Página Inicial  > New-Zealand - Panorama
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

New-Zealand - Panorama

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Introdução

Capital:: Wellington
Área:: 268 km2
População total:: 4.252
Taxa de crescimento anual:: 1.04%
Densidade:: 15.79/km2
População urbana:: 86%
População de Auckland (1.200), Wellington (400), Christchurch (360), Hamilton (185), Napier (120)
Língua oficial: Inglês e maori.
Língua de negócios: Inglês
Origens étnicas:: Neozelandeses Europeus 69,8%, Maori 7,9%, Ilhus do Pacífico 4,5%, Asiáticos e outros 17,8%
Crenças: Anglicanos 24%, Presbiterianos 18%, Católicos Romanos 15%, Metodistas 5%, Baptistas 2%, outros Protestantes 3% e no definidos ou nenhuma religião 33%
Indicativos telefónicos:
Para fazer um telefonema de: 00
Para fazer um telefonema para: +64
Sufixo da Internet:: .co.nz
Tipo de governo::
Democracia parlamentar e monarquia constitucional dentro da Commonwealth. O poder executivo conferido ao governador-geral, o qual representa a Coroa Britnica. A legislatura um parlamento unicamente com 121 representantes.
Tipo de economia::
Economia de alto rendimento, membro da OCDE, OMC e APEC. Membro do Fórum do Pacífico Sul. Voltado principalmente para a agricultura e turismo. Apesar da pequena dimensão da sua economia, estão entre os líderes mundiais de produção e exportação de leite e lacticínios.
A Nova Zelândia está muito dependente do comércio externo.

Panorama Económico

Depois de uma taxa de crescimento de mais de 2% em 2005, 2006 e 2007, o PIB da Nova Zelândia caiu em 2008/2009, na sequência da desaceleração da economia global. O país viveu dezoito meses de crescimento negativo antes do PIB se fixar em 0,1% no segundo trimestre de 2009. Esta relativa melhoria deveu-se ao estabelecimento de uma política monetária eficaz (a redução da taxa directora de 8,25% em Julho de 2008 para 2,5% em Abril de 2009), a uma política fiscal atraente e a um forte aumento do balanço migratório a fim de estimular a aquisição de imóveis no mercado imobiliário. A actividade foi fortemente influenciada pelo dinamismo do sector primário, nomeadamente, as indústrias da pesca, silvicultura e mineira. Tradicionalmente, os factores de crescimento económico da Nova Zelândia são a procura interna e as exportações.  

 

O PIB per capita está em processo de recuperação a par com as principais economias da Europa ocidental. O desemprego, que tem vindo a diminuir desde 2003, começou a aumentar novamente na sequência da crise e pode chegar aos 7% em 2010.

Em resposta recesso económica que atingiu a Nova Zelândia, foi adoptado um plano de recuperação, visando em especial o emprego, a educação, o turismo, as telecomunicações, a construo e as infra-estruturas.

Principais Indústrias

A Nova Zelândia uma das mais pequenas economias da OCDE que continua a estar fortemente dependente de produtos agrícolas. A agricultura a principal fonte de exportação da Nova Zelândia. Em 2008, os lacticínios representavam 21% do total de exportações de mercadorias da Nova Zelândia. Os outros principais produtos agrícolas exportados são a carne, a madeira, a fruta e produtos piscatórias. A Nova Zelândia também possui uma próspera indústria vinícola. O país rico em recursos naturais, nomeadamente, o gás, a gasolina e o carvão.

 O sector dos serviços representa mais de dois terços do PIB e emprega perto de 65% da população activa. O turismo, que tem vindo a crescer rapidamente nos últimos anos, uma das fontes de receita comercial estrangeira mais importantes do país. Os sectores do comércio a retalho e por grosso e dos hotéis e restaurantes são componentes primordiais da economia de Nova Zelândia, sendo responsáveis por cerca de 25% do sector dos serviços. A qualidade das infra-estruturas dos transportes desempenha um papel fundamental no crescimento económico do país.

Panorama Geral do Comércio Externo

O comércio externo um elemento essencial da economia da Nova Zelândia, a qual uma das mais abertas do mundo. A quota de comércio externo no seu PIB superior a 60%. A economia do país altamente voltada para o comércio, representando a exportação de mercadorias e serviços 33% da produção total.
 Os principais parceiros comerciais (tanto de importações como exportações) são a Austrália (a maior parte da mercadoria transita livremente entre os dois países), os Estados Unidos, Japão, China, Coreia e o Reino Unido.
 A balança comercial voltou a ser excedentária no segundo trimestre de 2009, no obstante a valorização do dólar da Nova Zelândia, devido ao aumento de exportações de leite e queda dos preos dos volumes de importação.
 As principais exportações do país são os produtos lácteos, carne, l, maquinaria, frutas e nozes. Os principais produtos importados são veículos, maquinaria, combustíveis minerais e petróleo, equipamento eléctrico e electrónico e plásticos.

IDE

A entrada de IDE altamente internacionalizada de acordo com as normas da OCDE. Na década de 1990, apenas a Bélgica e a Irlanda apresentaram maior fluxo de entrada de IDE, como percentagem do PIB, do que a Nova Zelândia. O fluxo de IDE da Nova Zelândia, em relação ao PIB, cerca do dobro do da Austrália e do Canadá e trs vezes superior ao dos países escandinavos. A maior parte do fluxo de entrada de IDE da Nova Zelândia proveniente da Austrália, Grã-Bretanha, Estados Unidos da América e Países Baixos. O Japão, os países da CEAP e o resto da Europa são pequenos investidores na Nova Zelândia. O IDE alcançou os 8,1 mil milhões de dólares em 2007, um valor que posicionou a Nova Zelândia no 45 lugar na classificação global de países atractivos em termos de IDE, com 0,34% do IDE global. Com a crise mundial, o influxo de IDE tem vindo a cair consecutivamente, principalmente devido redução das importações de mercadorias.
Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres