Página Inicial  > Taiwan - Panorama
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Taiwan - Panorama

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Introdução

Capital:: Taipei
Área:: 32 km2
População total:: 23.025
Densidade:: /km2
População de Taipei (6.750), Kaohsiung (2.775), Taichung (2.275)
Língua oficial: Chinês mandarim.
Outras línguas faladas: Língua oficial: chinês mandarim, embora o Min Nan Hua taiuans (dialecto do sul de Fujian) e o Hakka (idioma indígena) sejam amplamente falados.
Língua de negócios: Português
Origens étnicas:: Taiuaneses (incluindo Hakka) 84%, Chineses do continente 14%, indígenas 2%.
Crenças: Taiwan muito diversificada em termos de religião, com a prática do Budismo, Daosmo, Cristianismo, Mormonismo, a Igreja da Unificação, Islão e Hindusmo, assim como seitas nativas, como o Yiguandao, e outras.
Indicativos telefónicos:
Para fazer um telefonema de: 002
Para fazer um telefonema para: +886
Sufixo da Internet:: .tw
Tipo de governo::
Taiwan independente h meio século, mas a China considera-a parte do seu território e quer voltar a uni-la ao continente. Legalmente, a maioria das nações e inclusivamente as Nações Unidas (UN) reconhecem a posição do governo Chinês de que Taiwan uma província da China. No entanto, o nome de Taiwan (nome oficial: República da China) um estado republicano independente assente numa democracia parlamentar e com um governo se-mi-presidencial.
Tipo de economia::
Mercado Financeiro Emergente

Panorama Económico

Após cerca de cinco décadas de boa gestão económica, Taiwan conseguiu passar de uma ilha eminentemente agrícola e subdesenvolvida para uma potência económica que um dos principais produtores de produtos de alta tecnologia.  

 

Taiwan possui uma economia capitalista dinâmica, na qual o controlo do investimento e do comércio estrangeiro por parte das autoridades estão a diminuir gradualmente. A ilha apresenta um excedente comercial significativo e a sua reserva de moeda estrangeira das maiores do mundo. Apesar disso, o país foi seriamente afectado pela crise económica internacional, com o crescimento do PIB a diminuir em 2008 e principalmente em 2009. As exportações, que são os principais impulsionadores do crescimento de Taiwan, caíram mais de 22% durante 2009. Com uma perda de mais de 30%, o investimento privado desintegrou-se. No que diz respeito ao consumo, este caiu 8% e, finalmente, a taxa de desemprego fixou-se nos 6%, o nível mais alto desde Julho de 2003.

Paralelamente, o governo iniciou um plano de recuperação, criando cupões de aquisição que são aceites por todos os comerciantes da ilha. Este enorme plano de recuperação do consumo, que custa 85,7 mil milhões de NTD, deve permitir a recuperação do crescimento em 2010. O governo pretende ainda investir 858,5 mil milhões de NTD na economia nos próximos quatro anos e alocar empréstimos a empresas no valor de 1.100 mil milhões de NTD. Uma poro destes investimentos públicos, 500 mil milhões de NTD, ir para infra-estruturas de financiamento. 200 mil milhões de NTD serão também destinados ao desenvolvimento da concorrência empresarial.

Principais Indústrias

O sector agrícola contribui muito marginalmente para o PIB. As principais culturas de Taiwan são arroz, cana-de-açúcar, frutas e vegetais. Taiwan tem recursos naturais limitados.
 O sector secundário contribui para uma parte significativa do PIB. Embora as indústrias tradicionais, como o ferro e o ao, os produtos químicos e a mecânica, contribuam para cerca de metade da produção industrial, as novas indústrias são mais dinâmicas. Taiwan um dos maiores fabricantes de se-mi-condutores, computadores e telemóveis. também um dos maiores fornecedores mundiais de monitores de computadores.
 O país, que lida continuamente com a relocalização de indústrias de grande empregabilidade para países onde a mo-de-obra mais barata (especialmente a China), ter de se sustentar em novas converses e mudar de uma economia baseada em alta tecnologia para uma economia orientada para os serviços.

Panorama Geral do Comércio Externo

Ao longo dos últimos 40 anos, o comércio estrangeiro tem sido o impulsionador do crescimento de Taiwan. A economia de Taiwan continua muito orientada para as exportações, de tal modo que depende um regime de comércio mundial aberto e permanece vulnerável a contracções da economia mundial, como a actual crise económica demonstra. O sector da electrónica o sector de exportação industrial mais importante de Taiwan e também o que recebe a maioria do investimento americano. Taiwan, na qualidade de economia independente, tornou-se membro da Organização Mundial do Comércio (OMC) como Territorio Alfandegario Separado de Taiwan Taiwan, Penghu, Kinmen e Matsu ("Taipei Chinesa") em Janeiro de 2002. Os principais parceiros de exportações de Taiwan so a China, Hong Kong, os Estados Unidos e o Japão. Para mais informações, consulte o website COMTRADE.

 

A ilha apresentou um balanço comercial positivo em 2007 e 2008. No entanto, o balanço comercial piorou rapidamente desde 2009. Com a crise, o governo optou por acelerar a reconciliação económica e comercial com a China continental e iniciou um plano de recuperação económica considerável cujos efeitos ainda so incertos. No entanto, os baixos números da economia chinesa afectam directamente os investidores de Taiwan, considerando que Taiwan ainda era o principal investidor no continente em 2009.

IDE

Entre 2005 e 2007, Taiwan apresentou um crescimento significante no fluxo de IDE. Em termos de atraco de Investimentos Directos Estrangeiros, a ilha ocupa o 6 lugar entre as economias do Leste, Sul e Sudeste Asiático, atrás da China, Hong-Kong, Singapura, Índia e Tailândia. No entanto, devido crise internacional, o fluxo de IDE abrandou consideravelmente em 2008 e 2009.
Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres