Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Morocco - Comprar e vender

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Atrair a Atenção dos Consumidores

Oportunidades de Marketing

Comportamento do consumidor: Os Marroquinos são compradores impulsivos. So particularmente sensíveis ao preço. Habituados ao tradicional método de fornecimento, a disponibilidade e fiabilidade dos vendedores so critérios importantes de escolha. Contudo, necessário que o ponto de venda seja recomendado pelos seus familiares mais próximos.  
Perfil do consumidor: Marrocos tem uma população jovem e de agregados familiares numerosos (4,5 pessoas em média).
  Os gastos do consumidor estão desigualmente distribuídos: estão concentrados nas áreas urbanas e na orla da população mais abastada.  
Principais agências publicitárias:

Rede de Distribuição

Evolução do sector: O mercado de distribuição de Marrocos tem vindo a desenvolver-se rapidamente desde os anos noventa, representando 12,9% do PIB em 2004.
  No entanto, a quota das pequenas marcas tradicionais domina o mercado. Apenas recentemente que a distribuição geral e corporativa em massa se começou a desenvolver. A distribuição corporativa em massa parece ter um enorme potencial.  
Tipos de pontos de venda: A distribuição de retalho, normalmente independente e especializada, possui uma estrutura muito heterogénea com predominância das pequenas lojas de exploração familiar.
Os supermercados e hipermercados implementaram-se recentemente nas cidades de Casablanca, Rabat, Marraquexe e noutras grandes cidades, e representam actualmente cerca de 10% das vendas.
  Estes grupos comercializam principalmente produtos locais (70 a 80% dos produtos). Marrocos tem cerca de 200 lojas com áreas superiores a 300 m e 17 hipermercados.
  A distribuição especializada em massa desenvolveu-se sucessivamente: o sector do mobiliário e electrodomésticos, seguido do sector "faça-você-mesmo", que actualmente está a atravessar um forte crescimento.  

Procedimentos de Acesso ao Mercado

Cooperação económica: Acordo de Livre Comércio com os Estados Unidos desde 2005
  Acordo de Livre Comércio com a União Europeia desde 2004.
  Em Dezembro de 2009, Marrocos e a União Europeia assinaram um acordo para liberalizar o comércio de produtos agro-alimentares e das pescas. O acordo envolveu a remoo de tarifas para 55% do total de importações de Marrocos.
  O país também faz parte da area de Livre Comercio arabe Ampliada (GAFTA), um pacto da Liga árabe que entrou em vigor em Janeiro de 2005 e que visa formar uma área de comércio livre árabe.
  O país assinou um acordo comercial com outros 21 países na Ronda em So Paulo do Sistema Global de Preferências Comerciais entre Países em Desenvolvimento (GSTP).  
Barreiras não relacionadas com as pautas aduaneiras: Conforme o disposto no artigo 1 da Lei n. 13-89 relativa ao comercio externo, >, os bens estão liberalizados para importação. No entanto, existem restrições quantitativas s importações relativas a determinados produtos específicos, tais como a pólvora e os explosivos, roupas em segunda mo ou pneus recauchutados ou usados, bens esses que requerem licenças de importação. A lista de mercadorias sujeitas a restrições quantitativas em relação s importações está disponível aqui.
Direitos aduaneiros médios (excluindo produtos agrícolas): Em 2007, a média simples do escalo tarifário era de 23% (42% para produtos agrícolas) e uma mdia ponderada de 9,3% de acordo com o Banco Mundial.
Poder aceder pauta aduaneira marroquina aqui.
Classificação alfandegária : Marrocos aplica o Sistema Aduaneiro Harmonizado.
Procedimentos de importação: Para as importações livres, o importador deve assinar uma autorização de importação num formulário de "Autorizacao de Importacao, Licenca de Importacao, Declaracao Preliminar de Importacao". A autorização de importação dever ser elaborada em 5 exemplares e acompanhada de uma factura pró-forma com 5 cópias, especificando:
  - o preço unitário, expresso em valor saída da fábrica, FOB, FAS;
- a quantidade, expressa em unidades de medida adequadas;
  - designação comercial das mercadorias.  

 

 

O importador devera apresenta-la para domiciliação num banco seleccionado e aprovado. Após a domiciliação, o banco dá ao importador a sua cópia e duas cópias, num envelope fechado, destinado estância aduaneira. A autorização para importação válida por seis meses a partir da data da sua domiciliação e facilita a passagem pela alfândega e a liquidação financeira das mercadorias.

Por fim, necessário um pedido de isenção de direitos aduaneiros para a importação livre permitida como isenta de direitos aduaneiros no âmbito dos acordos tarifários e comerciais celebrados entre Marrocos e determinados países, para produtos pertencentes aos contingentes pautais previstos pela Associação e acordos de comércio livre entre Marrocos e a Comunidade Europeia e Marrocos e os Estados da Associação Europeia de Livre Comércio (AELC), e para produtos pertencentes aos contingentes pautais previstos pelos acordos multilaterais.

O pedido de isenção de direitos aduaneiros dever ser elaborado em 4 cópias num formulário denominado "Pedido de Isencao de Direitos Aduaneiros" e dever estar acompanhado de uma factura pró-forma de três cópias, especificando:
  - o preço unitário, expresso em valor saída da fábrica, FOB, FAS;
- a quantidade, expressa em unidades de medida adequadas;
  - designação comercial das mercadorias.
  O pedido para a isenção de direitos aduaneiros entregue ao Ministério de Comércio Externo, e emitido por este departamento após consulta com o Ministério em causa. A decisão de conceder ou recusar a isenção de direitos aduaneiros notificada ao interessado pelo Ministério do Comércio Externo. A isenção de direitos aduaneiros válida por um período máximo de seis meses a partir da data do carimbo do Ministério do Comércio Externo.

A importação de mercadorias está ainda sujeita factura, ao título da importação e, se necessário, a outros documentos exigidos de acordo com a natureza dos produtos, mediante apresentação junto da estância aduaneira num prazo de 60 dias a partir do depósito da declaração sumária, uma declaração detalhada num formulário denominado "Declaração nica de Mercadorias" (D.U.M).

  No caso das importações, poder efectuar um pagamento adiantado de at 40% da transacção. O pagamento adiantado está autorizado para determinados produtos até ao valor limite de 200.000 ditames (ver Circular 1718 de 1 de Agosto de 2007). Para obter mais informações sobre o quadro do regulamento de operações comerciais, consulte o website do Gabinete de Cmbios Marroquino.

Organização do Transporte de Bens

Organização do transporte de bens da origem para o destino e vice-versa: As estradas dominam o transporte terrestre em Marrocos, fornecendo 90% da mobilidade da população e 75% dos fluxos de mercadorias, com excepção do fosfato, através de uma rede rodoviária de 57.500 km, dos quais 32.100 são pavimentados, além de quase 800 km de auto-estradas.
  As vias ferroviárias, com quase 2.000 km de comprimento, garantem o transporte anual de mais de 30 milhões de toneladas de mercadorias e de 1 milho de viajantes.
  Dotado de um longa linha costeira de 3.500 km distribuída pelo oceano Atlântico e pelo mar Mediterrâneo, Marrocos tem 27 cidades portuárias e 30 portos, aos quais se acrescentar o porto de Tnger Med, proporcionando um tráfego de quase 60 milhões de toneladas e o transporte de 4 milhões de pessoas. Quase 90% das exportações marroquinas, expressas em toneladas, atravessam os mares. Marrocos tem cerca de quinze aeroportos, nacionais e internacionais, que anualmente asseguram o transporte de 7 milhões de passageiros e 51 milhões de toneladas de carga.
Link para um portal de informacao especializado.
Empresas de transporte ferroviário:

Listas Comerciais Nacionais

Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres