Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

South Korea - Comprar e vender

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Atrair a Atenção dos Consumidores

Oportunidades de Marketing

Comportamento do consumidor: Os consumidores coreanos são muito sensíveis ao poder do nome da marca, ao aspecto saudável de um produto e a serviços pós-vendas de excelência. Os coreanos estão dispostos a pagar pela qualidade. Os consumidores coreanos gostam de ser aconselhados e bem informados quando compram algo. Além disso, são cada vez menos nacionalistas nas suas preferências de compra.  
Perfil do consumidor: Uma grande parte dos lares coreanos dispõe de grandes recursos financeiros. Os coreanos valorizam as marcas porque, na Coreia do Sul, o que se usa e o que se mostra s outras pessoas são muito relevantes. Como resultado, os consumidores coreanos são bastante conformistas, sendo importante seguir as tendências e os modelos de referência locais (estrelas pop, actores, artistas, etc.).
Principais agências publicitárias:

Rede de distribuição

Evolução do sector: O mercado retalhista da Coreia do Sul alcançou um volume de negócios de 150 biliões de wons sul-coreanos (+5,7%) em 2007, 141,9 (+7,7%) em 2006 e 131,7 (+5,0%) em 2005. O número de grandes lojas de baixo preço ir ser superior a 400 em 2008, tendo as lojas de conveniência j ultrapassado as 10.000.  
Tipos de pontos de venda: No âmbito do mercado retalhista, no valor de 150 biliões de wons sul-coreanos (+5,7%) em 2007, as vendas das grandes lojas de baixo preço encontram-se em primeiro lugar com cerca de 28 biliões de wons sul-coreanos, seguidas pelas grandes superfícies com 18,5, pelos centros comerciais online com 15,5, pelos supermercados com 7,8, pelas lojas de conveniência com 5,7 e pelas tele-vendas com 4,2.  

Dois gigantes retalhistas, a Lotte e o grupo Shinsegae, obtiveram, respectivamente, um volume de negócios de 10,0851 biliões (17,7 mil milhões em vendas anuais) e 10,1028 biliões de wons sul-coreanos em 2007 com as grandes superfícies, as grandes lojas de baixo preço, as lojas de fábrica de qualidade superior e as vendas online ou tele-vendas.

Procedimentos de Acesso ao Mercado

Cooperação económica: A Coreia do Sul assinou em 2007 o Acordo de Comércio Livre (ACL) entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos.
  Por outro lado, a Coreia do Sul também membro da Cooperacao Economica Asia-Pacfico (APEC) e do ASEM (Frum sia-Europa). Além disso, signatária de acordos multilaterais e bilaterais com muitos países. A Coreia assinou em Outubro de 2009 um Acordo de Comercio Livre com a UE. O país assinou um acordo comercial com outros 21 países na Ronda de So Paulo do Sistema Global de Preferências Comerciais entre Países em Desenvolvimento (GSTP).  
Barreiras não relacionadas com as pautas aduaneiras: Licenciamento ou autorização de determinados artigos que podem ser importados mediante a obtenção de uma certificação, autorização e licença para o tipo de produto. Estes requisitos são exigidos sobretudo para a protecção da moral pública, da saúde humana, da higiene e do saneamento, da vida animal e vegetal, da conservação ambiental ou de interesses de segurança fundamentais, em concordância com os requisitos da legislação nacional ou de compromissos internacionais.  

Restrições de importação quantitativas relativamente aos seguintes produtos: arroz, petróleo, GPL (Gs de Petróleo Liquefeito), fertilizantes agrícolas, sementes para plantação, animais e produtos animais, materiais nucleares, narcóticos, alimentos e aditivos alimentares, publicações estrangeiras, armas de fogo e explosivos.
  Para obter mais informações, visite o website dos Servcos Alfandegrios coreanos.

Direitos aduaneiros médios (excluindo produtos agrícolas): A Coreia aplica uma Pauta Aduaneira com algumas das taxas mais baixas do mundo. A taxa média de direitos aduaneiros de 8%.  

A OMC fornece uma ficha resumindo a Pauta Aduaneira do pas.
Para obter informaes completas sobre os direitos aduaneiros de acordo com a classificao dos produtos, consulte a seco sobre a Coreia do Sul no website da APEC.

Classificação alfandegária : A Coreia do Sul utiliza o sistema harmonizado da Organizacao Mundial das Alfandegas, sendo o mesmo utilizado como base para a Pauta Aduaneira e para a recolha de estatísticas relativas ao comércio internacional. Mais de 98% das mercadorias transaccionadas no âmbito do comércio internacional são classificadas de acordo com o SH.  
Procedimentos de importação: Os Serviços Alfandegários da Coreia do Sul (KCS) têm vindo a utilizar o sistema de Desalfandegamento baseado na internet "UNI-PASS" desde Outubro de 2005.
O procedimento de importacao est indicado no website dos KCS.
Website das Alfândegas: Alafndega coreana

Organização do Transporte de Bens

Organização do transporte de bens da origem para o destino e vice-versa: Na Coreia do Sul, as estradas tm sido a infra-estrutura mais importante, sendo responsáveis por mais de 90% do volume total de transporte do país.  

Por outro lado, a Coreia do Sul possui 57 linhas ferroviárias e estas continuam a ser o principal meio de transporte de cargas de grandes dimensões. Além disso, existem 8 aeroportos internacionais, incluindo o Aeroporto Internacional de Inch'on, e 7 aeroportos nacionais.

O volume total de carga processado nos portos marítimos em toda a Coreia do Sul de cerca de 17 milhões de TEUs. Em termos do volume de carga processado caso a caso, a carga relativa s importações e exportações representa 11 milhões de TEUs. Por seu lado, a carga transitária ascende a 6 milhões de TEUs.
  As três principais autoridades portuárias da Coreia do Sul são a Autoridade Portuária de Pusan (BPA), a Autoridade Portuária de Inch'on (IPA) e a Autoridade Portuária de Ulsan (UPA).

Empresas de transporte marítimo:
Empresas de transporte aéreo:
Empresas de transporte ferroviário:

Listas Comerciais Nacionais

Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres