Página Inicial  > Outras Instituições Familiares
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Outras Instituições Familiares

Provided by IFC Corporate Governance


As empresas familiares podem achar necessário desenvolver outros tipos de instituições que cobrem as suas áreas de especial interesse. Algumas desta instituições são:[1]

Comissão de Educação: Esta comissão é responsável pela educação do capital humano da família e pelo reforço da sua capacidade de colaborar efectivamente nas tarefas de gestão... A Comissão de Educação pré-avalia as necessidades de desenvolvimento dos membros da família e organiza eventos e actividades educativas. Por exemplo, esta comissão pode organizar um seminário sobre a contabilidade para os membros da família, a fim de ajudá-los a ler e entender as demonstrações financeiras da sua empresa.

Comissão de Resgate de Acções: Esta comissão é supervisionada pelo conselho familiar, e gere um fundo para os accionistas que desejam tirar proveito das suas acções a um preço justo, a fim de exercer outras actividades com esse dinheiro. O fundo é geralmente constituído através da contribuição de uma percentagem dos lucros da empresa a cada ano.

- Comissão de Planeamento de Carreiras: Serve para estabelecer e monitorizar as políticas de admissão para os membros da família que desejam trabalhar numa empresa familiar. Esta comissão também acompanha a carreira dos membros da família, fornece orientação e mantém os accionistas e o conselho de família informados sobre o seu desenvolvimento. A comissão de planeamento de carreiras pode ser muito útil para o aconselhamento dos membros da família que não optem por trabalhar na empresa familiar na sua carreira externa.

- Reunião Familiar e Comissão de Recreação: O objectivo desta comissão é planear eventos de diversão e outros eventos para reunir os membros da família em actividades de recreação. A comissão também organiza uma reunião anual da família para promover as relações entre os membros da família, oferecendo oportunidades para conhecimento mútuo e convivência.


[1] Ivan Lansberg, Succeeding Generations: Realizing the Dream of Families in Business (Harvard Business School Press, 1999); Fred Neubauer e Alden G.Lank, The Family Business: its Governance for Sustainability (Routledge, Nova Iorque, 1998).

[2] Adaptado e resumido a partir da Versão 2002 do Protocolo Familiar do Grupo Carvajal.

Copyright © 2016 IFC Corporate Governance.  All Rights Reserved. 

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres