Página Inicial  > Syria - Panorama
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Syria - Panorama

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Introdução

Capital:: Damasco
Área:: 185 km2
População total:: 22.198
Taxa de crescimento anual:: 2.46%
Densidade:: 108.23/km2
População urbana:: 54%
População de Aleppo (2.925), Damasco (3.000), Homs (1.070), Al Ladhiqiyah (420), Hama (427)
Língua oficial: árabe
Outras línguas faladas: Curdo (falado no norte e nordeste), arménio (principalmente em Aleppo), turco (leste do Eufrates) e aramaico (língua bíblica falada a norte de Damasco). O francês raramente falado; o inglês prevalece nas grandes cidades.
Língua de negócios: árabe, francês e inglês.
Origens étnicas:: árabes 90%; Arménios, Curdos e outros 10%.
Crenças: Muçulmanos sunitas 74%; Cristãos (Maronitas, Ortodoxos, outros)10%;  Comunidades religiosas derivadas do Islão: Alauitas, Druzes, Ismaelitas 16%; Uma pequena comunidade judaica  (principalmente em Damasco, Kamishli e Aleppo).
Indicativos telefónicos:
Para fazer um telefonema de: 00 ou +
Para fazer um telefonema para: +963
Sufixo da Internet:: .sy
Tipo de governo::
A Síria uma república oficialmente assente numa democracia parlamentar.
Tipo de economia::
Economia de médio-baixo rendimento
Um país que depende muito da sua actividade petrolífera. Ocupa a 29 posição mundial com uma produção de 26 milhões de toneladas.
 A agricultura ocupa uma posição importante: o sector emprega 35% da população activa.

Panorama Económico

O crescimento do PIB foi de cerca de 4% nos últimos anos. O crescimento da economia da Síria dependeu maioritariamente da produção de hidrocarbonetos. O país está a passar progressivamente de uma economia fortemente controlada pelo estado para um mercado mais liberal onde a privatização desempenha um importante papel. Actualmente, a liberalização da economia afecta principalmente os sectores da banca e dos seguros. Desde 2008, os bancos privados e islâmicos foram autorizados a operar no país em simultâneo com os seis bancos públicos existentes. Desde então, os bancos privados detêm uma quota dominante em termos de fluxo; a taxa de câmbio foi normalizada; a Libra Síria (SYP) j no apoiada pelo USD, mas pelo SDR (desde Julho de 2007). Como tal, a SYP estabilizou com uma taxa administrativa elevada - sem dívida sobrevalorizada -, mas permanece no convertível. Finalmente, o plano de criação da Bolsa de Valores de Damasco ganhou forma. Apesar dos muitos adiamentos devido a restrição técnicas e ao atraso das conformidades legais, a Bolsa de Valores de Damasco abriu em Março de 2009 com cinco empresas cotadas.  

A crise económica afectou ligeiramente a Síria; em parte devido sanes dos EUA e também porque o sistema bancário sério no está integrado no sistema bancário internacional. O nico maior impacto da crise económica na Síria foi a subida da inflação, que causou um aumento dos preços. A face mais pobre da população também foi afectada pelo aumento do custo de vida.

Principais Indústrias

A economia da Síria fortemente dependente da agricultura. Esta contribui para cerca de 20% do PIB e emprega um terão da população activa. A terra cultivada aumentou mais de 50% desde 1970, em grande parte devido aos incentivos governamentais e a métodos de irrigação mais eficazes. As principais culturas incluem o trigo, as batatas, a beterraba e a cevada. Também são criados grandes números de galináceos, bovinos e ovóides.
 O sector do gás e do petróleo muito importante para a economia e contribui para 65% das exportações do país. Os principais sectores industriais são: Refinação de petróleo, têxteis, processamento de alimentos, químicos e tecnologias de ponta. O sector artesanal contribui para 25% do PIB com a produção de artesanato como artigos de seda, pele e vidro.
 O sector dos serviços está bem estabelecido (principalmente o turismo) e contribui para mais de 50% do PIB.

Panorama Geral do Comércio Externo

A Síria um país bastante aberto ao comércio internacional. Foram firmados acordos de comércio livre com o Lbano, Jordnia, Marrocos, Iraque, com países árabes (GAFTA acordo de comércio livre) e com a Turquia (acordo de comércio livre bilateral desde 2007). No entanto, a fraca complementaridade das economias regionais restringiu o desenvolvimento das sinergias inter-regionais e o estabelecimento de uma integração económica mais importante.
 A Síria também iniciou negociações para um Acordo de Associação com a EU em Outubro de 2004, mas as assinaturas finais ainda estão pendentes. A percentagem de comércio estrangeiro no PIB do país de cerca de 70%. Os três principais parceiros de exportacao são: o Iraque, o Líbano e a Alemanha. As principais exportações da Síria consistem em combustíveis minerais e petróleo, algodão, gado e cereais. Os três principais parceiros de importação são: a Arábia Saudita, a China e o Egipto. O país importa principalmente ferro e ao, reactores nucleares, maquinaria, veículos, combustíveis minerais e petróleo, plásticos e químicos.

IDE

A Síria está dedicada abertura gradual da sua economia. Num contexto regional particularmente difícil, o país tenta estabelecer o mecanismo de uma economia de mercado para recuperar a confiança dos investidores estrangeiros. Alguns dos resultados tangíveis destes esforços são: A actualização da legislação e do quadro legal; o estabelecimento de bancos e companhias de seguros privados (domésticos e internacionais); a abertura de um mercado local com a liberalização das importações (retirada progressiva das barreiras aduaneiras para acesso ao mercado e reorganização da administração alfandegária com a ajuda da União Europeia).

 Apesar da instabilidade da política regional (junto ao Iraque, o seu papel no Líbano e as tensões com Israel), a tendência da inflação (cerca de 7% em 2007) e a taxa de desemprego (cerca de 10%), o investimento estrangeiro no país está em crescimento contínuo.
Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres