Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Russia - Comprar e vender

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Atrair a Atenção dos Consumidores

Oportunidades de Marketing

Comportamento do consumidor: O consumidor impulsivo.
  Da grande importância a marcas e qualidade dos produtos, e também ao seu tempo de vida, se for uma pessoa com um rendimento modesto. O preço muitas vezes secundário, mas os russos são, de qualquer forma, atraídos por "pechinchas".  
Perfil do consumidor: Os russos no poupam muito, principalmente por falta de confiança no sistema bancário. Muitas vezes gastam mais de 80% do seu rendimento.
  A classe média emergente de 25 milhões habitantes e gera 80% da procura no país. Apreciam o estilo de vida ocidental.  
Principais agências publicitárias:

Rede de Distribuição

Evolução do sector: Em 2006, o mercado russo representou 200 biliões de dólares americanos, de acordo com o Servico de Estatisticas do Estado Federal e tem crescido cerca de 13% por ano, nos últimos anos. No entanto, de acordo com várias agências de rating, o mercado pode na verdade ser superior a 3.000 milhões de dólares americanos, e ter crescido 30% a 40% por ano.
  Embora os sistemas de distribuição fossem praticamente inexistentes altura da queda da URSS, a quase total privatização e liberalização do sector levou a uma rápida transformação do mercado. As cadeias de supermercados começaram a desenvolver-se nos anos 90 e a actual estrutura integra os componentes do modelo ocidental.  
Tipos de pontos de venda: Uma parte essencial da distribuição ainda efectuada através de armazéns e mercados. Representam mais de metade das vendas, com 20% de mercados ao ar livre. Ser capaz de utilizar estes canais , muitas vezes, a chave do sucesso na Rússia.
No que diz respeito a cadeias, o mercado dominado pelos supermercados, que representam mais de metade das vendas.
  Os hipermercados apareceram muito recentemente (o primeiro Auchan abriu em 2002), e j representam 10% do movimento do total das vendas, com um forte potencial. Visam uma clientela relativamente próspera.
  O share de lojas de desconto também de cerca de 20%, mas o mercado parece mais saturado.
Finalmente, as lojas locais representam de 10% a 15% da cadeia de vendas.

Procedimentos de Acesso ao Mercado

Cooperação económica: A Rússia no membro de nenhuma União de Alfândegas.
membro da Comunidade Economica Eurasiana (CEEA) , herdeira da CIS, que uma zona de livre-comércio que pretende construir uma área económica comum.
  Assinou um acordo de cooperação e parceria e com a União Europeia, que pretende criar uma área económica comum. Normalmente, goza do estatuto de Nação Mais Favorecida (NMF) e beneficia do Sistema de Preferências Generalizadas (SPG) no seu relacionamento com os Estados Unidos.  
Barreiras não relacionadas com as pautas aduaneiras: A certificação de produtos, um procedimento complicado, uma barreira ao comércio.
  O sector agro-alimentar particularmente protegido, com quotas para certo produtos e padres fitossanitários muito restritos.
  Os exportadores queixam-se bastante de que os pesados e "imprevisíveis" procedimentos da Alfândega Russa são um grande obstáculo.  
Direitos aduaneiros médios (excluindo produtos agrícolas): 9,89% em média simples, de acordo com a UNCTAD (2005). uma taxa relativamente baixa.  
Classificação alfandegária : A Rússia implementa o Sistema Harmonizado (SH). A pauta aduaneira inclui 11 032 linhas de tarifas.  
Procedimentos de importação: A declaração alfandegária pode ser feita por uma empresa declarante russa e enviada para a estância aduaneira onde essa empresa tiver sido previamente registada. A empresa que exporta para a Rússia pode também fazer-se representar por um corrector de alfândega, que cumprir as formalidades aduaneiras em seu nome. Despacho para entrada, com pagamento imediato de direitos aduaneiros, o regime normalmente mais utilizado por operadores que exportam para a Rússia.  
Website das Alfândegas: Servicos Alfandegarios Russos

Organização do Transporte de Bens

Organização do transporte de bens da origem para o destino e vice-versa: Apesar da evidente necessidade de modernização do material circulante, a rede ferroviária o meio de transporte de bens mais utilizado.
  Representa 7% do tráfego global.
  No existem auto-estradas e a infra-estrutura inadequada para o transporte de bens (19% de todo o tráfego de bens). No entanto, estão em curso projectos para abrir o pas ao Ocidente.
  A Rússia tem 41 grandes portos, dos quais apenas 11 são equipados com infra-estruturas de importação e exportação. O maior o de São Petersburgo (42 milhões de toneladas). O país tem três costas marítimas distintas: a do Mar Báltico, a do Mar Negro e a do Oceano Pacífico. O governo tem um projecto de modernização ambicioso e quer aumentar a capacidade dos seus terminais portuários.
  O transporte aéreo de carga doméstico no está difundido.  
Empresas de transporte ferroviário:

Listas Comerciais Nacionais

Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres