Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Pakistan - Comprar e vender

Contents extracted from the comprehensive atlas of international trade by Export Entreprises

Atrair a Atenção dos Consumidores

Oportunidades de Marketing

Comportamento do consumidor:

O consumidor do Paquistão muito sensível ao preço e os níveis de consumo dos agregados familiares geralmente desce com a subida dos preços. Embora alguns consumidores paquistaneses estejam cientes das diferenças de qualidade e insistam em produtos de classe mundial, a maioria dos clientes prefere sacrificar a qualidade em prol da reducao de preços.

A qualidade do serviço pôs-venda desempenha um papel importante na decisão de uma compra. Para reter a fidelidade do cliente, as empresas estão cada vez mais a realçar os serviços pós-venda.

No caso de bens duradouros e artigos no de consumo, muitos consumidores preferem optar por um pacote completo, que inclua a instalação, formação operacional e garantia no local.

Perfil do consumidor:

Os consumidores paquistaneses estão a dar cada vez mais importância marca. Esta tendência está a gerar a procura de alguns produtos que antes eram invulgares, particularmente nos sectores como vestuário e artigos domésticos duradouros.

Além disso, as melhorias na economia do país resultaram num aumento do poder de compra e numa expansão da classe média.

No entanto, relevante notar que apenas uma pequena parcela da população (menos de 5%) pertence elite da sociedade; composta essencialmente por senhorios, políticos e autoridades governamentais. Estes são os principais consumidores no país de produtos de luxo importados.

Principais agências publicitárias:

Rede de Distribuição

Evolução do sector: O sector retalhista no Paquistão está numa fase embrionária. O sector está ainda altamente subdesenvolvido e fragmentado. A situação reflectida pelo facto de que existe um grande número de pequenos estabelecimentos de venda a retalho no país (cerca de 2,5 milhões) e de que grande parte destes estabelecimentos vende mercadoria de uso diário.  

 

Há também centenas de lojas de serviços públicos estatais em todo o país que vendem alimentos e artigos domésticos. Estas lojas são geralmente usadas pelos sectores pobres da população e ajudam o governo a combater a inflação.

 

Contudo, o conceito de venda a retalho organizada começa agora a ganhar terreno no país, havendo alguns retalhistas de grande porte estrangeiros a mostrar interesse neste mercado.

Para obter mais informações sobre eventos actuais no comércio retalhista do Paquistão, visite o website Einnews.com.

Tipos de pontos de venda:  

Ainda no há uma cadeia de lojas no Paquistão, embora a situação possa mudar brevemente. Foi introduzido recentemente o conceito de cadeia de lojas de vestuário, pelo que muitas cadeias deste tipo começaram a vender vestiário produzido localmente, especialmente nas grandes cidades como Karachi e Lahore.

O segmento de distribuição grossista está bastante desenvolvido no Paquistão. Este consiste em cerca de 1000 a 1500 grossistas. Karachi o principal centro para a distribuição grossista de produtos.

Além disso, há uma dúzia de centros comerciais no país, principalmente localizados em Karachi e em Lahore.

Procedimentos de Acesso ao Mercado

Cooperação económica: O Paquistão no pertence a qualquer união aduaneira.  

membro da Associao para a Cooperao Regional da sia do Sul (SAARC).

O Paquistão assinou Tratados Bilaterais de Investimento (TBI) com cerca de 40 países. Assinou também "Acordos em matéria de dupla tributação" com cerca de 50 países.

  O país assinou um acordo comercial com outros 21 países na Ronda de So Paulo do Sistema Global de Preferências Comerciais entre Países em Desenvolvimento (GSTP).

Para mais detalhes, visite:

Governo paquistanes

Estado do Paquistao

Direccao dos Servicos da Receita Federal

Barreiras não relacionadas com as pautas aduaneiras: De acordo com a Política Comercial de 2006 do Paquistão, proibida a importação de 30 itens. Esta proibido baseia-se em questões religiosas, ambientais, de segurança e de saúde.  

Para além disso o governo reserva-se o poder de conceder isenes, concessões e proteces aduaneiras específicas para cada sector, sob ordens reguladoras estatuárias (Statutory Regulatory Orders, SROs); embora a utilização dessas SRO tenha diminuído nos últimos anos.

Para informações mais detalhadas, visite:

Direccao-Geral de Receitas

Lista de importacoes proibidas

Direitos aduaneiros médios (excluindo produtos agrícolas): Os direitos aduaneiros no Paquistão são calculados numa base ad valorem. O direito aduaneiro máximo de 25%. Para além dos direitos aduaneiros, o governo cobra 15% de imposto de consumo sobre o valor dos direitos pagos de uma grande variedade de produtos importados para o país. Os direitos aduaneiros e outros encargos devem ser pagos em rupias. Para mais detalhes, visite: Servicos Alfandegarios do Paquistao

A OMC fornece uma folha que resume as tarifas aduaneiras do pais.

Classificação alfandegária : A alfândega do Paquistão baseia-se no Sistema Harmonizado Internacional.  
Procedimentos de importação:
  São necessários os seguintes documentos para importação:  
  1. Conhecimento de embarque;
  2. Facturas;
  3. Guia de remessa;
  4. Certificado de origem;
  5. Cópias (normalmente 3) de cartas de crédito; e
  6. Certificados de seguro.
  Para informações mais detalhadas sobre procedimentos de importação, visite:  
Website das Alfândegas: Servios Alfandegarios do Paquistao

Organização do Transporte de Bens

Organização do transporte de bens da origem para o destino e vice-versa: Ferroviário: o caminho-de-ferro paquistanês um importante modo de transporte para os mais remotos destinos do país satisfazendo, em larga escala, as necessidades de mobilidade, tanto de mercadorias como de pessoas. A rede ferroviária no Paquistão estende-se por mais de 12.634 km.  

Rodoviário: a rede de transporte rodoviário no Paquistão relativamente antiga (construída antes de 1947, durante o Raj Britânico), embora hoje em dia estejam a ser construídas  novas auto-estradas. No entanto, relativamente fácil o transporte rodoviário de bens entre diferentes pontos do país.

Marítimo: o porto de Karachi o mais importante e o mais movimentado do país. administrado pelo Karachi Port Trust (KPT). Entre outros portos podemos referir os de Qasima e Gwadar. Os portos paquistaneses têm uma localização estratégica na ligação entre os países asiáticos centrais e os países do Golfo.

Aéreo: apenas as empresas de transporte aéreo estrangeiras com contrato assinado com as autoridades paquistanesas estão autorizadas a trabalhar com ou no Paquistão. Os aeroportos paquistaneses pertencem ao sector público. Os aeroportos de Karachi, Lahore e Islamabad têm uma actividade internacional considerável.

Empresas de transporte marítimo:
Empresas de transporte aéreo:
Empresas de transporte ferroviário:

Listas Comerciais Nacionais

Copyright © 2016 Export Entreprises SA, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres