Página Inicial  > Saudi Arabia - Panorama
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Saudi Arabia - Panorama

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Introdução

Capital:: Riade
Área:: 2.000 km2
População total:: 29.207
Taxa de crescimento anual:: 2.00%
Densidade:: 12.08/km2
População urbana:: 83%
População de Cidade de Riade (4.700), Jeddah (3.600), Meca (1.700), Medina (1.300), Dammam (1.300)
Língua oficial:árabe
Outras línguas faladas: O inglês a língua mais usada. Outras línguas faladas no Reino são o indonésio, somali, tagalog, urdu, farsi ocidental.
Língua de negócios: Sim, o inglês amplamente usado como língua comercial.
Origens étnicas:: árabes 90%, Afro-Asiáticos 10%
Crenças: O islandês a religião oficial da Arábia Saudita.
Indicativos telefónicos:
Para fazer um telefonema de: 00
Para fazer um telefonema para: +966
Sufixo da Internet:: .sa
Tipo de governo::
A Arábia Saudita uma monarquia absoluta, em que o Rei possui poderes supremos.
Tipo de economia::
Economia de alto rendimento
Possui as maiores reservas e o líder mundial na produção de petróleo.

Panorama Económico

A economia da Arábia Saudita baseia-se totalmente no petróleo. O país possui as maiores reservas de petróleo do mundo e ainda o maior produtor e exportador de petróleo do mundo. O petróleo representa mais de 90% das exportações do país e cerca de 75% das receitas do Estado. O crescimento económico do país manteve-se positivo em 2009 apesar da queda nos preços do petróleo. A política das grandes obras de construo levada a cabo pelo governo, bem como os investimentos directos estrangeiros e a solidez do sistema bancário e financeiro, permitiram que este país se tornasse a primeira economia da região e uma das maiores do mundo. A inflação, que atingiu um recorde de 10% em 2008, principalmente devido ao aumento dos pregos dos produtos alimentares, j diminuiu. O governo pretende reduzir a dependência do reino em relação ao sector petrolífero, diversificando as suas actividades económicas e desenvolvendo sobretudo os sectores agrícola, alimentar e industrial. Os investimentos privados são apoiados por um generoso financiamento e planos de incentivo governamentais. O desemprego do país está calculado em cerca de 12%. O nível de vida um dos maiores da região com USD 15.352 do PIB/habitante. O turismo gera receitas altamente significativas (cerca de 4 milhões de turistas por ano), exclusivamente por conta da peregrinação a Meca.

Principais Indústrias

A agricultura representa cerca de 3% do PIB e emprega 12% da população activa. No um sector muito produtivo apesar dos elevados investimentos estatais. A Arábia Saudita importa a maioria das suas necessidades em termos de produtos agrícolas e alimentares por causa das limitações geográficas e climáticas. 
 O sector industrial representa dois terços do PIB. dominado por actividades no transformadoras (prospecção de petróleo). A parte do sector industrial, excluindo o petróleo, está a aumentar devido aos investimentos do Estado Saudita para diversificar a economia. O sector da transformação apenas contabiliza cerca de um décimo do PNB.
 Por último, os serviços representam 22% do PIB. Este sector primordialmente dominado pelos serviços de turismo, finanças e seguros e pelo sector bancário.

Panorama Geral do Comércio Externo

A quota de comércio estrangeiro na Arábia Saudita de cerca de 90% do PIB. Os principais parceiros de exportacao da Arábia Saudita são os Estados Unidos e os países do Sudeste Asiático. O país exporta principalmente crude, plásticos e químicos orgânicos. Os principais parceiros de importação são os Estados Unidos, os países do Sudeste Asiático e a União Europeia. A Arábia Saudita importa principalmente veículos, maquinaria, equipamento eléctrico, ferro e ao e produtos alimentares.  

Para promover o comércio internacional, atrair o investimento directo estrangeiro e diversificar os sectores no petrolíferos, o governo anunciou planos para estabelecer quatro "cidades económicas" em diferentes regiões do país.

A Arábia Saudita registou um acréscimo significativamente elevado de comércio em 2008. Apesar da queda dos preços do petróleo, o país deve revelar uma balança positiva nos anos vindouros.

IDE

A Arábia Saudita o principal destinatário dos investimentos directos estrangeiros no Golfo e no Médio Oriente, com 21 mil milhões de dólares em 2007. Os stocks de IDE estão constantemente a aumentar. O governo da Arábia Saudita investiu de forma massiva nas infra-estruturas nacionais para atrair investimentos. Apesar de a crise económica global ter abrandado a economia nacional, a Arábia Saudita manteve ainda assim um crescimento positivo em 2009. Algumas das características que atraem os investidores para o país são uma taxa de câmbio estável e uma inflação controlada, bem como programas de privatizações extensivas. O desempenho dinâmico do sector bancário está a levar ao crescimento do sector no petrolífero. Por fim, o acesso s maiores reservas mundiais de petróleo, custos muito baixos de energia e um alto nível de vida são factores decisivos para os investidores estrangeiros.
Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres