Página Inicial  > Canada - Panorama
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Canada - Panorama

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Introdução

Capital:: Otava
Área:: 9.985 km2
População total:: 33.760
Taxa de crescimento anual:: 1.00%
Densidade:: 3.63/km2
População urbana:: 80%
População de Toronto (5.650), Montreal (3.750), Vancouver (2.350), Otava (1.180), Calgary (1.180), Edmonton (1.110)
Língua oficial: Existem duas línguas oficiais, o inglês e o francês.
Outras línguas faladas: O chinês a terceira língua mais falada no Canadá. Foram declaradas mais de 100 línguas diferentes quando foi efectuado um inventário de línguas maternas. A lista inclui as seguintes línguas: alemão, italiano, ucraniano, holandês, polaco e línguas asiáticas e do Médio Oriente.
Língua de negócios: O inglês a língua mais usada. No entanto, todos os departamentos governamentais tm de ser bilingues (inglês e francês).
Origens étnicas:: Originalmente, britânica e francesa. No entanto, as sucessivas vagas de emigrantes de muitos países diferentes diversificaram consideravelmente a constituição étnica do Canadá. A proveniência dos emigrantes no Canadá a seguinte: Estados Unidos: 2,6%; outras regiões do continente americano: 9,1%; Europa: 16,4%; África: 10,5%; Ásia: 60,5%; Oceânia: 0,8%.
Crenças: Católicos: 43,2%; Protestantes: 29,2%; Cristãos ortodoxos: 3,2%; Ateus: 16,2%; Muçulmanos: 2%; Judeus: 1,1%; Budistas: 1%; Hindus: 1%; Siques: 0,9%.
Indicativos telefónicos:
Para fazer um telefonema de: 011
Para fazer um telefonema para: 1
Sufixo da Internet:: .ca
.qc.com
Tipo de governo::
Monarquia constitucional, democracia parlamentar e federação.
Tipo de economia::
Economia de alto rendimento, membro da OCDE, membro do G8
O segundo maior país do mundo; o principal produtor de zinco e urânio; um grande importador de produtos agrícolas.

Panorama Económico

O crescimento do PIB canadiano foi estável durante esta década, mas o país foi fortemente atingido pela crise internacional. Consequentemente, o crescimento foi fraco em 2008, tendo o Canadá entrado em recesso em 2009. Ainda assim, verificou-se uma recuperação das empresas nos últimos dois trimestres de 2009, a qual dever continuar em 2010 e permitir ao Canadá recuperar o seu crescimento.
 Relativamente taxa da inflação, esta encontrava-se perto dos 0% em 2009 e dever aproximar-se dos 2% no segundo trimestre de 2011. Por sua vez, o nível do desemprego aumentou consideravelmente desde o início da crise em 2008, devendo continuar a subir até 2011. O mesmo encontra-se actualmente perto dos 9%.

Principais Indústrias

O sector agrícola responsável por pouco mais de 2% do PIB e emprega menos de 2% da população. Apesar disso, o Canadá um dos maiores exportadores de produtos agrícolas do mundo, especialmente de trigo. Neste âmbito, o país produz 10% das colheitas de OGMs a nível mundial. A pesca igualmente um sector importante. Por outro lado, o Canadá um dos principais produtores de minérios, nomeadamente naquele, zinco e urânio. O país possui também grandes reservas de petróleo e gás natural. O Canadá tem 6 grandes sectores de actividade: energias renovaveis (sobretudo energia elica), silvicultura, hidrogenio e pilhas de combustivelminas, metais e minerais, pesca e petroleo e gas.
 O sector fabril representa aproximadamente um terço do PIB e o sector terciário cerca de dois terços. Os sectores mais dinâmicos são as telecomunicações, o turismo, a Internet (praticamente 65% dos lares canadianos utilizam a Internet regularmente) e a aeronáutica.

Panorama Geral do Comércio Externo

Em 2008, o Canadá estava classificado em 11. lugar a nível mundial relativamente s exportações e importações. As exportações representam cerca de um terço do PIB. Neste âmbito, os Estados Unidos recebem cerca de 80% das exportações canadianas. O Canadá o maior fornecedor de energia (incluindo petróleo, gás, urânio e energia eléctrica) dos Estados Unidos. Os seus outros principais parceiros comerciais são a União Europeia e o Japão.
 Até Julho de 2008, altura em que alcançou um nível recorde, o comércio externo canadiano evidenciava um excelente desempenho, com um aumento das exportações e importações e uma balança comercial excedentária. Subsequentemente, a crise afectou consideravelmente as transacções internacionais e a tendência geral desde então tem sido no sentido descendente. Desde o início de 2009, o Canadá está inclusivamente a apresentar um défice comercial, tendo as exportações diminuído 8%.

IDE

Na última década, o investimento directo estrangeiro no Canadá cresceu três vezes mais depressa do que o investimento directo canadiano no estrangeiro, principalmente devido valorização do dólar canadiano, a qual diminuiu o valor dos investimentos existentes no estrangeiro, e também devido estabilidade política do país. No entanto, a crise financeira teve um efeito negativo na atractividade canadiana e, consequentemente, a entrada de investimento deve diminuir até 2011.
Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres