Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Senegal - Comprar e vender

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Atrair a Atenção dos Consumidores

Oportunidades de Marketing

Comportamento do consumidor: Os senegaleses têm o hábito de usar preferencialmente produtos importados, tais como arroz e açúcar, que são ingredientes básicos. Esta atraco por produtos estrangeiros explicada por uma procura de "sofisticação" e falta de orientação para o consumo de produtos locais. Acima de tudo, os senegaleses preferem comprar produtos importados porque pensam que são de melhor qualidade.
  As mulheres senegalesas são grandes consumidoras de produtos de beleza e de cuidados para a pele, e são atraídas por marcas americanas.  
Perfil do consumidor: A média dos consumidores senegaleses tem um poder de compra muito limitado. No entanto, o surgimento de uma classe média alta levou ao desenvolvimento de cadeias de supermercados, na sua maioria internacionais. Aqui, o consumidor com poder de compra pode comprar produtos estrangeiros, com preferência por produtos americanos e franceses. A clientela destes supermercados na maioria composta por uma fraco da população que dispõe de um rendimento relativamente alto, em particular os imigrantes.  
Principais agências publicitárias:

Rede de Distribuição

Evolução do sector: Existem mais de 12.000 lojas no Senegal localizadas, na sua maioria, nas grandes cidades (Dakar, Saint Louis, Thies). Existe uma forte presença de cadeias de lojas na capital.
  Desde 1997, grandes centros comerciais   (Centre commercial l'Espace, Centre commercial EL Malick, Centre commercial Khelkom, Centre commercial Dakar-Plateau, Centre commercial Toua-Sandaga, etc. ) começaram a proliferar na capital.  

Os centros comerciais médios e grandes no suplantaram as lojas tradicionais, que continuam a ser a maioria. As mini-lojas têm muito êxito junto dos consumidores senegaleses desde que ofereçam uma boa variedade de produtos, de boa qualidade, e a preços competitivos.

As três cadeias de supermercados na Capital (Score, Bon Prix e Leader Price, todas do Grupo Damag), têm menos do que 10% da quota de mercado porque o seu posicionamento de marca (para produtos que são na maioria importados) corresponde a uma clientela com um forte poder de compra (imigrantes europeus, libaneses residentes e senegaleses da classe privilegiada).

O sector informal detêm uma importante posição na distribuição. Os pequenos retalhistas vendem principalmente produtos alimentares. Representam o maior volume de negócios porque servem a maior seco da população senegalesa. muito difícil quantificar este tipo de comércio porque representa um tipo de distribuição muitas vezes concentrado no sector informal.

Tipos de pontos de venda: As três marcas de supermercados na capital (Score, Bon Prix e Leader Price, todos do Grupo Damag), ocupam uma quota de mercado inferior a 10%. O mercado informal domina o sector de distribuição.  

Procedimentos de Acesso ao Mercado

Cooperação económica: O Senegal membro da Unio Economica e Monetaria da Africa Ocidental (UEMAO) e também aderente da Zona Franca
Barreiras não relacionadas com as pautas aduaneiras: - lentidão e complexidade administrativa
  - corrupção  
Direitos aduaneiros médios (excluindo produtos agrícolas): Existem quatro níveis de tributação: 0%, 5%, 10% e 20%.
  Para mais informações, visite o site da Alfandega Senegalesa.
Classificação alfandegária : O Senegal utiliza um sistema de classificacao em conformidade com a Uniao Economica e Monetaria da Africa Ocidental.
Procedimentos de importação: Os documentos requeridos so:
- uma factura em duplicado
- certificado de origem

Para mais informações, consulte o website da Alfandega Senegalesa.

Website das Alfândegas: A Alfndega Senegalesa

Organização do Transporte de Bens

Organização do transporte de bens da origem para o destino e vice-versa: A Autoridade do Porto de Dakar ocupa uma posição privilegiada no tráfego marítimo da África Ocidental. No apenas o ponto central do tráfego do país, mas também da região; em particular com o Mali.
  O Senegal tem trs aeroportos abertos ao tráfego internacional: Os aeroportos L.S. Senghor (Dakar), Cap Skirring e Saint Louis e 12 outros aeroportos aberto ao tráfego doméstico.  

 

A rede ferroviária composta por duas linhas principais:
- Dakar - Thies - Louga - Saint Louis;
  - Dakar - Thies - Diourbel - Tambacounda - Bamako, com ramificação para Kaolack. Esta linha assegura o tráfego internacional com o Mali.

Estas duas linhas estão abertas ao transporte de mercadoria e de pessoas.
  Os caminhos-de-ferro são utilizados, no apenas para transportar a maior parte dos produtos minerais e combustíveis, mas também uma parte da produção agrícola.

Aeroportos:
Empresas de transporte marítimo:
Empresas de transporte aéreo:

Listas Comerciais Nacionais

Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres