Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Sweden - Comprar e vender

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Atrair a Atenção dos Consumidores

Oportunidades de Marketing

Comportamento do consumidor: O factor determinante para os consumidores suecos o preço, seguido da qualidade. Para os consumidores, muito importante obter informações antes da compra de qualquer artigo, especialmente no que diz respeito a bens de consumo duráveis. Outros factores relevantes na escolha são a relação preço/qualidade, o conhecimento do vendedor e os serviços pós-venda. Na compra de móveis e electrodomésticos, os factores determinantes são a gama de escolha, preço e transparência da oferta. Os Suecos são fiéis s marcas e s lojas. Uma grande proporção da população tem acesso Internet e usa-a frequentemente para obter informações e para fazer compras.  
Perfil do consumidor: Em média, os consumidores suecos têm recursos e um poder de compra bastante acima da maior parte dos outros consumidores europeus. Estão habituados a um padrão de vida mais elevado do que a maior parte dos outros países europeus e têm grandes expectativas. Os consumidores suecos estão a gastar cada vez mais.  
Principais agências publicitárias:

Rede de Distribuição

Evolução do sector: Em 2004, o comércio retalhista da Suécia alcançou os 45,2 mil milhões de EUR, o que representa um crescimento de 3,3% em relação a 2003. Regra geral, a Suécia acompanhou o mesmo padrão de evoluo de outros países ocidentais no decorrer dos últimos 20 anos, ou seja, o aparecimento de grandes centros comerciais localizados nas imediações das cidades, cujo crescimento em detrimento dos retalhistas situados nos centros das cidades. A distribuição permanece muito estruturada e dominada por alguns grupos de grande porte, embora haja diversos retalhistas especializados que oferecem produtos de alta gama. O mercado sueco serve muitas vezes como uma ponte de ligação para chegar aos mercados escandinavos e aos países bálticos. Muitas empresas europeias marcam presença neste mercado competitivo.  
Tipos de pontos de venda: A distribuição sueca de bens de consumo muito estruturada apesar de ainda existir um grande número de retalhistas especializados. A distribuição de alimentos, por exemplo, está concentrada em 3 grupos:
- Ica Sveridge AB (grupo Ahold), 1883 estabelecimentos comerciais.
Axfood AB, 883 lojas, especializa-se em "soft discount", i.e. lojas de desconto de grandes dimensões.
Coop Sveridge AB(KF), 879 lojas, está a perder participação no mercado.
Mas surgiu um novo grupo, o grupo Bergendalhs, com 139 lojas.

O sector no alimentar dominado por grupos suecos (a H&M para vestuário ou o Ikea para móveis). Contudo, h novas marcas estrangeiras a estabelecerem-se progressivamente na Suécia (Mango, Zara no vestuário).  
Organizações nos sectores:

Procedimentos de Acesso ao Mercado

Cooperação económica: Membro da Uniao Europeia
  Membro da rea Economica Europeia
que tem garantido, desde 1 de Janeiro de 1993, a livre circulação da maioria dos produtos entre países europeus.
Acordos multilaterais e bilaterais com muitos países.  
Barreiras não relacionadas com as pautas aduaneiras: Na qualidade de membro da Uniao Europeia, a Suécia aplica os regulamentos da Comunidade que são válidos em toda a União. Embora a UE possua uma política de comércio externo liberal, há um certo número de restrições, sobretudo ao nível dos produtos agrícolas, decorrentes da implementação da PAC (Política Agrícola Comum): a aplicação de compensações importação e exportação de produtos agrícolas para favorecer o desenvolvimento da agricultura na UE implica um determinado número de sistemas para controlar e regular os bens que entram no território da UE.
  Além disso, por motivos sanitários, em relação presença de Organismos Geneticamente Modificados, se forem permitidos na Europa, a sua presença deve, por exemplo, ser sistematicamente especificada na embalagem. Também interdita a importação de carne de vaca com hormonas. A crise da BSE (chamada "doença das vacas loucas") incentivou as autoridades europeias a reforçar as medidas fitossanitárias, de modo a assegurar a qualidade da carne que entra em circulação nos países da UE. O princípio da precaução está agora mais favorecido: em caso de dívida, a importação proibida até que seja provada a inocuidade dos bens.  
Direitos aduaneiros médios (excluindo produtos agrícolas): As transacções realizadas dentro do EEE são isentas de direitos aduaneiros.
  As mercadorias provenientes de países fora da Europa são aplicadas as Pautas Aduaneiras Comuns (PAC) da União Europeia. Em geral, os direitos no são muito altos, especialmente para produtos industriais (4,2% em média).  
Classificação alfandegária : A Nomenclatura Combinada da Comunidade Europeia (CE) integra a Nomenclatura do Sistema Harmonizado e compreende subdivisões suplementares com oito dígitos e os seus próprios termos legais criados para fins comunitários.  
Procedimentos de importação: Quando os produtos são importados para a Suécia, da responsabilidade do importador ou do seu agente a preparação da declaração para a Alfândega. O DAU (documento administrativo nico) usado para o efeito. O documento pode ser apresentado em sueco, norueguês, dinamarquês, inglês ou alemão. Deve ser apresentada uma factura com o DAU devidamente preenchido.  
Website das Alfândegas: Tullverket

Organização do Transporte de Bens

Organização do transporte de bens da origem para o destino e vice-versa: Distribuição nacional de transporte de produtos: estrada 64% (39,9 mil milhões de tkm, um crescimento de 3,5% em 2005-2006), comboio 36% (22,3 mil milhões de tkm, um crescimento de 2,7% em 2005-2006). O transporte marítimo vital para a Suécia, com os seus 2700 km de linha costeira e as suas muitas ilhas. Praticamente todas as transacções internacionais são efectuadas por linhas marítimas, assim como metade do comércio nacional.  
Empresas de transporte marítimo:
Empresas de transporte aéreo:

Listas Comerciais Nacionais

Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres