Página Inicial  > Ukraine - Panorama
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Ukraine - Panorama

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Introdução

Capital:: Kiev
Área:: 604 km2
População total:: 45.416
Taxa de crescimento anual:: -0.60%
Densidade:: 80.27/km2
População urbana:: 68%
População de Kiev (3.400), Charkiv (1.830), Dnipropetrovsk (1.360), Odessa (1.080), Donetsk (1.850)
Língua oficial: Ucraniano
Outras línguas faladas: A constituição protege os idiomas minoritários, especialmente o russo, que falado no centro, sul e leste do país. De facto, os falantes de russo constituem a minoria nacional mais significativa na Ucrânia (22%). Por outro lado, a administração s usa o ucraniano. No entanto, a maioria dos funcionários públicos são bilingues, apesar de alguns preferirem utilizar a língua russa. Na Crimeia, o idioma falado o tártaro. Recomenda-se vivamente falar apenas ucraniano na parte ocidental do país.  
Língua de negócios: O russo continua a ser o idioma do comércio, com excepção da zona ocidental do país. Embora haja cada vez mais pessoas com conhecimentos de inglês, frequentemente necessário um intérprete.  
Origens étnicas:: Ucranianos 77,8%, Russos 17,3%, Outros 4,9%.
Crenças: Ortodoxos: 83,7% (Patriarcado de Kiev: 50,4%, Patriarcado de Moscovo: 26,1%, Igreja Ortodoxa Autocfala: 7,2%), Grego-católicos Ucranianos: 8%, Católicos Romanos 2,2%, Protestantes: 2,2%, Judeus: 0,6%, Outros: 3,3%.  
Indicativos telefónicos:
Para fazer um telefonema de: 00
Para fazer um telefonema para: +380
Sufixo da Internet:: .ua
Tipo de governo::
Democracia parlamentar.
Tipo de economia::
Desenvolver a economia de mercado
  Amplamente dependente do gás russo.  

Panorama Económico

  A Ucrânia teve, desde 2000, um forte crescimento económico. No entanto, com a crise financeira global, sofreu um declínio económico em 2009. A inflação aumentou para uma taxa de 16% e a taxa de desemprego, que era de 3% em 2008, triplicou. A produção industrial está em acentuado declínio: -40% no sector da construo mecânica e -50% na área metalúrgica. O consumo doméstico apresenta uma quebra de mais de 10%. O sector bancário (principalmente o privado) apresenta um acentuado enfraquecimento. Para promover a recuperação das exportações, o banco central decidiu desvalorizar a moeda local. O FMI concedeu a sua permissão para o descongelamento da segunda fase do empréstimo suspenso, no valor de 2,8 mil milhões de dólares americanos, como forma de ajuda.
  Para mais informações, pode consultar o website Ukraine Economy Watch .

Principais Indústrias

  O sector agrícola desempenha um papel importante na economia da Ucrânia. Emprega 20% da população e contribui em cerca de 8% para o PIB. As principais culturas são os cereais, açúcar, carne e leite. A Ucrânia o quinto maior exportador de cereais do mundo. A Ucrânia rica em recursos minerais, sendo os principais o ferro e o magnésio, e em recursos energéticos, carvão e gás.
  O sector secundário emprega 24% da população e contribui para cerca de um terço do PIB. O sector industrial da Ucrânia dominado pelas indústrias pesadas como o ferro (a Ucrânia o 6 maior produtor de ferro do mundo) e o ao. Estes dois sectores, só por si, constituem 30% da produção industrial. A mineração de carvão, os produtos químicos e mecânicos (avies, turbinas, locomotivas e tractores) e a construo naval são sectores igualmente importantes. No entanto, a produção industrial teve uma redução de cerca de 30% em 2009.
  A Ucrânia um país de trânsito energético, proporcionando o transporte de petróleo e gs da Rússia e da região do Cáspio para a Europa ocidental e para os Balcãs através do seu território. , como tal, largamente dependente da Rússia, com quem tem fortes desentendimentos diplomáticos.  

Panorama Geral do Comércio Externo

  A percentagem de comércio estrangeiro no PIB do país atingiu cerca de 115%. A recesso de 2009 originou uma quebra nas exportações e uma redução da procura interna. As importações da Ucrânia caíram (-53%) mais rapidamente do que as exportações (-32%).  

Os três principais fornecedores da Ucrânia são: a Rússia, a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), a Alemanha, a Itália, a China, a Polónia, o Turcomenistão e a Turquia. A Rússia o principal fornecedor de petróleo e de gás, cerca de um terço do total das importações da Ucrânia. A Ucrânia importa maioritariamente combustível e petróleo, maquinaria, veículos, equipamentos eléctricos e electrónicos e plásticos.

Os seus principais clientes são a Rússia e a CEI (25%, a Turquia e a Europa. Os principais produtos exportados são o ferro e o ao, combustíveis e petróleo, reactores nucleares e caldeiras, maquinaria e ferramentas (cerca de 30% das exportações) e cereais.

IDE

  A Ucrânia atrai cerca de 30 mil milhões em investimentos directos estrangeiros por ano. No contexto da crise económica, o país atraiu menos IDE em 2009. Como tal, no primeiro trimestre de 2009, os investimentos cifravam-se nos 2,3 mil milhões de dólares, o que corresponde a menos de um terço do período homólogo do ano anterior.
  Os principais investidores na Ucrânia são o Chipre, a Alemanha, os Países Baixos, o Reino Unido, a Áustria, os Estados Unidos da América e a Rússia. Para além da área energética, os Investimentos Directos Estrangeiros centram-se principalmente nos sectores da banca e da indústria alimentar.
Poder consultar o website Invest in Ukraine para mais informações.  
Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres