Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Venezuela - Comprar e vender

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Atrair a Atenção dos Consumidores

Oportunidades de Marketing

Comportamento do consumidor: O consumidor venezuelano tem em consideração a marca do produto que está a adquirir. A maioria dos consumidores tem em consideração o preço e distingue os produtos nacionais dos estrangeiros, independentemente da gama do produto. de notar que muitos consumidores preferem sacrificar a qualidade em benefício de um preço mais baixo. Neste ambiente, a fidelidade para com uma marca desvanece-se perante um produto mais económico, ou um produto que aparente possuir uma melhor relação preço-qualidade. Hoje em dia, o consumidor tende a planear e priorizar os seus gastos segundo a sua importância. Também escolhem as opções outlet que lhe pareçam oferecer as maiores vantagens promocionais.  
Perfil do consumidor: Uma grande parte da população vive ainda abaixo do limiar da pobreza: 37.9%. Com a crise económica do início do século, houve uma alteração do modelo de consumo da população. As classes mais abastadas constituem uma fonte permanente de clientela; consomem grandes quantidades de produtos de electrónica e de bens de luxo. No entanto, de notar que desde 2004-2005, o consumo doméstico aumentou com o regresso do crescimento económico. No que diz respeito aos hábitos dos consumidores, os venezuelanos consomem muita cerveja (nacional), cigarros, fast-food ou produtos take-away. As mulheres vão a salões de beleza com frequência e compram grandes quantidades de produtos de beleza, acessórios e roupa.  
Principais agências publicitárias:

Rede de Distribuição

Evolução do sector: A distribuição no está limitada por qualquer lei e no está sujeita a quaisquer regulamentos. Representante ou agente do fabricante, importador grossista, distribuidor, importador retalhista ou importador directo para consumo final. tudo possível. Além disso, frequente descobrir que as empresas venezuelanas conjugam algumas destas funções em simultâneo. Não são necessárias licenças específicas para que uma empresa local ou particular possa importar produtos. Muitos retalhistas gerem as suas próprias importações, por vezes remetendo as suas encomendas através de agentes ou comprando directamente de fornecedores no estrangeiro. As concessões são permitidas graças existência de leis relativas ao investimento estrangeiro. Os acordos de pagamento relativos a concessões, direitos, patentes, ou assistência técnica devem ser registados, mas no estão sujeitos a novas negociações ou outros controlos. Alguns pagamentos relativos utilização de direitos de concessão estão sujeitos a impostos diferidos. As concessões s serão bem sucedidas se aportarem tecnologia em conjugação com serviços que no estejam disponíveis na Venezuela.  
Tipos de pontos de venda: Sambil, Almacenes Êxito  

Procedimentos de Acesso ao Mercado

Cooperação económica: A Venezuela faz parte da OMC, do Banco Mundial, da CEPALC, Comissão Económica para a América Latina e as Caraíbas, da ALADI, Associação Latino-americana para a Integração e do MCCA, Mercado Comum Centro-americano. Subscreveu o Acordo de Promoção e Protecção do Investimento em 1993 e parceira do MERCOSUL. O país saiu da Comunidade Andina, que congrega vários países do Cone Sul, em 2006.  
Barreiras não relacionadas com as pautas aduaneiras: Alguns dos controlos de exportação raramente são usados. Alguns recursos minerais poderão ser controlados aquando da exportação. A reexportação de produtos de equipamento normalmente no permitida, excepto se a importação for temporária.
  As licenças de importação raramente são obrigatórias, mas alguns produtos estão sujeitos a uma licença de importação: as armas de fogo e os explosivos precisam de uma licença de importação do Ministério do Interior.
  São necessários certificados de importação para determinados produtos sujeitos a um controlo especial. Todas as importações de produtos alimentícios e agrícolas estão sujeitas obtenção de certificados de salubridade e fitossanitários.
  Os medicamentos, os produtos alimentares e os cosméticos têm de ser registados junto do Ministério da Saúde.
  Se forem importados produtos alcoólicos, necessária a aposição de uma etiqueta em torno da rolhadura da garrafa. Este procedimento também necessário para os cigarros importados.  

Para mais informações, visite o sítio Web da Comissao de Administracao de Divisas.

Direitos aduaneiros médios (excluindo produtos agrícolas): 12%
Classificação alfandegária : Os impostos alfandegários sobre as importações situam-se entre os 5 e os 20% (há algumas excepções, como os veículos privados: 35%). Em média: 12%. O imposto sobre transacções grossistas de 16,5% (sobre o preço CIF + imposto de importação + taxas alfandegárias). Na zona franca de Margarita, esta taxa aplicada apenas aos serviços. A taxa sobre os produtos de luxo situa-se entre os 10 e os 20%, consoante o produto. Esta taxa calculada sobre o resultado da taxa grossista mencionada acima. Existe uma taxa específica para produtos petrolíferos e seus derivados. A importação de veículos privados, novos ou em segunda-mo, que no sejam do ano corrente, está interdita, com a excepção de particulares no quadro de uma mudança de residência, o mesmo se aplicando a vestuário em segunda-mo ou pneus usados. interdita a importação de carne de porco e derivados. No âmbito da OMC, são estabelecidos direitos aduaneiros compensatórios para os produtos agro-alimentares básicos: leite, alguns queijos, cereais.. Os direitos anti-dumping são aplicáveis a alguns produtos, como gangas, originários da China.  
Procedimentos de importação: Observações: O exportador dever seguir as instrues do importador e, para os produtos que necessitem de registo (produtos alimentares e farmacêuticos, perfumes), garantir que foram respeitados todos os processos burocráticos antes do transporte. Em geral, os processos burocráticos são bastante lentos e o importador venezuelano dever disponibilizar um determinado número de documentos com a colaboração do exportador.  

 

Para saber quais são os processos burocráticos, consulte a Comissão de Administração de Divisas (CADIVI):

Website das Alfândegas: Alfandegas da Venezuela

Organização do Transporte de Bens

Organização do transporte de bens da origem para o destino e vice-versa: A rede viria bastante vasta e muitos produtos são transportados de camião. Os produtos são transportados por avio ou barco desde La Guaira, Puerto Cabello ou Maracaibo. Os produtos industriais básicos passam por Matanzas e Puerto Ordaz. O petróleo e o gás por Amauay, Puerto la Cruz, Punta Cardon, El Tablazo, Bajo Grande e La Salina.  
Empresas de transporte marítimo:
Empresas de transporte aéreo:
Empresas de transporte ferroviário:

Listas Comerciais Nacionais

Directórios de empresas:
Associações de fabricantes das principais indústrias:
Agências de comércio e respectivas representações no estrangeiro:
Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres