consumidores italianos são muito exigentes em termos de qualidade, mas no muito em relação frequência das ofertas especiais, programas de fidelidade, possibilidades de crédito e dias e horários de abertura.  
Principais agências publicitárias:

Rede de Distribuição

Evolução do sector: Durante muito tempo, as indústrias italianas no foram suficientemente competitivas, e isso levou o governo italiano a criar barreiras importação. A população italiana está tradicionalmente ligada ao comércio local. A distribuição moderna surgiu há alguns anos com o emergir dos grandes grupos internacionais, como o Auchan/Rinascente ou o Carrefour, que tiraram partido de um relaxamento da legislação em matéria de criação de empresas, que se tornou necessária pela harmonização europeia.
  Em 2004, o comércio a retalho italiano representava 328,5 mil milhões de euros, um crescimento de 1,2% em comparação com 2003.  
Tipos de pontos de venda: O distribuidor líder em Itália o grupo Coop Italia, que baseado numa rede de mais de 1000 pontos de venda em Itália e que obteve 17,7% de quota de mercado em 2004. O Carrefour de Itália obteve 10% e o Auchan/Rinascente 9,5%.
  De um modo geral, os nomes estrangeiros representam 47% dos hipermercados. Em 2004, existiam 469 hipermercados, 990 supermercados e 6627 pequenos supermercados. O mercado de distribuição de géneros alimentícios está muito concentrado, pois os 10 grupos líderes possuem 77% da quota de mercado.
  No entanto, há um desequilíbrio entre o norte e o sul do país: mais de 50% dos supermercados e 65% dos hipermercados estão concentrados no norte do país. Como resultado, os grandes grupos terço de concentrar os seus esforços na parte sul do país.  
Organizações nos sectores:

Procedimentos de Acesso ao Mercado

Cooperação económica: Membro da Uniao Europeia.
Membro da area do euro.
Membro do Espaco Economico Europeu, que, desde 1 de Janeiro de 1993, garante a livre circulação da maioria dos bens entre os países europeus.
Tratados multilaterais e tratados bilaterais com muitos países, mas a Itália no faz parte de todos os tratados e uniões dos quais a UE signatária.  
Barreiras não relacionadas com as pautas aduaneiras: Na qualidade de membro da Uniao Europeia, a Itália aplica os regulamentos da Comunidade que são válidos em toda a União.

  Se a UE possui uma política de comércio externo liberal, há um certo número de restrições, sobretudo ao nível dos produtos agrícolas, decorrentes da implementação da PAC (Política Agrícola Comum): a aplicação de compensações importação e exportação de produtos agrícolas para favorecer o desenvolvimento da agricultura na UE implica um determinado número de sistemas para controlar e regular os bens que entram no território da UE.
  Além disso, por motivos sanitários, em relação presença de Organismos Geneticamente Modificados, se forem permitidos na Europa, a sua presença deve, por exemplo, ser sistematicamente especificada na embalagem. A importação de carne de vaca com hormonas também proibida.
  O princípio da precaução está agora mais favorecido: em caso de dívida, a importação proibida até que seja provada a no nocividade dos bens.  
Direitos aduaneiros médios (excluindo produtos agrícolas): Embora o princípio da livre circulação de mercadorias constitua a parte interna da União Aduaneira, o CCT constitui a parte externa, uma vez que permite direitos aduaneiros uniformes aplicáveis aos produtos provenientes de outros países, seja qual for o país de destino entre os Estados-membros. Os impostos para os países fora da Europa no são muito altos, especialmente para os produtos industriais (4,2% em média para a tarifa genérica).  
Classificação alfandegária : A Itália utiliza o sistema harmonizado.  
Procedimentos de importação: Os procedimentos de importação estão sujeitos a uma declaração online ou em papel. Encontrar mais informações no website da Agenzia delle Dogane (Serviços Alfandegários).  
Website das Alfândegas: Servicos Alfandegarios Italianos

Organização do Transporte de Bens

Organização do transporte de bens da origem para o destino e vice-versa: O sector portuário especializado (contentores) está em plena expansão em Itália, algo que comprovado pela presença de nove portos italianos no ranking dos trinta principais portos da União Europeia, em termos de tráfego de contentores. O papel do transporte marítimo tem vindo a expandir-se em Itália e no comércio no interior da Comunidade, graças ao projecto "auto-estradas marítimas" no quadro do desenvolvimento da rede transeuropeias de transportes.

  Todos os anos, 750.000 toneladas de mercadorias em trânsito passam através dos dois aeroportos internacionais de Roma Fiumicino e Milo Malpensa.

  O transporte de mercadorias por via rodoviária representou 1,243 milhões de toneladas em 2003.  

A rede ferroviária italiana transporta 87 milhões de toneladas de mercadorias por ano em Itália.

Empresas de transporte marítimo:

Listas Comerciais Nacionais

Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres