Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Malaysia - Comprar e vender

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Atrair a Atenção dos Consumidores

Oportunidades de Marketing

Comportamento do consumidor: Os consumidores têm mais em consideração o preço do que o prestígio ou a qualidade de uma marca.  
Perfil do Consumidor: Embora o PIB per capita seja apenas de 6146 dólares americanos, o poder de compra dos Malaios um dos mais altos na Ásia, e fazer compras um dos passatempos favoritos dos consumidores.  
Principais Agências Publicitárias:

Rede de Distribuição

Evolução do Sector: Os Chineses são comercialmente poderosos e dominam a rede de distribuição. O comércio o centro das pequenas empresas familiares e funciona com base numa estrutura complexa de fornecedores, empresários e sub empresários.
  As pessoas mais influentes na actividade económica são os administradores públicos, os empresários da Malásia (que no são muitos) e os empresários chineses (que detêm os grupos privados mais importantes do país).
  Para vender os seus produtos no país, dever recorrer a importadores/distribuidores (que pode muito bem ser uma empresa local), empresas de comércio externo (que oferecem uma melhor especialização e mais serviços técnicos do que as empresas locais) ou médias empresas de comércio local. Outras alternativas são os comissionistas, a criação de um escritório de representação ou fazer uma aliança local com uma empresa da Malsia, as duas ltimas so as opes mais recomendadas.  
Tipos de pontos de venda: Lojas: 85,7%; lojas de medicina chinesa: 6,4%; mercearias: 3,8%; drogarias: 2,7%; supermercados: 1,3%; hipermercados: 0,08%; cash and carry: 0,02%. Apesar dos hipermercados, supermercados e grandes armazéns dominarem nas áreas urbanas, os comerciantes locais e pequenos comerciantes representam 57% do mercado local em termos de receitas de vendas. Os hipermercados representam 10% do total das vendas a retalho. As mercearias e as estações de serviço representam cerca de 9% do total das vendas a retalho e estão localizadas nos principais centros urbanos.  
Organizações nos sectores:

Procedimentos de Acesso ao Mercado

Cooperação Económica: APEC, ASEAN, AFTA. O país assinou um acordo comercial com outros 21 países na Ronda em São Paulo do Sistema Global de Preferências Comerciais entre Países em Desenvolvimento (GSTP).  
Barreiras não relacionadas com as pautas aduaneiras: Os regulamentos de importação na Malásia são liberais em relação aos regulamentos de outros países da ASEAN. A maioria das mercadorias pode ser importada livremente sob a Licença Aberta Geral. Alguns sectores específicos, considerados estratégicos, estão protegidos por um sistema de certificados de importação restrita. Os itens abrangidos nesta categoria são as indústrias do ferro e do ao, o cimento, o sector automóvel e seus componentes, bem como polietileno e polipeiro.
  As restrições na concessão de licenças de importação também afectam outros sectores em termos de aprovação (produtos eléctricos) e artigos sanitários (alimentos ou produtos veterinários), sem ser uma medida proteccionista.
  As quotas no são frequentemente aplicadas s importações e aplicam-se a certos produtos cuja produção local favorecida (arroz, carne, frutas e legumes). Em casos extremos (o frango congelado, ovos, leite líquido ou açúcar) e caso se considere que a produção local auto-suficiente, a importação torna-se proibida. Existem outros produtos que são proibidos ou sujeitos a licenças especiais devido segurança, religião ou por motivos morais.  
Direitos Aduaneiros Médios (excluindo produtos agrícolas): 8.56%
Classificação Alfandegária : A classificação aduaneira de mercadorias baseada na Nomenclatura Internacional do Sistema Harmonizado. A maioria dos direitos aduaneiros são calculados em valores e são específicos apenas em alguns casos. As mercadorias importadas, excepto a maquinaria, peças e seus componentes, estão sujeitas a um imposto sobre as vendas que varia entre 5 e 10%. Nos últimos anos, os direitos aduaneiros caíram e agora oscilam entre os 15 e os 25%. No entanto, alguns sectores podem ser tributados até 30%. A pauta aduaneira elevada quando o produto importado também produzido localmente (de 30 a 50%).
  Em Janeiro de 1996, a Malásia, no seio do mercado ASEAN, subscreveu o acordo das Tarifas Comuns Efectivas e Preferenciais (CEPT), que aumentam significativamente a lista de produtos dos anteriores acordos comerciais preferenciais (PTA). A introdução da CEPT utilizada para acelerar a criação de uma zona de comércio livre entre países da ASEAN (Zona de Comércio Livre AFTA - ASEAN). Antes de 2003, todos os produtos integrados da CEPT iro sofrer uma taxa entre 0 a 5%. Todos os produtos agrícolas que no são tributáveis permanecem fora do acordo. Existe actualmente uma lista temporária que exclui alguns produtos e que estão em vigor at 1 de Janeiro de 2000.
  A Malásia beneficia do Sistema de Preferências Generalizadas, segundo o qual 14% das suas exportações são realizadas.  
Procedimentos de importação: A classificação aduaneira de mercadorias baseada na Nomenclatura Internacional do Sistema Harmonizado. A maioria dos direitos aduaneiros são calculados em valores e são específicos apenas em alguns casos. As mercadorias importadas, excepto a maquinaria, peças e seus componentes, estão sujeitas a um imposto sobre as vendas que varia entre 5 e 10%. Nos últimos anos, os direitos aduaneiros caíram e agora oscilam entre os 15 e os 25%. No entanto, alguns sectores podem ser tributados até 30%. A pauta aduaneira elevada quando o produto importado também produzido localmente (de 30 a 50%).
  Em Janeiro de 1996, a Malásia, no seio do mercado ASEAN, subscreveu o acordo das Tarifas Comuns Efectivas e Preferenciais (CEPT), que aumentam significativamente a lista de produtos dos anteriores acordos comerciais preferenciais (PTA). A introdução da CEPT utilizada para acelerar a criação de uma zona de comércio livre entre países da ASEAN (Zona de Comércio Livre AFTA - ASEAN). Antes de 2003, todos os produtos integrados da CEPT iro sofrer uma taxa entre 0 a 5%. Todos os produtos agrícolas que no são tributáveis permanecem fora do acordo. Existe actualmente uma lista temporária que exclui alguns produtos e que estão em vigor até 1 de Janeiro de 2000.
  A Malásia beneficia do Sistema de Preferências Generalizadas, segundo o qual 14% das suas exportações são realizadas.  

Organização do Transporte de Bens

Listas comerciais nacionais

Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres