Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Syria - Comprar e vender

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Atrair a Atenção dos Consumidores

Oportunidades de Marketing

Comportamento do consumidor: Devido ao baixo poder de compra da maioria dos consumidores, o factor preço essencial para a escolha de um produto. No entanto, a passagem para uma economia de mercado está a alterar profundamente o estilo de vida e os hábitos de consumo da população Síria. Estão a começar a surgir novos produtos no Mercado Sírio: automóveis de luxo, computadores e televisões por satélite. A liberalização da economia gerou uma verdadeira revolução nas áreas do vestuário e das novas tecnologias da informação e da comunicação.  
Perfil do consumidor: A liberalização da economia Síria está a acentuar as desigualdades no país. Está a surgir uma nova classe de consumidores. Em simultâneo, a classe social mais baixa está a ficar mais pobre.  
Principais agências publicitárias:

Rede de Distribuição

Evolução do sector: Há dois tipos de circuitos de distribuição: Do lado público, mantido um monopólio de importação num sector específico por uma estrutura que tem a sua própria rede de distribuição. Do lado privado, o conceito de distribuição em grande escala praticamente inexistente. Os agentes de importação, que são também distribuidores grossistas, trabalham para empresas. No h supermercados ou hipermercados e os pontos de venda de produtos de consumo são os retalhistas. O papel de um vendedor o de consultor. Falta ainda muito progresso para os produtos de prateleira, a respectiva apresentação, etc. Graças ao crescimento e melhoria dos transportes, a distribuição tornou-se mais fácil e mais rápida. Além disso, essencial saber que o conceito de qualidade relativamente importante, constituindo uma vantagem para os produtos estrangeiros.  

importante notar que a passagem de um sistema económico fortemente nacionalizado para um mercado social tem influência sobre o sistema de distribuição: O Cham City Center o primeiro centro comercial da Síria; abriu em 2006 e cresceu em 2009 (muitos concessionários estabeleceram aqui os seus negócios). O Cham City Center inclui, entre outros, o primeiro hipermercado Sírio, muito moderno e com os mesmos critérios de qualidade dos retalhistas franceses do mercado de grande escala (como o Carrefour).

Tipos de pontos de venda: As empresas que têm a sua própria rede de distribuição são raras. A maioria dos produtos são vendidos em bazares, mercearias e lojas especializadas. Mas os centros comerciais e as lojas multi-marca estão a começar a aparecer em Damasco, o que pode constituir boas bases de distribuição, especialmente para os produtos topo de gama.  

Procedimentos de Acesso ao Mercado

Cooperação económica: O país faz parte da Grande area de Comercio Livre arabe (GAFTA), um pacto da Liga árabe que entrou em vigor em Janeiro de 2005 e que visa a criação de uma zona franca árabe. A Síria também firmou um acordo de comércio livre bilateral com a Turquia e iniciou negociações para um Acordo de Associação com a EU em Outubro de 2004, mas as assinaturas finais ainda estão pendentes.  
Barreiras não relacionadas com as pautas aduaneiras: As importações estão sujeitas a um sistema de licenciamento e alguns produtos no podem ser importados.  
Direitos aduaneiros médios (excluindo produtos agrícolas): O governo Sírio está a trabalhar para harmonizar as suas tarifas de importação e as taxas aduaneiras, tentando adapta-las s normas da OMC. Os países que no têm acordos comerciais com a Síria estão sujeitos a um sistema de taxas progressivas. Estas taxas alfandegárias variam entre 1 e 200%. A média de 25%. As matérias-primas são taxadas entre 5-10%, equipamentos para a indústria a 10-20%, alimentos a 1-15% e máquinas entre 30-60%. Os veículos turísticos com peso inferior a uma tonelada são taxados a 150%. aplicada uma sobretaxa a produtos destinados a venda a quartis militares, escolas e conselhos locais. Esta sobretaxa de 6 a 35%. As taxas aduaneiras, que eram praticamente proibitivas até agora, estão a ser revistas e reduzidas no contexto de um acordo entre a Síria e a União Europeia e a eventual associação da Síria OMC. Neste contexto, as formalidades aduaneiras têm sido simplificadas e a lista de produtos de importação interditos foi reduzida.  

Desde 2006, as leis alfandegárias têm ficado menos restritivas devido ao estabelecimento de um sistema automatizado. As declarações alfandegárias são informatizadas e a base de dados actualizada diariamente. Infelizmente, o contexto da crise teve um efeito desastroso na modernização do sistema: Em Fevereiro de 2009, o governo aumentou oficialmente as taxas aduaneiras para os produtos de algodão e estabeleceu um preço mínimo para o vestuário importado, tendo eliminado igualmente determinadas taxas para exportadores de forma a proteger o mercado têxtil da Síria.

Classificação alfandegária : A Convenção sobre o Sistema Harmonizado entrou em vigor na República Síria árabe a 1 de Janeiro de 2009.  
Procedimentos de importação: Todos os produtos importados do estrangeiro estão sujeitos ao pagamento de taxas. As taxas aduaneiras variam consoante a necessidade do produto, que calculada pelo governo sírio. O novo sistema baseado na determinação do valor da taxa, que o valor de compromisso. Simplificado, permite um tratamento mais rápido dos produtos enviados e uma certa transparência quanto avaliação e ao direito a recurso das decisões tomadas pelas instituições alfandegárias. As candidaturas a licenças são feitas na Federação Síria de Câmaras de Comércio, através dos serviços das Embaixadas no país de origem. Para mais informações, consulte o website da legislacao alfandegaria.
Website das Alfândegas: Agencia de Investimento da Siria

Organização do Transporte de Bens

Organização do transporte de bens da origem para o destino e vice-versa: O meio de transporte mais frequente para o transporte de produtos o comboio (2.750 kms de linhas). No entanto, a rede está a envelhecer e relativamente lenta.  
Empresas de transporte marítimo:
Empresas de transporte aéreo:
Empresas de transporte ferroviário:

Listas Comerciais Nacionais

Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres