Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Belgium - Comprar e vender

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Atrair a Atenção dos Consumidores

Oportunidades de Marketing

Comportamento do consumidor: A Bélgica muito sensível ao preço e ao valor do dinheiro.

  Existe uma população rica na medida em que as sedes das empresas e organizações internacionais ainda mantém escritórios na capital e os expatriados possuem pacotes de financiamento atractivos.
  Além disso, dado que no há qualquer imposto sobre a riqueza, o país atraiu muitos estrangeiros ricos que vivem em Bruxelas e nos subúrbios.  
Perfil do consumidor: De um modo geral, o poder de compra inferior de ano para ano com a taxa de inflação anual nos cerca de 2%. A população belga perdeu imenso poder de compra nos últimos 20 anos (-20% em Bruxelas) e, com uma taxa de 20% de desemprego na capital, este no um mercado sofisticado.  
Principais agências publicitárias:

Rede de Distribuição

Evolução do sector: Há uma renhida concorrência no mercado belga. Tal devido ao facto de a Bélgica ser extremamente aberta ao comércio externo. Aliada a um sofisticado sistema de distribuição, esta abertura transforma a Bélgica num mercado de teste, onde muitas empresas estrangeiras lançam novos produtos.
  As principais zonas geográficas do país são Bruxelas, Antuérpia e Liège.  

 

Apesar de um abrandamento digno de nota na economia local no final do ano de 2009, as vendas a retalho continuaram a demonstrar um crescimento modesto mas ainda positivo, a uma taxa ligeiramente superior da inflação. Nas vendas a retalho, o número de pontos de venda continua a cair devido a uma canibalização natural das ainda dominantes pequenas lojas independentes situadas nas cidades pelos grandes armazéns mais rentável - da o aumento contínuo dos espaços comerciais. Grandes grupos de retalho ganham terreno através da expansão do número de pontos de venda, da variedade de produtos que trazem e também das suas ofertas a nível privado.

Tipos de pontos de venda: A distribuição dos produtos alimentares caracterizada por um elevado nível de concentração (algumas cadeias com muitos pontos de venda, sobretudo para a Delhaize e, de forma menos importante, para a Colruyt) e por um forte desenvolvimento da cooperação entre distribuidores.
  A distribuição de outros bens de consumo, pelo contrário, mais bem realizada através dos retalhistas especializados tradicionais, de tal modo que, nos últimos anos, apareceram no mercado cadeias de ramos, normalmente de auto-serviço, com produtos diversificados.
  também caracterizada pela crescente parte da distribuição "no alimentar" nos hipermercados e, em menor grau, dos grandes armazéns (Inno).
  O orgulho para os distribuidores belgas o grupo GB, que gere a união das empresas de distribuição, agrupadas em quatro sectores: super e hipermercados juntos com o CARREFOUR, faça você mesmo, fast food, distribuição especializada.  

Procedimentos de Acesso ao Mercado

Cooperação económica: A Bélgica um dos membros fundadores da União Europeia e foi um dos primeiros proponentes da integração económica regional.  
Barreiras não relacionadas com as pautas aduaneiras: A nível europeu, os produtos agrícolas são protegidos no âmbito da Política Agrícola Comum e os produtos têxteis da China, Bielorrússia, Coreia do Norte, Montenegro, Kosovo e Uzbequisto estão sujeitos a formalidades específicas e a licenças de importação ou procedimentos de controlo (documento de exportacao, documento de monitorizacao).  
Direitos aduaneiros médios (excluindo produtos agrícolas): As transacções efectuadas dentro do EEE são isentas de direitos aduaneiros.
  A Pauta Aduaneira Comum da União europeia apenas aplicada a mercadorias provenientes de fora da Europa. Geralmente, os direitos aduaneiros são relativamente baixos, especialmente em relação a produtos industriais (4,2% em média).  

Consulte as tarifas para origem na UE.

Classificação alfandegária : A Nomenclatura Combinada da Comunidade Europeia (CE) integra a nomenclatura SH e suplementário-a com os seus próprios subtítulos, um código de oito dígitos e as suas próprias Notas Legais, criadas para fins da Comunidade.  
Procedimentos de importação: Os procedimentos aduaneiros incluem, para além da importação com pagamento de impostos, os seguintes procedimentos de isenção de impostos: Desalfandegamento para consumo, trânsito ou admissão temporária, armazenamento alfandegário, processamento interno, processamento nos termos do controlo aduaneiro.
Para mais detalhes, consulte o website Invest Flanders.
Website das Alfândegas: Administrao Tributaria e Alfandegaria

Organização do Transporte de Bens

Organização do transporte de bens da origem para o destino e vice-versa: Os principais portos são os de Antuérpia, Gent, Ostend. O de Antuérpia de longe o mais importante porto belga e está classificado como o segundo da Europa.
  Para pôr em funcionamento uma recuperação competitiva, foi aprovado em 1996 um plano a dez anos de reorganização e investimentos, denominado Objectivo 2000. Envolve 370,3 mil milhões de francos belgas, dos quais 70% foram consignados para infra-estruturas e 30% para materiais ferroviários.  
Empresas de transporte marítimo:
Empresas de transporte ferroviário:

Listas Comerciais Nacionais

Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres