Página Inicial  > Introdução à Gestão Familiar
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Introdução à Gestão Familiar

Provided by IFC Corporate Governance


O aspecto familiar é o que diferencia as empresas familiares das suas contrapartes. Como consequência, a família tem um papel importante na gestão da sua empresa. Quando a família ainda está na fase inicial de fundação da empresa, muito poucos assuntos de gestão familiar são transparentes na medida em que a maioria das decisões é tomada pelo(s) fundador(es) e a voz da família ainda está unificada. Ao longo do tempo, à medida que a família passa para as próximas fases do seu ciclo de vida, gerações mais novas e mais membros entram para a empresa familiar. Isso implica ideias e opiniões diferentes de como empresa deve ser conduzida e o seu rumo estratégico. Torna-se obrigatório então estabelecer uma estrutura de governação familiar clara que trará disciplina entre os membros da família, prevenir potenciais conflitos, e assegurar a continuidade do negócio. Uma estrutura de gestão familiar que funcione bem terá os seguintes objectivos:

  • Comunicar a longo prazo os valores familiares, missão, e visão a todos membros da família.
  • Manter os membros da família (principalmente aqueles que não estão envolvidos na empresa) informados sobre a realizaºão dos principais negócios, desafios, e rumos estratégicos.
  • Comunicar as regras e decisões que possam afectar o emprego dos membros da família, os dividendos, e outros benefícios que geralmente são obtidos através da empresa.
  • Estabelecer canais de comunicação formais que permitam aos membros das famílias partilharem as suas ideias, aspirações e assuntos.
  • Permitir à família reunir-se e tomar as decisões necessárias.

Desenvolver uma estrutura de gestão irá ajudar a criar confiança entre os membros da família (principalmente aos que estão dentro e fora da empresa), e une a família aumentando assim as possibilidades de viabilidade do negócio. Os principais elementos de uma estrutura de gestão familiar são:

  • Uma constituição familiar que claramente estabelece a visão familiar, missão, valores, e políticas que regulam a relação dos membros da família com a empresa.
  • Instituições Familiares, que podem ter formas e propósitos diferentes, por exemplo a assembleia familiar, o conselho familiar, e outras comissões familiares.

Copyright © 2016 IFC Corporate Governance.  All Rights Reserved. 

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (1) Total  
  • Actualmente 5.0/5 Estrelas.
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres
What Others Are Saying
Classificar por
View
  • Actualmente 5.0/5 Estrelas.
Valdemiro Cumbane  |  April 27, 2013
Neste item, consegui satisfação de tudo que pretendia...Bem haja.