Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Canada - Comprar e vender

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Atrair a Atenção dos Consumidores

Oportunidades de Marketing

Comportamento do consumidor: Actualmente, o consumidor canadiano está cada vez mais consciente dos problemas ambientais e do excesso de consumo. O mesmo olha mais atentamente para a qualidade de um produto, a sua origem, a respectiva composição e o seu preço. No entanto, permanece excessivamente subordinado publicidade e tende a comprar produtos que estão na moda.  
Perfil do consumidor: O nível de vida dos canadianos um dos mais altos do mundo.
  Actualmente, o comportamento dos consumidores está a mudar, especialmente entre os jovens adultos canadianos. A maioria dos mesmos tem como objectivo concluir os respectivos estudos, comprar uma casa e ter filhos. Os adultos de meia-idade e os baby-boomers (a geração de 1946-1966) dedicam-se a muitas actividades de lazer. Os canadianos preocupam-se com a respectiva alimentação e no hesitam em comprar alimentos saudáveis, biológicos e naturais. Tudo o que diga respeito ao conforto e ao bem-estar muito importante.  
Principais agências publicitárias:

Rede de Distribuição

Evolução do sector: O tamanho do país, com cerca de 10 milhões de km2, complica a distribuição a uma escala nacional. As grandes empresas implementaram centros logísticos para o armazenamento e a redistribuição de mercadorias por todo o Canadá. A maioria destes centros de redistribuição encontra-se localizada em Halifax, Montreal, Toronto e Vancouver.
  A dificuldade envolvida em chegar s vrias regies e as caractersticas distintas de cada uma delas torna complexa a comercialização de um produto. O Gabinete de Assuntos do Consumidor a autoridade nacional para a monitorização e regulamentação do consumo no Canadá.  
Tipos de pontos de venda: Nos anos 90, o mercado da distribuição canadiano sofreu alterações significativas após a chegada de distribuidores americanos, tais como o Costco (armazm grossista reservado a profissionais), o Walmart (hipermercados) e o The Home Depot (bricolage, ferramentas e decoração).
  O sector do comércio de alimentos está muito concentrado, sendo dominado por alguns grandes grupos, em particular as marcas nacionais Sobey e Loblaw, juntamente com o grupo americano Walmart.

Procedimentos de Acesso ao Mercado

Barreiras não relacionadas com as pautas aduaneiras: A Lei Aduaneira do Canada, que regulamenta o sistema de importações canadiano, estabelece um modelo de comércio livre no qual a maioria das importações no necessita de qualquer autorização. No entanto, existem as denominadas quotas aduaneiras, especialmente em relação ao trigo, cevada, carne de vaca e ao queijo. Para lhe ser atribuída parte destas quotas, o importador tem de solicitar uma Licença de Importação Geral, para a qual tem de apresentar uma factura pro forma no Gabinete de Controlo das Exportaes e Importacoes do Ministerio do Comercio Externo.
  A importação de alguns bens proibida, especialmente os veículos motorizados em segunda-mo, excepção de veículos provenientes dos EUA (as regras estão também a tornar-se mais flexíveis para o México)
  As regras relativas ao país de origem que permitem a redução dos direitos aduaneiros, sobretudo em relação aos têxteis, têm sido draconianas desde a assinatura dos acordos no âmbito do ACLAN (anexo 401 das regras originais, incorporado posteriormente na legislação nacional). Estas regras são consideravelmente favoráveis aos produtos com certificado de origem dos EUA.
  Além disso, o Canadá um dos grandes utilizadores de medidas anti-dumping, aplicáveis a mais de 85 produtos (SIMA, Lei de Medidas Especiais para as Importacoes). Estas medidas afectam 35 países ou zonas aduaneiras (incluindo, por exemplo, a UE). Mais de 50% dos produtos em questão são metalúrgicos.
  Para obter mais informações sobre os regulamentos e procedimentos de importação do Canadá, consulte o artigo Importing Goods into Canada (Importar Mercadorias para o Canadá) publicado pela Agencia de Servicos de Fronteiras do Canada.
Direitos aduaneiros médios (excluindo produtos agrícolas): A taxa média de cerca de 4,8%.  

 

Para ficar a saber a Pauta Aduaneira do Canadá de 2008, consulte o artigo Customs Tariff (Pauta Aduaneira) publicado pela Agencia de Servicos de Fronteiras do Canada.

Classificação alfandegária : Sim
Procedimentos de importação: Para saber o que fazer para importar um produto para o Canadá, consulte o Guia de Importacoes da Agencia de Servicos de Fronteiras do Canada.
  Para que as mercadorias importadas sejam autorizadas a sair da Alfândega, são necessários os seguintes documentos: autorização de saída com documentos contabilísticos e pagamento completos (opção em papel), autorização de saída com documentação mínima (RMD) (opção em papel ou opção de EDI), ou autorização de saída de procedimento nico para importações de países do G7 com documentação completa (RFD) (opção de EDI).
Para obter mais informacoes, consulte o website da Agencia de Servicos de Fronteiras do Canada.

Organização do Transporte de Bens

Organização do transporte de bens da origem para o destino e vice-versa: O transporte rodoviário de mercadorias responsável por 50% dos transportes de carga comercial.
  Vancouver o maior porto marítimo do Canadá, estando constantemente classificado entre os primeiros cinco portos norte-americanos em termos de tonelagem relativa a importações e exportações. Na verdade, o maior porto de mercadorias a granel na costa ocidental da América do Norte, tendo alcançado uma tonelagem de mais de 79,3 milhões de toneladas em 2006.
  Em comparação, a tonelagem combinada de todos os portos na zona oriental do Canadá ascendeu a 68,9 milhões de toneladas em 2006.  
Empresas de transporte marítimo:
Empresas de transporte ferroviário:

Listas Comerciais Nacionais

Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres