Página Inicial  > Russia - Panorama
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Russia - Panorama

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Introdução

Capital:: Moscovo
Área:: 17.098 km2
População total:: 139.390
Taxa de crescimento anual:: -0.28%
Densidade:: 8.67/km2
População urbana:: 73%
População de Moscovo (13.500), São Petersburgo (4.750), Novosibirsk (1.500), Jekaterinburg (1.500), Niznij Novgorod (1.700)
Língua oficial: Russo
Outras línguas faladas: Na Federação Russa são falados mais do que 150 idiomas e alguns são oficiais nas respectivas regiões.
Língua de negócios: O inglês cada vez mais difundido. 
 Os gestores muitas vezes compreendem inglês melhor do que o falam. Deve estar preparado para conduzir negociações em russo.
Origens étnicas::
Russos (81,6%), Tártaros (3,8 %), Ucranianos (3 %), Chuvashos (1,2 %), Basquires (0,9 %) e outros (9,5%).
Crenças: 87% dos russos so crentes. Ortodoxos 87%, Muçulmanos 10%, Católicos 1,2% e Budistas 0,7%.
Indicativos telefónicos:
Para fazer um telefonema de: 810
Para fazer um telefonema para: +7
Sufixo da Internet:: .ru
Tipo de governo::
República Federal baseada em democracia parlamentar. Governo presidencial.
Tipo de economia::
Economia de rendimento médio-alto, país em transição, mercado financeiro emergente e membro do G8
O maior país do mundo; líder mundial produtor e exportador de gás natural e segundo maior exportador de petróleo.

Panorama Económico

Devido deterioração da situação económica internacional, o crescimento do PIB foi negativo em 2009. No entanto, voltar a subir em 2010, graças ás exportações de hidrocarbonetos e forte procura interna, especialmente devido ao aumento dos salários. As principais ameaças ao crescimento estão relacionadas com o controlo da inflação, que permanece alta e para durar, e com a quebra do crescimento da populao. 
 Foram planeadas reduções de impostos para os próximos anos, para favorecer a diversificação da economia através do investimento e, ao mesmo tempo, recuperar algum equilíbrio. Foi criado um fundo de estabilização para modernizar infra-estruturas, os sistemas de educação e saúde, e a agricultura. 
 Nos últimos anos, a taxa de desemprego diminuiu drasticamente, e a tendência dever manter-se. As disparidades ainda são marcantes, particularmente entre grandes cidades e áreas rurais. Apesar do surgimento de uma classe média nas cidades, a taxa de pobreza ainda de 16%.

Principais Indústrias

A Rússia rica em recursos naturais. Número um na produção de gás natural e segundo produtor de petróleo em todo o mundo, também um dos principais produtores e exportadores de diamantes, níquel e platina.
Apesar do seu vasto território, a Rússia tem uma área relativamente pequena adequada agricultura, devido ás condições climáticas desfavoráveis. As regiões do norte do país concentram-se principalmente na criação de animais e as regiões do sul, tal como a Sibéria Ocidental, produzem cereais. 
 A Rússia herdou da União Soviética a maior parte das suas bases industriais. Os sectores mais bem desenvolvidos são o sector químico, metalúrgico, a construo mecânica e a defesa militar.  
Depois da crise financeira de 1998, o sector da banca ainda no foi completamente reestruturado. Dado o tamanho do país, os sectores dos transportes, das comunicações e do comércio são particularmente significativos.

Panorama Geral do Comércio Externo

O país está bastante aberto ao comércio externo, apesar da atitude nacionalista dos seus líderes, de uma legislação muito restritiva e da política de impostos. A Rússia está entre os 10 principais exportadores e os 20 principais importadores do mundo. O país apresenta um alto excedente comercial que dever manter-se, independentemente da queda dos preços da matéria-prima e da deterioração da situação económica global.

IDE

Embora o fluxo de IED tenha aumentado consideravelmente nos primeiros anos do milénio (triplicando entre 2002 e 2007), o seu nível (1,5% do PIB) manteve-se inferior ao de países "comparáveis" e muito baixo em termos do crescimento e do potencial económico da economia russa. 
 Isto deve-se especialmente ao clima do investimento, que ainda considerado desfavorável no exterior. Embora nos últimos anos a Rússia tenha implementado reformas económicas positivas, os problemas administrativos do Estado e a vigilância de um estado de direito continuam a ser significativos.

O principal ponto forte da Rússia o seu fácil acesso a matéria-prima. As fraquezas so a burocracia, as suas infra-estruturas inadequadas e o alto grau de corrupção.
Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres