Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Turkey - Comprar e vender

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Atrair a Atenção dos Consumidores

Oportunidades de Marketing

Comportamento do consumidor: Os consumidores são conscientes da qualidade. Os produtos com a marcação "CE", acompanhados de instruções de utilização ou certificados de garantia, são apreciados pela sua garantia de qualidade. Aquando da decisão de aquisição, o consumidor turco considera as condições de pagamento. Os jovens estão atentos publicidade e gostam de produtos semelhantes aos que correspondem aos gostos ocidentais. No entanto, os produtos alimentares e os produtos tradicionais turcos são unanimemente aprovados.  
Perfil do consumidor: Desde o regresso da prosperidade em 2002 que os consumidores turcos apreciam os novos produtos provenientes do estrangeiro, especialmente os produtos asiáticos, que são mais económicos, e os produtos ocidentais, que têm uma conotação de luxo e de modernidade.
81% dos consumidores planeiam as suas compras atempadamente, mas 87,7% dos consumidores compram produtos que no tinham previsto comprar.
Principais agências publicitárias:

Rede de Distribuição

Evolução do sector: A distribuição moderna assistiu a um crescimento sustentado desde 1990, especialmente a cadeia Hard Discount. Contudo, o nível de desenvolvimento ainda continua limitado se comparado com a quota de mercado nos países da União Europeia. Num mercado de distribuição de produtos alimentares estimado em 72,3 mil milhões de dólares americanos, a quota de estruturas modernas era apenas de 33% em 2005.
  A ainda relativamente pequena importância do marketing de massas no tinha obrigado, até ao momento, a estabelecer legislação específica sobre o desenvolvimento de hipermercados. O governo turco submeteu, em 2005, uma proposta de lei Grande Assembleia Nacional que estabelecia a necessidade de uma autorização para a abertura de hipermercados. Outro aspecto da lei (que corre o risco de ser contestada) a proibição de abertura de hipermercados aos Domingos e feriados nacionais.  
Tipos de pontos de venda: O sector da distribuição caracterizado pela sua grande fragmentação e pouca diversificação. Actualmente, está em andamento um profundo processo de mudança com o surgimento, especialmente em Istambul, de grandes distribuidores e grandes centros comerciais, e o desenvolvimento de novas estruturas integradas escala nacional.
  Apesar destas mudanças, o sistema de distribuição continua muito complexo, com muitos intermediários. As vendas a retalho de produtos básicos (alimentos, produtos de higiene, limpeza) continuam concentradas essencialmente em cerca de 170.000 pequenas estruturas familiares. As superfícies com áreas superiores a 100 m2 são responsáveis por apenas 20% do total de vendas.
  A grande importância dos pequenos estabelecimentos retalhistas pode ser explicada pelo tamanho do país e pela dificuldade de acesso a determinadas áreas, ao limitado número de veículos na estrada e aplicação de um sistema de crédito-confiança com o comerciante local.  

Procedimentos de Acesso ao Mercado

Cooperação económica: - Membro da BSEC (Cooperação Económica do Mar Negro - 1992)
- Membro da Euromed (Processo de Barcelona)
  - União Aduaneira com a União Europeia (1996)
  - Membro do Conselho de Parceria Euro-Atlântico (EAPC, 1997)  

Tratados multilaterais e bilaterais com muitos países.

Barreiras não relacionadas com as pautas aduaneiras: Desde Janeiro de 1990, todas as importações são gratuitas, com excepção das abrangidas por motivos legais e de ordem, saúde ou segurança nacional. As formalidades administrativas associadas ás importações têm sido consideravelmente simplificadas desde 1 de Janeiro de 1990. A Política Comercial Comum estabeleceu quotas sobre a importação de produtos têxteis de países terceiros (Acordos Multifiber).  

O Ministério da Indústria e do Comércio deve conceder a sua aprovação para a importação de todos os produtos eléctricos e automóveis.
  A importação de produtos farmacêuticos e de alguns produtos de cosmética está sujeita a registo do Ministrio da Saude . Além disso, a importação de alguns produtos alimentares deve ser acompanhada de um certificado de análise. A apresentação de um certificado fitossanitário obrigatória para a importação de animais vivos e de produtos de origem animal ou vegetal.
  Os importadores de álcool devem obter um certificado de conformidade de importação emitido pelo TAPDK .

A importação de metais e pedras preciosos efectuado exclusivamente pelos bancos com autorização do Banco Central ( Merkez Bankasi , decreto N. 93/4143, 21 de Março de 1993).

Direitos aduaneiros médios (excluindo produtos agrícolas): Com a entrada em vigor da União Aduaneira com a UE, os produtos provenientes da UE movimentam-se mais livremente sem quaisquer restrições quantitativas e a grande maioria das taxas aduaneiras sobre os produtos industriais e produtos agrícolas industriais provenientes da UE e da EFTA diminuíram de 10% para 0%.  

O país está a começar a estabelecer a Pauta Aduaneira Integrada da União Europeia (TARIC) em países terceiros e, para o efeito, está a baixar as suas taxas aduaneiras de 10% para cerca de 5%, especialmente com os Estados Unidos.

Classificação alfandegária : Sistema Harmonizado.
Procedimentos de importação: De uma forma geral, a garantia aduaneira feita oralmente pelo proprietário ou pelo transportador e deve ser seguida por uma declaração acompanhada de documentos de suporte. Os procedimentos e regulamentos variam muito consoante a origem e a situação da pauta aduaneira dos produtos, etc. Para mais informações, clique aqui
Website das Alfândegas: Subsecretaria das Alfandegas

Organização do Transporte de Bens

Organização do transporte de bens da origem para o destino e vice-versa: O país tem cerca de 90 portos comerciais, 11 dos quais de grandes dimensões. Como no um país com tradições marítimas, as infra-estruturas são pobres. Apenas 4,5% do transporte interno de mercadorias feito por mar. No entanto, cerca de 87% do comércio estrangeiro da Turquia feito por mar. O transporte aéreo representa 0,3% do transporte de mercadorias e 1% de passageiros ao nível doméstico. O tráfego aéreo, no entanto, tem estado em crescimento constante há vários anos e para conseguir responder a este crescimento nos próximos anos, as autoridades turcas iniciaram um programa de desenvolvimento e modernização das infra-estruturas dos aeroportos: o projecto SMART (Modernização Sistemática de Recursos de Transportes Aéreos na Turquia), que deve estar concluído em 2008.
A rede viria na Turquia composta por 60.000 km de estradas (mais de 80% no alcatroadas), incluindo 1530 km de auto-estradas. De acordo com as estimativas do Ministerio dos Transportes Turco, 76% do transporte de mercadorias feito por estrada. Ao longo dos últimos dez anos, o governo lançou vastos programas de investimento para melhorar a rede viria.
  O transporte ferroviário ás representa 5,5% do transporte de mercadorias doméstico. A rede ferroviária turca tem 10.508 km de linhas, incluindo 8607 km de linhas principais e 1901 km de linhas secundárias. Apenas 2065 km das linhas estão electrificadas, o que corresponde a 19,6% do total. As principais linhas são Ancara-Istambul, Istambul-Kapikule (Grcia) e Divrigi-Iskenderum.  

Listas Comerciais Nacionais

Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres