Página Inicial  > Algeria - Panorama
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Algeria - Panorama

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Introdução

Capital:: Argel
Área:: 2.382 km2
População total:: 34.586
Taxa de crescimento anual:: 1.49%
Densidade:: 14.21/km2
População urbana:: 65%
População de Argel (3.000), Setif (1.500), Oro (1.400), Djelfa (1.200), Tizi Ouzou (1.100)
Língua oficial: Desde Julho de 1998 que a língua oficial da Argélia o árabe.  
Outras línguas faladas: A maioria dos Argelinos fala um dialecto árabe, apesar de o árabe ser a língua oficial na Argélia. O Tamazight foi instituído como a segunda lingua nacional em Abril de 2002.
  O francês ainda usado por muitos argelinos, sobretudo na administração.  
Língua de negócios: As línguas comerciais são normalmente o francês e o árabe, apesar de algumas empresas utilizarem o inglês.  
Origens étnicas:: A população argelina principalmente de origem berbere.  
Crenças: Muçulmanos sunitas: 99,6%; Católicos: 0,2%; Outros: 0,2%.  
Indicativos telefónicos:
Para fazer um telefonema de: 00
Para fazer um telefonema para: +213
Sufixo da Internet:: .dz
Tipo de governo::
  República, democracia parlamentar combinada com poder presidencial.  
Tipo de economia::
  Economia de médio-baixo rendimento  
  As riquezas do petróleo e do gás ao serviço do desenvolvimento.  

Panorama Económico

  O crescimento na Argélia abrandou face crise económica mundial. De facto, apesar dos esforços do governo argelino em diversificar a economia nacional, esta mantém-se em larga medida numa base anual, assente na utilização e venda dos seus hidrocarbonetos. Entretanto, os preços do gás e petróleo sofreram um colapso na sequência da crise financeira e, consequentemente, o valor das exportações argelinas diminuiu significativamente.  

 

De modo a promover o crescimento do mercado interno, o governo argelino lançou uma importante política de construo, nomeadamente no sector das infra-estruturas dos transportes.  Hoje em dia, esta política criticada por duas ordens de razão. A primeira a de que, no momento em que este programa foi levado a cabo, o preço do barril de petróleo estava muito elevado. As condicoes do mercado global actual alteraram-se consideravelmente e alguns observadores questionam a adaptabilidade desta política. Ainda mais porque a Argélia está a funcionar sobre um "multiplicador negativo", o que significa que os recursos injectados na economia são muito superiores riqueza gerada.

A actual taxa de desemprego na Argélia está oficialmente nos 8%, mas existe quem defenda que está mais perto dos 20%. O PIB/habitante estava nos USD 4600 em 2008. de notar que h uma grande discrepância entre as condicoes de vida urbana e rural.

Principais Indústrias

  A agricultura contribui com cerca de 8% do PIB e emprega cerca de 25% da população activa. As principais colheitas são de trigo, cevada, aveia, fruta citrina, uvas, azeitona, tabaco e tâmaras. A Argélia produz uma grande quantidade de cortiça e possui uma quantidade significativa de exploração pecuária.

  O sector do gás e petróleo representa a maioria do rendimento do orçamento e quase todo o rendimento das exportações. A Argélia o 2 maior exportador de gás do mundo. Está classificada em 14 lugar pelas suas reservas de petróleo e em 7 lugar pelas suas reservas de gs. Os minérios extraídos em grandes quantidades são o ferro, chumbo, fosfato, urânio, zinco, sal e carvão. As principais actividades do sector do fabrico são a transformação industrial de produtos alimentares, os têxteis, os produtos químicos, os metais e os materiais de construo.
  O sector terciário contribui com cerca de um terão do PIB.  

Panorama Geral do Comércio Externo

  As exportações argelinas cresceram cerca de 223%, entre 2002 e 2008. Esta banjo deveu-se principalmente s exportações de hidrocarbonetos, que representa cerca de 98% do total de exportações, e explosão dos preços mundiais. A consequência lógica, dada a abertura da economia argelina, foi o crescimento paralelo das importações (+133%). Durante este período, a balança comercial criou um excesso significativo e a Argélia possui agora reservas de divisa estrangeira de cerca de 100 mil milhões de dólares. Infelizmente, a queda global dos preços do petróleo e os níveis sustentados das importações ameaçaram a balança comercial da Argélia em 2009.
  Os principais parceiros comerciais da Argélia são a União Europeia, os países do NAFTA (Acordo de Comércio Livre da América do Norte) e a China.  

IDE

  O governo permanece empenhado na liberalização económica e continua a procurar investimento estrangeiro em sectores como as infra-estruturas, telecomunicações, energia e água.  

Os investimentos directos estrangeiros na Argélia sofreram um aumento excepcional em 2008 e atingiram os 6,2 mil milhões de euros. Estes números extremamente encorajadores escondem duas tendências contraditórias: uma redução no investimento europeu e um renascimento do interesse pelos investidores do Golfo. De facto, o IDE europeu durante este período caiu 50%, enquanto que os investidores do Golfo decidiram fortalecer a sua posição no país e investiram a quantia de 4,9 mil milhões de euros. possível ver nesta tendência uma reacção dos investidores europeus quando tiveram de encarar uma série de medidas proteccionistas tomadas pelo governo argelino em Dezembro de 2008. Os resultados referentes ao ano de 2009 mostram uma queda do IDE associada ao ambiente económico global. Além disso, podemos também ver um redireccionamento do IDE para o mercado doméstico através do aumento de projectos de desenvolvimento dos transportes e infra-estruturas.
  Os sectores que atraem a maioria do IDE são o sector energético, seguido dos sectores das telecomunicações e do turismo.

Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (1) Total  
  • Actualmente 0.0/5 Estrelas.
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres
What Others Are Saying
Classificar por
View
  • Actualmente 0.0/5 Estrelas.
Flavioo Santoss  |  June 23, 2015
ok