Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Hong Kong - Comprar e vender

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Atrair a Atenção dos Consumidores

Oportunidades de Marketing

Comportamento do Consumidor: A decisão de compra dos consumidores de Hong Kong tomada com base no preço, qualidade, especificações técnicas do produto e serviço pós-venda. Os consumidores procuram produtos de muito boa qualidade vendidos a preços competitivos. As marcas são escolhidas pela sua garantia de segurança.
  A população de Hong Kong, anglofobia e aberta cultura ocidental, no tem preferência apenas por produtos nacionais. Em termos de marketing, a escolha das marcas feita em forma dos cones asiáticos da moda, assim como das celebridades ocidentais.
  Contudo, importa notar que as despesas estão fortemente vinculadas actividade do mercado de acções e aos preços do mercado imobiliário. (35% da despesa dos agregados familiares para a habitação.)  
Perfil do Consumidor: A população de Hong Kong composta por consumidores bem informados. Gostam de produtos inovadores que são geralmente equiparados aos produtos coreanos e japoneses. Os consumidores preocupam-se com a sua saúde e bem-estar. Prova disto a grande popularidade dos suplementos nutritivos em Hong Kong.
  O rendimento médio por agregado familiar em Hong Kong de 15.500 HKD.  
Principais agências publicitárias:

Rede de Distribuição

Evolução do Sector: A venda a retalho representou 31,8 mil milhões de USD em 2007.  
Tipos de Pontos de Venda: Há duas categorias distintas de consumidores em Hong Kong: por um lado, o consumidor local, representado por 6,5 milhões de pessoas, e, por outro, os turistas, apreciadores de artigos de luxo (o turismo gera mais de 10 mil milhões de USD de rendimento anual).
  de notar que os turistas que visitam o país para fazer compras aso provenientes principalmente da China Continental.
  A rede de distribuição consiste em diversas empresas de pequeno e médio porte, de tipo familiar, que tendem a agrupar-se. As grandes lojas como a Lane Crawford, a Seibu ou a Sogo, projectam uma imagem de requinte, enquanto os supermercados e lojas locais, como o Wing on, o Sincere e o Jusco, são mais adequados venda de produtos a granel. Este ultimo mercado dominado pelo duoplio - Park'n shop e Wellcome. As lojas de desconto estão também presentes em Hong Kong e são adequadas para produtos de curto prazo de validade.
  Outras lojas locais amplamente presentes no território são a 7/11 e a Circle K, pequenas lojas com menor alcance, para compras de conveniência e de pequeno volume. Estas lojas estão abertas 24 horas por dia, todos os dias.
  Deve também mencionar-se que a Manning e a Watson são mais sofisticadas e comercializam produtos de higiene, beleza, produtos de cuidados do lar e produtos para bebé.  

Procedimentos de Acesso ao Mercado

Cooperação económica: Membro da APEC
Barreiras não Relacionadas com as Pautas Aduaneiras: No obstante o retorno de Hong Kong China no dia 1 de Julho de 1997, a Região Administrativa Especial de Hong Kong (HKSAR) manteve a sua regulamentação aduaneira. Assim, o território de Hong Kong mantém o seu estatuto de porto franco e permanece uma área aduaneira separada do resto da China, preservando a sua participação nos organismos internacionais e os seus acordos internacionais de comércio.  

 

São necessárias licenças de importação para os seguintes produtos:
  - Alguns produtos químicos estipulados na Portaria de Controlo de Produtos Químicos. Os requerimentos para obtenção de licenças devem ser apresentados junto do Grupo de Produtos Quimicos Controlados da Administracao Central Tributria e Alfandegaria.
  - Produtos farmacêuticos: as licenças devem ser solicitadas Seco de Licencas No Texteis da Reparticao de Licencas Comerciais do Departamento de Comercio.
  - Animais vivos: deve ser solicitada previamente uma licença Unidade de Licencas do Departamento de Agricultura, Pescas e Conservacao.
  - As plantas também estão sujeitas a uma licença emitida pela Diviso Regulamentar de Plantas e Pesticidas do Departamento de Agricultura, Pescas e Conservacao.
  - Têxteis: se no estiverem registados no Sistema de Registo de Comerciantes Têxteis, os importadores devem apresentar um requerimento para obtenção de licença na Reparticao de Texteis No Sujeitos a Restricoes do Departamento de Comercio.
  - "Mercadorias Reservadas" (arroz, carne congelada, aves congeladas): as licenças de importação emitidas pela Unidade de Mercadorias Reservadas do Departamento do Comercio são apenas emitidas para empresas registadas no Departamento do Comércio. Além disso, as mercadorias importadas devem ser acompanhadas de um certificado de saúde emitido pelo país de origem.
  - Carne e aves: as importações devem ser autorizadas pela Divisao de Higiene do Departamento de Saude.
  - Os equipamentos de telecomunicação estão também sujeitos fiscalização da Subseccao de Inspeccao e Licenciamento do Gabinete da Direccao de Telecomunicaes.
  - Importação de veículos.
  - Bebidas alcoólicas.
- Tabaco.
  - Produtos petrolíferos.
  As licenças para estas 4 categorias são obtidas junto da Administracao Central Tributaria e Alfandegaria.

Direitos Aduaneiros Médios (excluindo produtos agrícolas): Em conformidade com o estatuto de Porto Franco, Hong Kong no impe direitos aduaneiros na entrada de mercadorias gerais no seu território. Apenas alguns produtos são sujeitos a pagamento dos seguintes direitos:
- Tabaco: imposto calculado sobre o volume.
  - Bebidas alcoólicas (30% de álcool): 100% do valor CIF.
- Vinhos: de 60% a 0% do valor CIF em 2008.
- Cerveja: 30% do valor CIF
  - Produtos petrolíferos: imposto calculado sobre o volume e o valor
Para obter mais informaes, visite o website da Direccao de Alfandegas.
Classificação Alfandegária : Hong Kong aplica o Sistema Aduaneiro Harmonizado.
Procedimentos de Importação: Quando uma carga da entrada no porto, antes mesmo de o importador assumir a sua posse, os produtos são inspeccionados e ocasionalmente testados pelas autoridades alfandegárias. Uma vez aprovada a carga, o importador deve obter uma carta de "desalfandegar".
  relevante mencionar que o importador deve apresentar uma "declaração de importação" junto da Administrao Central Tributária e Alfandegária, no prazo de 14 dias após a importação.  
Website das Alfândegas: Direccao de Alfandegas

Organização do Transporte de Bens

Organização do transporte de bens da origem para o destino e vice-versa: HK um dos centros de logística mais importantes da Ásia. O aeroporto melhor classificado em termos de frete e o terceiro maior porto de contentores do mundo.
  O porto de Hong Kong está provavelmente classificado em primeiro lugar no mundo para o ano de 2007, tendo processado 24 milhões de TEU (Unidades Equivalentes a 20 Países). 245.433.000 toneladas de mercadorias transitaram por Hong Kong em 2007. Pela sua localização estratégica, o porto de acesso ao mercado chinês, assim como um ponto de trânsito forçoso para o comércio internacional. Os armadores de Hong Kong controlam cerca de 6% da frota mundial.
  O aeroporto de Hong Kong processou 3,7 milhões de toneladas de frete.  
Empresas de transporte marítimo:
Empresas de transporte aéreo:
Empresas de transporte ferroviário:

Listas Comerciais Nacionais

Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres