Página Inicial  > Bulgaria - Panorama
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Bulgaria - Panorama

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Introdução

Capital:: Sfia
Área:: 111 km2
População total:: 7.149
Taxa de crescimento anual:: -0.51%
Densidade:: 70.51/km2
População urbana:: 71%
População de Sfia (1.250), Plovdiv (350), Varna (320), Burgas (190), Ruse (160)
Língua oficial: Búlgaro  
Outras línguas faladas: Muitos búlgaros possuem alguns conhecimentos de russo. O alemão e o francês são também muito falados.  
Língua de negócios: Russo, inglês, alemão e francês. O turco também utilizado no Sul no âmbito comercial.  
Origens étnicas:: Blgaros: 83,9%; turcos: 9,4%; ciganos: 4,7%; outros: 2% (incluindo macedónios, arménios, etc.). (Censo de 2001).  
Crenças: Ortodoxos búlgaros: 82,6%; muçulmanos: 12,2%; outras religies crists: 1,2%; outras religies: 4% (censo de 2001).  
Indicativos telefónicos:
Para fazer um telefonema de: 00
Para fazer um telefonema para: +359
Sufixo da Internet:: .bg
Tipo de governo::
  Estado republicano baseado numa democracia parlamentar, funcionando sob um sistema político multipartidário e plural.  
Tipo de economia::
  Economia de médio-alto rendimento, ex-pás de transição  
  O país está na encruzilhada entre a Europa e a Ásia.  

Panorama Económico

  Desde 1996, a economia da Bulgária está a crescer de forma contínua. Os sucessivos Governos mostraram um grande empenho em implementar reformas fiscais e económicas, mas no conseguiram controlar a inflação e o défice da conta-corrente. Desde 2004, a Bulgária apresentou um crescimento superior a 6%, atraindo muito IDE. No entanto, existem ainda muitos desafios a serem ultrapassados, nomeadamente os problemas de corrupção na administração pública, a fraqueza do sistema judiciário e o crescimento do crime organizado.
  A Bulgária foi afectada pela crise financeira de 2008, mas numa extenso muito inferior verificada noutros países da Europa Central e de Leste. Isto deveu-se especialmente a uma moeda estável e forte e a um sector bancário saudável de dimensão modesta, o qual, por conseguinte, era menos susceptível de ser afectado pela crise. No entanto, estando os principais parceiros comerciais da Bulgária localizados na Europa e tendo estes sido afectados pela crise, houve uma repercusso negativa na procura de produtos búlgaros. Por outro lado, a moeda búlgara mais resistente aos efeitos da crise, uma vez que está indexada ao euro.  

Principais Indústrias

  Sendo tradicionalmente um país agrícola, a Bulgária está agora consideravelmente industrializada. O país possui uma mo-de-obra qualificada e barata. Cerca de um terão da população trabalha no sector industrial. Os principais recursos minerais da Bulgriaincluem a bauxite, o cobre, o chumbo, o zinco, o carvão, a lignito (carvão castanho), o ferro, o petróleo e o gás natural.
  A indústria continua a depender dos sectores fabris pesados (metalurgia, químicos e fabrico de máquinas) desenvolvidos durante o período socialista. Por outro lado, os sectores mais dinâmicos são os dos têxteis, dos produtos farmacêuticos, dos produtos cosméticos e, actualmente, da indústria dos telemóveis.  

Panorama Geral do Comércio Externo

  Desde a sua adesão União Europeia, a Bulgária alcançou um crescimento considerável em termos comerciais (+ 23%), apesar de um desequilíbrio significativo das suas contas (com um défice de 4,4 mil milhões de euros). Encontrando-se numa zona mais periférica do que a Roménia, a Bulgária menos dependente de outros países europeus, embora estes continuem a representar 50% das exportações e importações do país.  

Os principais destinos das exportações búlgaras são a Itália, a Alemanha, a Turquia, a Bélgica, a Grécia, os Estados Unidos e a França. A Bulgária exporta sobretudo bens intermédios e produtos agrícolas no processados. Por outro lado, o país importa essencialmente produtos alimentares, combustível, energia e imobilizado provenientes da Alemanha, da Itália, da Rússia, da Grécia, da França e da Áustria. O aumento dos preços da energia tornou a Rússia o principal fornecedor da Bulgária, seguida pela Alemanha e pela Itália.

Em 2009, o comércio externo da Bulgária foi afectado indirectamente pela crise económica global em virtude de os principais países parceiros da Bulgária, maioritariamente países europeus, terem reduzido as respectivas encomendas.

IDE

  Entre 1992 e 2006, o IDE acumulado total na Bulgária ascendeu a 20 mil milhões de dólares americanos. Além disso, o IDE na Bulgária representou 5 mil milhões de dólares americanos em 2006, ou seja, aproximadamente 60% do PIB.
  Por conseguinte, a Bulgária conseguiu atrair um IDE considerável nos últimos anos. Apesar disso, a crise contribuiu para uma queda do investimento directo estrangeiro no país em 2009, uma tendência que se prevê continuar em 2010.  
Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres