Página Inicial  > Poland - Panorama
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Poland - Panorama

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Introdução

Capital:: Varsóvia  
Área:: 313 km2
População total:: 38.464
Taxa de crescimento anual:: -0.05%
Densidade:: 124.44/km2
População urbana:: 61%
População de Varsóvia (2.375), Lodz (1.060), Krakow (760), Wroclaw (635), Poznan (570)  
Língua oficial: O idioma oficial o polaco.
Outras línguas faladas: O polaco pertence família de idiomas Eslávico Ocidentais (tal como o checo e o eslovaco).
  Os idiomas estrangeiros mais falados são o alemão e o inglês, mas til saber algumas palavras de polaco para viajar pelo país, especialmente fora das grandes áreas urbanas.  
Língua de negócios: Consoante o tipo de empresa que contactar, a sua localização geográfica e o sector de actividade, pode ser difícil encontrar algum que fale inglês. O conhecimento insuficiente do inglês e do alemão muitas vezes faz com que seja necessário um intérprete. No entanto, as gerações mais novas falam cada vez mais o inglês.  
Origens étnicas:: 97,8% Polacos, 0,4% Alemães, 0,1% Bielorrussos, 0,1% Ucranianos e 2,7% de outras nacionalidades.  
Crenças: Católicos 95%
  Cristãos Ortodoxos 1,8%
Outros 3,2%.
Indicativos telefónicos:
Para fazer um telefonema de: 00
Para fazer um telefonema para: +48
Sufixo da Internet:: .pl
Tipo de governo::
  Polónia (nome oficial: República da Polónia) uma república baseada em democracia parlamentar. O país aderiu União Europeia em Maio de 2004.  
Tipo de economia::
  Economia de rendimento médio-alto, membro da OCDE, anterior país de trânsito, Mercado Financeiro Emergente  

Panorama Económico

  A economia da Polónia desenvolveu-se rapidamente nos meados dos anos 90, mas abrandou consideravelmente entre 2001 e 2002. Em Maio de 2004, quando o país aderiu União Europeia, a situação económica recuperou e foi fortalecida pela sua integração na comunidade. O crescimento do PIB foi bom entre 2006 e 2008. A crise financeira que afectou o país defrontou uma política económica saudável baseada num baixo défice público e um nível de dívida controlado. No primeiro trimestre de 2009 foi registado um crescimento negativo do PIB, ao fim de 14 anos de crescimento positivo contínuo. A inflação está sob controlo e assim deve manter-se nos próximos anos. As contribuições de investimento estrangeiro são substanciais, especialmente no sector da subcontratação.  

Principais Indústrias

  Na Polónia, a agricultura emprega menos do que 20% da população activa e contribui com cerca de 4% para o PIB. O país normalmente auto-suficiente no que respeita a alimentos. As principais culturas são centeio, batatas, beterraba, trigo e produtos lácteos. O porco e a ovelha são os principais animais de criação. A Polónia relativamente rica em recursos naturais e os principais minerais são carvão, enxofre, cobre, chumbo e zinco.  

O indústria de transformação o motor da economia, contribuindo com cerca de 30% para o PIB, ao passo que o sector terciário representa cerca de 65% do PIB. Os principais sectores industriais do país são o fabrico de maquinaria, telecomunicações, ambiente, transporte, construo, processamento industrial de alimentos e tecnologias de informação. A indústria automóvel resistiu bem aos efeitos da crise económica porque o sector estava no nicho certo no momento certo - isto , produzindo veículos pequenos e económicos.

Panorama Geral do Comércio Externo

  A Polónia o maior país central europeu, tanto em termos de área como de população. A localização geográfica da Polónia torna-a estrategicamente importante, sendo a sua localização a meio das distâncias entre Paris e Moscovo e entre Estocolmo e Budapeste. Faz fronteira com Alemanha, República Checa, Eslováquia, Ucrânia, Bielorrússia, Lituânia e Rússia, e possui grande portos ligados ao Mar do Norte através do Mar Báltico. Para além disso, o país um bom ponto de exportação de bens para a ex-União Soviética, com a qual mantém boas relações comerciais. As exportações polacas aumentaram em mais de 30% desde que a Polónia aderiu UE, especialmente para a Rússia (mais de 75%). A balança de comércio da Polónia continuou a melhorar com um aumento de exportações superior ao de importações. O comércio externo representa cerca de 80% do PIB nacional. Os três principais parceiros comerciais são União Europeia, Rússia e China.
  O país apresenta um ligeiro défice comercial em 2009, tendência que deve continuar durante os próximos anos.  

IDE

  A análise ao IED da Polónia mostra que este está a abrandar. O fluxo de investimento estrangeiro diminuiu ligeiramente. Prevê-se que esta tendência se mantenha nos próximos anos, devido deterioração do ambiente económico internacional. A Polónia, portanto, mantém uma imagem económica saudável e forte. O sector imobiliário representa mais do que 40% do IED total, na medida em que a maioria dos investimentos no comércio, indústria e serviços têm um grande componente imobiliário e excluindo compras e vendas de bens j existentes. Os pontos fortes da Polónia são a sua posição estratégica e a sua população numerosa.  
Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres