Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Algeria - Comprar e vender

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Atrair a Atenção dos Consumidores

Oportunidades de Marketing

Comportamento do consumidor: O preço um elemento essencial na decisão de compra do consumidor argelino. O nome da marca torna-se um elemento de escolha apenas se o preço for razoável. Uma parte significativa do orçamento dos agregados familiares vai para despesas com a habitação e com a alimentação.  
Perfil do consumidor: Apesar da melhoria verificada no poder de compra dos Argelinos, o país está ainda bastante longe do que se pode chamar uma sociedade de consumo. Os Argelinos são cautelosos na gesto do seu rendimento. A inflação mal limitada, sobretudo nos bens essenciais devido ao aumento dos preços no mercado mundial, leva os agregados familiares a fazerem determinadas restrições.  
Principais agências publicitárias:

Rede de Distribuição

Evolução do sector: O mercado da distribuição desde há muito tempo que dominado pelas empresas públicas. Porém, nos últimos anos, graças a uma onda de privatizações, as empresas estrangeiras - sobretudo francesas - tm demonstrado algum interesse no mercado argelino.  
Tipos de pontos de venda: A Argélia possui um sistema de distribuição bem desenvolvido que partilhado entre as empresas públicas e privadas. As empresas estatais vendem principalmente produtos alimentares públicos, produtos farmacêuticos e material industrial importado. A maioria dos distribuidores são empresas privadas, especialmente no sector do equipamento. Na mesma medida, apesar da presença das empresas públicas, o comércio a retalho controlado em exclusivo pelos lojistas privados.
O grupo Blanky domina o sector dos produtos alimentares. Incorporou as lojas que eram anteriormente geridas pela empresa estatal "lés galerias agrimenses". O grupo Promy também um grande grupo e oferece vários tipos de produtos: têxteis, aparelhos eléctricos, produtos alimentares dos quais 75% são produzidos na Argélia. A par destes, existe uma enormidade de pequenas lojas de retalho. Por exemplo, os produtos Danone (40% da quota de mercado dos lacticínios frescos) são vendidos sobretudo nas pequenas lojas locais.
  A UGCAA (União Geral dos Lojistas e Artesãos Argelinos) incentiva os distribuidores estrangeiros a estabelecerem-se na Argélia, pois, na sua opinião, reduziriam o peso do comércio no oficial, que julga-se ter representado 35% da actividade comercial em 2004 distribuída por mais de 2400 mercados no oficiais (independentemente do sector de actividade) e 500000 lojistas. Como comparativo, no Registo Comercial, apenas estão registados 648 supermercados e mini-mercados. Porém, as grandes lojas estrangeiras so desmotivadas pelo custo do investimento e pela complexidade dos serviços alfandegários. Este o caso particular do Carrefour, que ainda est hesitante na abertura de lojas Champion no país.
  Pela sua parte, as pequenas lojas locais no se mostram preocupadas com o estabelecimento das empresas estrangeiras; consideram que a comercialização em massa vai ao encontro das necessidades dos consumidores mais prósperos do que os seus clientes. Dado que o poder de compra da maioria dos argelinos mantém-se baixo, eles continuam a preferir fazer compras no lojista local.  

Procedimentos de Acesso ao Mercado

Cooperação económica: Acordo de cooperacao com a Unio Europeia
Membro da Uniao Africana
Membro da Liga Arabe
Membro da Uniao do Magreb rabe
Membro da Zona de Comercio Livre Arabe (AFTZ).
  O país assinou um acordo comercial com outros 21 países na Ronda em São Paulo do Sistema Global de Preferências Comerciais entre Países em Desenvolvimento (GSTP).  
Barreiras não relacionadas com as pautas aduaneiras: Nos últimos anos, a Argélia intensificou a liberalização do seu comércio com os países estrangeiros. Porém, o pas aplica elevadas taxas alfandegárias nalguns bens para proteger a produção nacional. Todas as transacções de importação e exportacao de bens e serviços devem ser domiciliadas num banco.  
Direitos aduaneiros médios (excluindo produtos agrícolas): 0 a 30%
Classificação alfandegária : As tarifas aduaneiras argelinas aplicam a nomenclatura do Sistema Harmonizado (SH).
Procedimentos de importação: Para importar ou exportar bens, deve apresentar uma declaração detalhada no departamento dos serviços alfandegários, a qual deve ser feita por escrito e assinada pelo informante.
Para consultar os procedimentos de importacao, clique aqui.

Organização do Transporte de Bens

Organização do transporte de bens da origem para o destino e vice-versa: O principal meio de transporte na Argélia, para a importação e exportacao, pelo mar. Os principais portos comerciais são: Argel (10071292 toneladas), Oro (3879581 toneladas), Annaba (5175759 toneladas) e Djendjen (1379359 toneladas); estes totalizam 75% do tráfego portuário (excluindo os hidrocarbonetos). O porto de Argel o principal porto comercial do país. O volume global de tráfego registado por estes portos durante 2006 foi de 126,92 milhões de toneladas, dos quais 99,96 foram exportações e 26,95 importações. Para mais informacoes, veja a apresentacao da UNECE dos portos argelinos.

 

No obstante, de acordo com o Ministério dos Transportes, todas as empresas de gesto dos serviços aeroporturios (EGSA) em conjunto registaram, em 2004, um aumento de 533 toneladas do volume de carga, que um aumento de +2%. A Air Algrie, a principal linha área argelina, registou da sua parte um aumento de +7,38% no volume de carga em 2004, o que significa 23043 toneladas contra 21459 toneladas em 2003.

As distâncias percorridas por terra são grandes. A rede rodoviária ainda limitada. Na falta de uma estatística fiável sobre a actividade do transporte rodoviário do sector privado, muito difícil avaliar o volume efectivo de bens transportados por estrada na Argélia.

A Empresa Nacional de Transportes Ferroviarios (SNTF) transportou 8293 milhões de toneladas de bens em 2004 contra os 8162 milhões de toneladas em 2003.

Empresas de transporte marítimo:
Empresas de transporte aéreo:
Empresas de transporte ferroviário:

Listas Comerciais Nacionais

Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (1) Total  
  • Actualmente 0.0/5 Estrelas.
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres
What Others Are Saying
Classificar por
View
  • Actualmente 0.0/5 Estrelas.
Flavioo Santoss  |  June 23, 2015
ok