Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Brazil - Comprar e vender

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Atrair a Atenção dos Consumidores

Oportunidades de Marketing

Comportamento do consumidor: Os consumidores no geral são fiéis s marcas, incluindo a população de baixo rendimento.. Os consumidores com maiores rendimentos do particular atenção qualidade, serviço pós-venda e ao envolvimento social da empresa (protecção do ambiente, padres sanitários, etc.).
  O orgulho nacional está reflectido nos hábitos dos consumidores, mas os consumidores mantêm-se ligados aos produtos estrangeiros como sinais exteriores de riqueza (equipamento tecnológico, marcas desportivas americanas, etc.).  
Perfil do consumidor: O consumo entre a maioria da população direccionado para a alimentação e habitação. O consumidor brasileiro mais exigente e selectivo. Tem consciência da qualidade, do preço dos bens e das ofertas especiais. O Brasil uma economia dupla, onde as classes mais altas se distinguem pelo consumo próximo do consumo dos Estados Unidos e da Europa, ao passo que as pessoas mais pobres têm de ter cuidado com os preços e compram de forma quase exclusiva no mercado no oficial.  
Principais agências publicitárias:

Rede de Distribuição

Evolução do sector: Com a liberalização do comércio, em vigor desde 1990, muitos agentes e distribuidores transformaram-se em empresas e começaram a importar para depois vender por sua conta própria. Hoje em dia, a maioria das cadeias de distribuição possui a sua própria empresa de importação. Durante vários anos, os supermercados e, em particular, os hipermercados tornaram-se cada vez mais importantes no meio da distribuição. Os hipermercados brasileiros efectuam 80% das vendas de produtos básicos.  
Tipos de pontos de venda: CBD/Casino : 9,19%; Carrefour : 5,96%; Wall Mart : 4,1%; Atacado: 2,43% ; Lojas Americanas: 2,18%; SHV Makro: 2,01%.

Procedimentos de Acesso ao Mercado

Cooperação económica: Membro do MERCOSUR
Associacao Latino-Americana de Integracao (ALADI)
Zona de Comercio Livre das Americas (FTAA)
  O país assinou um acordo comercial com outros 21 países na Ronda em São Paulo do Sistema Global de Preferências Comerciais entre Países em Desenvolvimento (GSTP).  
Barreiras não relacionadas com as pautas aduaneiras: Um grande número dos produtos importados está sujeito a um requerimento prévio de licença SECEX (Secretaria de Comércio Exterior), que a nica organização autorizada a emitir esta licença. A licença válida por 60 dias a contar da data de embarque dos bens (por vezes, a contar da data do requerimento da licença). Este período no pode ser prorrogado e muitas vezes insuficiente. Deve ser então efectuado um novo requerimento de licença. Para os têxteis, a legislação ainda mais severa: a licença apenas emitida se o pagamento for efectuado dentro dos 30 dias seguintes data do conhecimento de embarque (os importadores têm de provar que efectuaram devidamente o pagamento dentro do prazo de 30 dias).
  Todas as importações devem ser acompanhadas de pelo menos 2 cópias da factura comercial e do conhecimento de embarque. No caso de no cumprimento dos requisitos legais do país, os Servicos Aduaneiros têm o direito de aplicar elevadas coimas, até 100% dos impostos alfandegários habituais. aconselhável, de qualquer modo, trabalhar com um bom corretor alfandegário brasileiro que esteja em posição de estar informado mais ou menos no devido tempo sobre a legislação aduaneira. necessário consultar os vários regulamentos sanitários antes de importar alguma coisa.  
Direitos aduaneiros médios (excluindo produtos agrícolas): 10,73% dentro da média dos países emergentes.
Pode encontrar os impostos aduaneiros por produto no website do Gabinete de Taxas Alfandegarias Internacionais.
Classificação alfandegária : O Brasil aplica o Sistema Aduaneiro Harmonizado.
Procedimentos de importação: Todos os importadores têm de se registar perante as autoridades responsáveis pelo comércio externo, o SISEX, de modo a fazer parte do sistema informático aduaneiro, o SISCOMEX. Isto representa um investimento dispendioso, uma vez que os pré-requisitos são consideráveis, especialmente em termos de capital mínimo. O regime em vigor no Brasil tem um processo automático de emissão de licenças de importação, excepto para determinados produtos abaixo enumerados.  
Website das Alfândegas: Departamento aduaneiro

Organização do Transporte de Bens

Organização do transporte de bens da origem para o destino e vice-versa: 17% do transporte a nível interno efectuado por via marítima ou fluvial; o tráfego marítimo desempenha o papel principal no transporte internacional de mercadorias, uma vez que transporta 97% das exportações brasileiras. São transportadas, no total, cerca de 350 milhões de toneladas de mercadorias por este meio todos os anos.
  As grandes cidades do Brasil estão bem servidas por via aérea. No entanto, o transporte de mercadorias através deste meio no está muito desenvolvido, principalmente devido ao seu custo elevado.
  Praticamente todas as capitais federais estão ligadas por estradas asfaltadas. São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados importantes possuem auto-estradas. A rede de estradas e auto-estradas cobre aproximadamente 1,5 milhões de quilómetros, dos quais cerca de 160.000 são asfaltados, representando um aumento de mais de 300% durante as últimas duas décadas. O meio de transporte rodoviário o mais utilizado, sendo responsável por cerca de 85% do transporte de pessoas e produtos brasileiros. Recentemente, a exploração de várias auto-estradas foi transferida para o sector privado.
  A rede ferroviária transporta 22,5% do tráfego de mercadorias. Apenas 7% das linhas estão electrificadas.  
Empresas de transporte marítimo:
Empresas de transporte aéreo:
Empresas de transporte ferroviário:

Listas Comerciais Nacionais

Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres