Página Inicial  > Assembleia Familiar
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Assembleia Familiar

Provided by IFC Corporate Governance


Definição: Também denominado “Fórum Familiar, a assembleia familiar é um fórum formal de discussão para todos os membros da família sobre negócios e assuntos familiares. Durante a fase de fundação do negócio, a assembleia familiar é substituída por uma “Reunião Familiar” mais frequente e informal. Estas reuniões familiares permitem aos fundadores transmitirem os valores familiares, gerar novas ideias de negócios, e preparar a próxima geração de líderes para o negócio familiar. À medida que a família e o negócio se tornam mais complexos (a nível de irmãos e primos), torna-se cada vez mais importante estabelecer uma assembleia familiar formal.

Objectivo: Reunir os membros da família no sentido de reflectirem sobre as áreas de interesse comum (assuntos e negócios familiares). A assembleia familiar permite a todos membros da família estarem informados sobre os negócios e dá-lhes a oportunidade de emitirem as suas opiniões no desenvolvimento do negócio e outros assuntos familiares. Estas assembleias ajudam a evitar potenciais conflitos que possam surgir entre os membros da família por causa da falta de oportunidades iguais de informação e outros recursos. As assembleias familiares geralmente são realizadas uma ou duas vezes por ano no sentido de discutir e gerir os assuntos de interesses familiares. Alguns dos assuntos discutidos nas assembleias familiares incluem:

-          Aprovação de qualquer mudança na visão e valores familiares.

-          Formação dos membros da família sobre os seus direitos e responsabilidades.

-          Aprovação do emprego familiar e políticas de compensação.

-          Eleição dos membros do conselho familiar (caso o conselho exista).

-          Eleição de outros membros da comissão familiar.

-          Outros assuntos familiares importantes.

Sociedade: Como regra geral, as assembleias familiares estão abertas a todos os membros da família. No entanto, algumas famílias preferem estabelecer certas restrições de sociedade tais como limites de idade mínima, participação dos cônjugues, e direitos de voto durante a assembleia. A agenda e presidência da assembleia familiar geralmente está a cargo do patriarca da família ou a alguma outra figura familiar respeitada. Nas famílias grandes, esta tarefa geralmente é atribuída ao conselho familiar.

Copyright © 2016 IFC Corporate Governance.  All Rights Reserved. 

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres